Últimas
Terça-Feira, 26 de Maio de 2009, 16h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
Há 3 décadas, Capital inaugurava o estádio Verdão
Clique na imagem para ampliá-la
Costruído graças ao esforço e audácia da ex-primeira-dama Lourdes, esposa do ex-governador José Manoel Fontanillas Fregelli, o estádio que recebe o nome do ex-chefe do Executivo estadual e batizado também de Verdão teve suas obras iniciadas em 1973, seis anos antes do Estado vir a ser dividido territorialmente para surgimento do vizinho Mato Grosso do Sul. Foi projetado para acomodar 50 mil pessoas. O projeto foi concluído três anos depois, já no governo José Garcia Neto. A construção do estádio marcou a trajetória de Fragelli. Formado em Direito, ele foi deputado estadual por duas vezes e também federal, senador e ainda comandou o Estado. O estádio "Governador José Fragelli" foi projetado pelo arquiteto Silvano Wendel. Custou CR$ 1.200.000,00 (moeda da época). O Verdão foi palco de vários espetáculos do futebol. Sediou, por exemplo, jogos da Seleção Brasileira, como em 1981, quando o Brasil jogou contra a Suíça; em 89, contra o Equador, e em 2002, quando enfrentou Finlândia e Inslândia. Agora, sob expectativa de ser escolhida como subsede da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá pode ganhar um novo estádio de futebol. (Lisânia Ghisi)
Foto: Eurípedes Andreatto, o Nenê/Misc
Postar um novo comentário
Comentários (8)
-
Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
De fato, a primeira dama teve papel destacado na construção do estádio, tanto que os deputados propuseram batizar o estádio de D. Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli.
Espertamente o governador recusou dizendo que era muito cedo para ter o estádio batizado. Então, os deputados praticamente intimaram o nome Governador Fragelli, e, o nome acabou sendo acatado.
Outra coisa, Burle Marx andou pelo estágio também porque os jardins seriam dele, mas aí não sei o que houve.
Também não sei o que virou os custos da construção porque o governo deu como garantia do financiamento vastas áreas no Nortão. -
ANTÔNIO SANDES DE ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
FALTOU INFORMAR QUE O VERDÃO TEVE BIFE, O GRANDE BIFE, COMO SEU MAIOR ARTILHEIRO, COM 92 GOOLS...BIFE MORREU POBRE NO ANO PASSADO. NO SEU ENTERRO ESTAVAM LÁ OPORTUNISTA DE TODA SORTE, PRINCIPALMENTE POLÍTICOS...CERTAMENTE A COPA VIRÁ PARA CUIABÁ, O ESTÁDIO VERDÃO DEVERÁ SER DEMOLIDO, MAS NO LOCAL ONDE IRÁ ERGUER O FUTURÍSTICO ESTÁDIO P/ COPA 2014, DEVERIA RESERVAR UM LUGARZINHO LÁ C A ESTÁTUA DE BIFE, UM ARTISTA COM A BOLA NOS PÉS, A FÚRIA ALVI VERDE E TANTOS OUTROS BORDÕES QUE OS LOCUTORES DA ÉPOCA FAZIAM QUESTÃO DE CUNHÁ- LOS, PARA DEFINIR O GRANDE ATACANTE...EM TEMPO....QUEM ESQUECE O PASSADO, CONNDENA O FURURO!!!!!!
-
Adão de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Á devida correção da nossa história.
Com todo o respeito, as informações prestadas a essa sessão de noticia. Mas devo corrigir o que está sendo contado. O Verdão e a sua construção, obedeceu cristeriosamente , ao que estabeleceu o regime militar da época (e não a esposa do ex-governador). Qual seja, MT já eestava em clima de divisão do Estado, com anunência do goverandor da época .
Prova é disso que o Estádio nem está pronto, omo se vê na foto, na sua parte externa, foi o calendário militar quem apressou a inauguração do Verdão -
Juliana Andreato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gente, por favor o Andreato ai não é com 2 tt, é só com 1, segunda vez que escrevem errado o nome do meu pai...
-
luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
qual foi o jogo de inauguração, que horário, quem fez o 1º gol no Verdão, gostaria de ver o depoimento de quem estava lá.
-
Totonho Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
INSLÂNDIA??? Será que não teve nenhum jogo contra a Intália? Ou a Ínsdia? A Insdonésia talvez? Quem sabe Insrael?
-
Benedito Teixeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ao contrário da matéria, o estádio foi inaugurado em 1975
-
Carlos de Medeiros Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Época maravilhosa em que tínhamos quatro times : Mixto, Operário, Palmeirinhas e Dom Bosco dava prazer em ir ao estádio ve-los jogando, os jogadores tinha, garra, vergonha e amor na camisa, hoje começando do sr.Orione que só pensa no seu bolso, como a maioria de nossos políticos. Tá aí estas porcarias de time que não servem pra nada. Quanta saudade, das torcedoras símbolo, Nhá Barbina (Mixtense) e d.Mariana (Operariana).
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga