Últimas
Sexta-Feira, 09 de Maio de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Jaime apresenta projeto que muda horário de MT
A alteração do fuso horário em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está muito perto de se concretizar. Os senadores Jaime Campos (DEM) e Delcídio Amaral (PT/MS) reapresentaram, nesta semana, o projeto de lei que altera os horários dos dois Estados para o oficial do Brasília, o que significa uma hora a mais. A proposta já tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos (DEM).
Jaime conta, em entrevista ao RDNews, que o projeto já corre em regime de urgência. Com isso deve ser votado em menos de seis meses. Ele alega que com a alteração no horário facilitará as transações comerciais, operação bancária e vai gerar mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. “Vai beneficiar toda a população”.
A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente. “Até mesmo o horário da televisão e os jogos de futebol pautam o comportamento das pessoas. Com esse projeto, nossa sociedade vai adotar um hábito brasileiro, com horários comuns nas demais regiões do país. Isto é saudável e também é uma forma de gerar mais identidade dos mato-grossenses com seus compatriotas”, enfatiza o senador mato-grossense.
Jaime e Delcídio esperam que o projeto seja aprovado ainda neste ano. “Esta questão deixou de ser meramente geográfica e ganhou dimensão política, porque ao compatibilizar o horário regional à hora oficial do país, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente são reinseridos na dinâmica nacional”, argumentou Jaime. (Alline Marques)
Postar um novo comentário
Comentários (28)
-
Katia Negreiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nasci neste Estado há mais de 4 décadas e nunca soube que o horário daqui acompanhou o da região sudeste ou o de Brasília. Acredito que a população deve ser consultada, não se deve olhar somente o que dita os empresários e políticos. Eu odeio o horário de verão, sou obrigada a acompanhar em virtude de uma imposição. Que Democracia é esta?
-
NICOLE BARROS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Párabens Senador agora sim o SRº acertou adorei este novo horário vai ser mais benéfico para o nosso MT, com certeza não teha dúvidas vai fundo que vai dar certo.
VALEU JAIME ...............SÓ VC PARA FAZER ISSO POR SMATOS GROSSO ESTA DE PARABÉNS. -
MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
- NOTA SE QUE O NOBRE SENADOR NÃO ACORDA CEDO, POIS SE ELE ACORDASSE CEDO IRIA VER O CLARÃO DA LUA, POIS É O QUE ACONTECE COM MUITOS TRABALHADORES QUE ESSE SENHOR DESCONHECE, NESTA DEMOCRACIA SÓ UM DECIDE PELOS MUITOS HABITANTES DE UM ESTADO, NÃO HOUVE UM PLEBISCITO SEQUER, NEM CONSULTA, FAZ E PRONTO É DA CABEÇA DELE, O NOSSO SISTEMA ENERGETICO DARÁ CONTA ??? E SE HOUVER HORÁRIO DE VERÃO, COMO É QUE FICA ??? SEREMOS O ESTADO DOS CORUJAS??? - HOJE NÃO SE PODE MEXER COM O MEIO HAMBIENTE, MAS COM O SISTEMA BILOGICO DAS PESSOAS NÃO ESTÃO NEM AI, SE É POR CAUSA DO BANCO OU DO FORNECEDOR QUE ESTA EM OUTRO FUSO HORARIO, É DE ORGANIZAÇÃO DE CADA UM O TEMPO PARA FAZER AS COISAS, POIS UMA PESSOA DESORGANIZADA NUNCA TEM TEMPO ..............ME AGUARDEM NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.
-
Benedito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esses senadores estão legislando em causa própria, nunca ouvi falar do povo de Mato Grosso reclamar do fuso horário. E outra coisa, as questões da natureza não podem ser reguladas por decretos políticos. V. Excas vão mexer com a saúde de todo um povo, deixem de ser inconsequentes e apresentem projetos que possam distribuir de forma menos mercenária a garnde riqueza deste país.
-
ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
- REALMENTE ESSES COME E DORME NUNCA TEM TEMPO PARA NADA, POIS O BURRO DELES JÁ ESTÁ AMARRADO NA SOMBRA, O POVO QUE SE DANE, ELES ACORDAM TARDE PARA VER AS NOVELAS DA GLOBO OU O FUTEBOL, POIS AS APOSENTADORIAS JÁ ESTÃO NO BOLSO.. SE TIVESSEM HORARIOS DE TRABALHO E TRABALHASSEM NÃO PENSARIAM ASSIM, DEIXEM O HORARIO COMO ESTA, JÁ ´´E DA CULTURA DO ESTADO..... VÃO ARRUMAR AS NOSSAS LEIS PENAIS QUE É O QUE O POVO AGUARDA COM ANSIEDADE.......
-
Gonçalo Rondon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Mudar o horário de MT é uma atitude irresponsável! O estado está localizado entre a Linha do Equador e o trópico de Capricórnio, em uma latitude que a luz varia de acordo com a época do ano. Será que vai ser legal ter sol às 19:00 e estar escuro 6:00 da manhã? Para o trabalhador isso chega a ser prejudicial. Mas infelizmente somos governados por grandes burgueses, interessados em suas causas e não no bem estar da população. Se a mudança ocorrer será para todos, então todos devem ser consultados.
-
Cristiano Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acho esse projeto muito mediocre, pois existm coisas com mais relevancia pra ser apresentado..... O povo tem que parar de eleger esses analfabetos que nunca trabalharam na vida!!!!!
-
Luiz Afonso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SE O SENADOR TIVESSE SENTADO NO BANCO DE UMA ESCOLA SABERIA QUE O FUSO HORÁRIO É DEFINIDO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL.
APROVAR UMA LEI QUE MUDA O HORÁRIO DE MATO GROSSO SENADOR NÃO VAI ALTERAR A ORBITA DA TERRA.
DESSE JEITO, DAQUI A POUCO, VOSSA EXCELÊNCIA VAI APRESENTAR UM PROJETO PARA REVOGAR A LEI DA GRAVIDADE. -
antonio jorge oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
essa dessastrosa idea so podia vir desse atrasado do JAIME CAMPOS , quando vejo ele so lembro do atraso de mato grosso;
isso quer dizer que quando vir a epoca do horaro de verao vou ter que acordar 4 horas da manhã e fim mesmo. -
Lara Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Acredito que toda questão que envolva a vida dos cidadãos e sua sistemática dentro da sociedade precisa ser decidida PELA MAIORIA.
Mudar, ou equiparar o horário ao restante do país, com a alegação de que precisamos ser ...reinseridos na dinâmica nacional é expor nossa gente, é dizer que somos provincianos, alienados, que estamos fora do contexto.
Que se mude, porém, com aval dos cidadãos e sem diminuir nossa cultura que é tão especial. Esperamos de um representante a defesa e valorização de seu povo e não atestá-lo, perante a nação, como descontextualizado!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga