Previsão do tempo ??°C Cidade

Últimas Sexta-feira, 09 de Maio de 2008, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 09 de Maio de 2008, 08h:00 - A | A

SENADO

Jaime apresenta projeto que muda horário de MT

Senador Jaime Campos (DEM) A alteração do fuso horário em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está muito perto de se concretizar. Os senadores Jaime Campos (DEM) e Delcídio Amaral (PT/MS) reapresentaram, nesta semana, o projeto de lei que altera os horários dos dois Estados para o oficial do Brasília, o que significa uma hora a mais. A proposta já tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos (DEM).

  Jaime conta, em entrevista ao RDNews, que o projeto já corre em regime de urgência. Com isso deve ser votado em menos de seis meses. Ele alega que com a alteração no horário facilitará as transações comerciais, operação bancária e vai gerar mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. “Vai beneficiar toda a população”.

  A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente. “Até mesmo o horário da televisão e os jogos de futebol pautam o comportamento das pessoas. Com esse projeto, nossa sociedade vai adotar um hábito brasileiro, com horários comuns nas demais regiões do país. Isto é saudável e também é uma forma de gerar mais identidade dos mato-grossenses com seus compatriotas”, enfatiza o senador mato-grossense.

  Jaime e Delcídio esperam que o projeto seja aprovado ainda neste ano. “Esta questão deixou de ser meramente geográfica e ganhou dimensão política, porque ao compatibilizar o horário regional à hora oficial do país, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente são reinseridos na dinâmica nacional”, argumentou Jaime. (Alline Marques)

Comente esta notícia

Katia Negreiros 31/12/1969

Nasci neste Estado há mais de 4 décadas e nunca soube que o horário daqui acompanhou o da região sudeste ou o de Brasília. Acredito que a população deve ser consultada, não se deve olhar somente o que dita os empresários e políticos. Eu odeio o horário de verão, sou obrigada a acompanhar em virtude de uma imposição. Que Democracia é esta?

positivo
0
negativo
0

NICOLE BARROS 31/12/1969

Párabens Senador agora sim o SRº acertou adorei este novo horário vai ser mais benéfico para o nosso MT, com certeza não teha dúvidas vai fundo que vai dar certo.

VALEU JAIME ...............SÓ VC PARA FAZER ISSO POR SMATOS GROSSO ESTA DE PARABÉNS.

positivo
0
negativo
0

MARCOS 31/12/1969

- NOTA SE QUE O NOBRE SENADOR NÃO ACORDA CEDO, POIS SE ELE ACORDASSE CEDO IRIA VER O CLARÃO DA LUA, POIS É O QUE ACONTECE COM MUITOS TRABALHADORES QUE ESSE SENHOR DESCONHECE, NESTA DEMOCRACIA SÓ UM DECIDE PELOS MUITOS HABITANTES DE UM ESTADO, NÃO HOUVE UM PLEBISCITO SEQUER, NEM CONSULTA, FAZ E PRONTO É DA CABEÇA DELE, O NOSSO SISTEMA ENERGETICO DARÁ CONTA ??? E SE HOUVER HORÁRIO DE VERÃO, COMO É QUE FICA ??? SEREMOS O ESTADO DOS CORUJAS??? - HOJE NÃO SE PODE MEXER COM O MEIO HAMBIENTE, MAS COM O SISTEMA BILOGICO DAS PESSOAS NÃO ESTÃO NEM AI, SE É POR CAUSA DO BANCO OU DO FORNECEDOR QUE ESTA EM OUTRO FUSO HORARIO, É DE ORGANIZAÇÃO DE CADA UM O TEMPO PARA FAZER AS COISAS, POIS UMA PESSOA DESORGANIZADA NUNCA TEM TEMPO ..............ME AGUARDEM NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.

positivo
0
negativo
0

Benedito 31/12/1969

Esses senadores estão legislando em causa própria, nunca ouvi falar do povo de Mato Grosso reclamar do fuso horário. E outra coisa, as questões da natureza não podem ser reguladas por decretos políticos. V. Excas vão mexer com a saúde de todo um povo, deixem de ser inconsequentes e apresentem projetos que possam distribuir de forma menos mercenária a garnde riqueza deste país.

positivo
0
negativo
0

ANTONIO 31/12/1969

- REALMENTE ESSES COME E DORME NUNCA TEM TEMPO PARA NADA, POIS O BURRO DELES JÁ ESTÁ AMARRADO NA SOMBRA, O POVO QUE SE DANE, ELES ACORDAM TARDE PARA VER AS NOVELAS DA GLOBO OU O FUTEBOL, POIS AS APOSENTADORIAS JÁ ESTÃO NO BOLSO.. SE TIVESSEM HORARIOS DE TRABALHO E TRABALHASSEM NÃO PENSARIAM ASSIM, DEIXEM O HORARIO COMO ESTA, JÁ ´´E DA CULTURA DO ESTADO..... VÃO ARRUMAR AS NOSSAS LEIS PENAIS QUE É O QUE O POVO AGUARDA COM ANSIEDADE.......

positivo
0
negativo
0

Gonçalo Rondon 31/12/1969

Mudar o horário de MT é uma atitude irresponsável! O estado está localizado entre a Linha do Equador e o trópico de Capricórnio, em uma latitude que a luz varia de acordo com a época do ano. Será que vai ser legal ter sol às 19:00 e estar escuro 6:00 da manhã? Para o trabalhador isso chega a ser prejudicial. Mas infelizmente somos governados por grandes burgueses, interessados em suas causas e não no bem estar da população. Se a mudança ocorrer será para todos, então todos devem ser consultados.

positivo
0
negativo
0

Cristiano Souza 31/12/1969

Acho esse projeto muito mediocre, pois existm coisas com mais relevancia pra ser apresentado..... O povo tem que parar de eleger esses analfabetos que nunca trabalharam na vida!!!!!

positivo
0
negativo
0

Luiz Afonso 31/12/1969

SE O SENADOR TIVESSE SENTADO NO BANCO DE UMA ESCOLA SABERIA QUE O FUSO HORÁRIO É DEFINIDO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL.
APROVAR UMA LEI QUE MUDA O HORÁRIO DE MATO GROSSO SENADOR NÃO VAI ALTERAR A ORBITA DA TERRA.
DESSE JEITO, DAQUI A POUCO, VOSSA EXCELÊNCIA VAI APRESENTAR UM PROJETO PARA REVOGAR A LEI DA GRAVIDADE.

positivo
0
negativo
0

antonio jorge oliveira 31/12/1969

essa dessastrosa idea so podia vir desse atrasado do JAIME CAMPOS , quando vejo ele so lembro do atraso de mato grosso;
isso quer dizer que quando vir a epoca do horaro de verao vou ter que acordar 4 horas da manhã e fim mesmo.

positivo
0
negativo
0

Lara Medeiros 31/12/1969

Acredito que toda questão que envolva a vida dos cidadãos e sua sistemática dentro da sociedade precisa ser decidida PELA MAIORIA.
Mudar, ou equiparar o horário ao restante do país, com a alegação de que precisamos ser ...reinseridos na dinâmica nacional é expor nossa gente, é dizer que somos provincianos, alienados, que estamos fora do contexto.
Que se mude, porém, com aval dos cidadãos e sem diminuir nossa cultura que é tão especial. Esperamos de um representante a defesa e valorização de seu povo e não atestá-lo, perante a nação, como descontextualizado!!!

positivo
0
negativo
0

JOÃO GALDINO DE MEDEIROS 31/12/1969

Argumenta o Senador local, um dos proponentes da matéria, que a medida Vai beneficiar toda a população. Considerando que essa medida seria o equivalente à manutenção permanente do horário de verão que, ao que me consta, desagrada a maioria da população, quando e como foi feita consulta à mesma, nesse sentido? Fuso Horário não é invencionice de algum despreparado mas, ao contrário, produto de estudos de astrônomos desde a antigüidade - entenda-se A.C. - e não por acaso, pois já, àquela época, a terra era esférica, tinha os movimentos de rotação e translação, levando a que se tivesse diferentes gráus(?) de luminosidade em diferentes pontos da terra, em diferentes dias do ano e já se praticava a navegação - só marítima, naturalamente - e se dependia de referências para pontos determinados, já há quase dois séculos chamados de fusos horários, visto que cada um representa um determinado lugar do globo terreste e, cada um desses fusos tem o seu horário próprio. Mudando o horário, em relação ao Meridiano Zero, o de Greenwich, para a navegação - todas - seria o mesmo que mudar o lugar antes conhecido sua localização no mapa. Se essa mudança busca comodidade/interesse comercial - televisões, por acaso!? - como comercializar com outros países, a partir da própria América do Sul? Que tal mudarmos os paralelos, assim estaríamos igualando as temperaturas, para comodidade da população. Srs. congressistas, têm certeza que não há nada mais importante e urgente a ser votado em regime de urgência?

positivo
0
negativo
0

alves 31/12/1969

Com certeza trata-se de um grande Projeto para Beneficio da Classe dominante! Quem é o maior prejudicado atualmente em Mato Grosso, com o fuso horário?
RESPOSTA: REDE GLOBO! Tendo em vista que deixou de transmitir o Futebol e outras programações da grade, desta forma tem perdido audiência!
Com a aprovação do projeto, simplesmente resolve a situação dos principais interessados!
Ah! e a vontade do povo?
Bem, é apenas um detalhe, sem importância!

positivo
0
negativo
1

reginaldo 31/12/1969

Ora...aqui vemos como os nossos representantes fazem pelo povo de MT...agora pq será q este sen... inventou isso alias com carater de urgencia...o meu caro representado do povo vamo arrumar um projeto q realmente beneficie a população...alis esta como sempre em ultimo e ainda o povo elege um homen deste e ainda vai ser governador o povo esquece rapido as eleições estão bem aí o nosso repudio é na hora do voto lembrem povo matogrossense como o srs tem representatividade no congresso....aqui vai o meu repúdio por uma lei tão mediocre como esssa.....

positivo
0
negativo
0

Laura Caroline 31/12/1969

ESSE JAYME CAMPOS NÃO TEM O QUE FAZER MESMO EM VEZ DE PREOCUPAR-SE DE COISAS MAS PRODUTIVAS PARA O ESTADO NÃO QUE PIORAR A SITUAÇÃO LARGA MÃO DESSE HORÁRIO NAO TRARÁ BENEFICIO ALGUM.SE TODO ESSES ANOS VIVEU BEM SEM ATINGIR O ESTADO PORQUE AGORA VEM COM ESSA LADAINHA???

positivo
0
negativo
1

MARCOS 31/12/1969

- OLHA AI VARZEA GRANDE, VOCES LERAM QUEM INICIOU ESSE FANTASTICO ABSURDO ????? POIS É, O HOMEM QUER SER PREFEITO AÍ, CUIDADO QUE ESSE POVO NÃO QUER SABER SE VOCE TRABALHA.
PARA ELES POUCO IMPORTA O HORARIO QUE VOCES ACORDAM, POREM O NOSSO ATUAL SENADOR PEGOU UM PROJETO DO IRMÃO PARA APARECER E FERRAR A TODOS, MUITO BOM SABER O QUANTO ESSE CLÃ AMA MATO GROSSO, E NÃO HÁ NINGUEM QUE BLOQUEIE ESSA FAMIGERADA E PERPLEXA IDEIA DE GIRICO, POREM AS LEIS ESTÃO AÍ, PARA ADEQUAÇÕES E ATUALIZAÇÕES, E NOS TEMOS GENTE PREOCUPADO COM NOVELAS E FUTEBOL DA GLOBO, SERÁ QUE NÃO SÓCIOS DA EMISSORA AQUI EM MATO GROSSO... TUDO POR DINHEIRO... E O POVO QUE SE EXPLODA..... VOTEM NELES....... AOS PUXA SACOS, ACORDEM NO HORARIO NOVO BEM CEDO E VEJAM A LUA...........

positivo
0
negativo
0

Janaina 31/12/1969

Ja que os exmo. srs.deputados,que nao tem mais nada para fazer e querem mudar o fuso horario de Mato Grosso, por decreto,aproveitem e incluam no decreto que nao se pode mais chover nos finais de semana e feriados.Aproveita-se assim o mesmo decreto e economiza-se papel, e é que eles sabem o que significa economizar.Da licença vai.Tanta coisa mais importante para fazer.

positivo
0
negativo
0

Nivaldo Costa 31/12/1969

Esse senador Jaime Campos quer mostrar serviço, pois é incapaz de apresentar projetos de grande relevância para o povo de Mato Grosso. Quer se aparecer, pois nenhum estudo científico ou coisa parecida indica para a mudança de horário de Mato Grosso. Que impacto social irá criar para nós?. Nenhum. O povo quer comida, emprego, saúde, educação, saneamento básico, lazer, tudo que os Campos deixaram de fazer no período em que estiveram a frente do governo do Estado e da prefeitura de Várzea Grande. Cai fora!!!

positivo
1
negativo
0

Rodrigo 31/12/1969

Por esse ilustríssimo Senador não faz um projeto pra acabar com os auxílios financeiros que este bando de vagabundos recebem em Brasília???? Só um atrasado com ele pra achar que essa idiotice é boa... Boa pra quem??? Pra mim e pra maioria do povo não é.... O duro é que a maioria do povo ainda votou nesse ser.... que atende aos interesses de 1/2 dúzia.... Vou dar uma sugestão ao nobre Senador: Por que o senhor não faz um projeto pra extinguir/acabar com todos os auxílios que os Senadores e deputados (se não puder pedir o dos deputados, se o país deixar de gastar o que gasta à toa com os senadores pra não fazerem nada - ou melhor, dão nome pra rodovias, quer mudar o horário - já estará bem)?

positivo
0
negativo
0

Amado Amador 31/12/1969

Concordo com os argumentos dos leitores acima e assino com eles contra essa tosca iniciativa do senador Jayme Campos.

positivo
1
negativo
0

João Carlos 31/12/1969

Esses senadores não estão defendendo a população e sim os interesses da rede globo ( TV centro américa ) que vergonha em seu Jaime Campos, só foi alterar a programação da Tv para o senhor apresentar esse projeto em regime de urgencia, que papelão, será que teve acordo????

positivo
0
negativo
0

ANTONIO 31/12/1969

- SABE QUE É MUITO ENGRAÇADO SÓ AS PESQUISAS E ELES ACHAM OS ABSURDOS FAVORAVEIS.....E PARA O POVO .....

positivo
0
negativo
0

Ademir Aguiar Souza 31/12/1969

Se a Rede Globo não permite a alteração de sua grade de programação durante a semana, especificamente nos dias em que transmite jogos ao vio, por que não, então, mudar-se a lei! Nunca vi tanto casuismo assim.

positivo
0
negativo
0

sergio murilo 31/12/1969

faço questão de colocar meu comentário aki só pra aumentar o coro dos insatisfeitos e revoltados com essa proposta bizarra de mudança de fuso horário.
desde sempre houve o fuso, esse argumento q o desenvolvimento do estado fica prejudicado é conversa fiada. hoje temos internet, as comunicações são mto fáceis, tudo ficou mais fácil, ora bolas.
o mais ridículo é esse assunto ter voltado a tona justamente (parafraseando o juvenal antena)quando a tv globo teve q adequar sua programação INAPROPRIADA para menores e não consegue colocar o futebol ao vivo para nossa região. ridículo é agora um monte de politicos ficar dando entrevista falando q será bom pro estado...
EU QUERO Q O FUSO CONTINUE !!! A GLOBO Q SE VIRE !!!

positivo
0
negativo
0

antonio 31/12/1969

Dane-se a Globo! Eu quero é descansar em paz!!

positivo
0
negativo
0

Éber José de Oliveira 31/12/1969

Concordo com todos os comentários que são contrários a esta inoportuna e desnecessária proposição legislativa. É o tipo de iniciativa que se tem somente para dar ibope. Fuso horário de determina por outros fatores e não por contade política. Vamos legislar sobre o que realmente é importante. Pára com isso. Eu sou o Éber de Nova Canaã. Um abraço.

positivo
0
negativo
0

Marluce 31/12/1969

Sou contra, porque sou cuiabana há trinta e cinco anos e nunca vi o horário de MT prejudicar ninguém, basta esse horário de Verão.......,O Senador nao mora aqui, por isso ta propondo esse horário horrível............pense bem senador do DEM.................................

positivo
0
negativo
0

ROGERIO 31/12/1969

- PASMEM SENHORES E ESTE DIGNISSIMO PARLAMENTAR QUER SER GOVERNADOR DE MATO GROSSO, VIVA A DEMOCRACIA, ABAIXO AS VELHARIAS POLITICAS QUE AI ESTÃO QUERENDO RESSUSCITAR PARA OBEM PROPRIO FAMILIAR E O POVO QUE SE DANE........VOTO NÃO.

positivo
0
negativo
0

elizeu 31/12/1969

sera que esse homen não tem outra coisa interessante para fazer ou algo e melhorem a vida do povo algo traga beneficio mas parece que quer somente tirar de nois cidadão. tem que tomar vergonha na cara. nosso estado precisa de um representante que trabalhe e não fique com brincadeira enguanto estamos passando por poblemas reais ele fica brincando com o povo temque tomar vergonha na cara

positivo
0
negativo
0

28 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br