Últimas

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

SENADO

Jaime apresenta projeto que muda horário de MT

Senador Jaime Campos (DEM) A alteração do fuso horário em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está muito perto de se concretizar. Os senadores Jaime Campos (DEM) e Delcídio Amaral (PT/MS) reapresentaram, nesta semana, o projeto de lei que altera os horários dos dois Estados para o oficial do Brasília, o que significa uma hora a mais. A proposta já tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos (DEM).

  Jaime conta, em entrevista ao RDNews, que o projeto já corre em regime de urgência. Com isso deve ser votado em menos de seis meses. Ele alega que com a alteração no horário facilitará as transações comerciais, operação bancária e vai gerar mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. “Vai beneficiar toda a população”.

  A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente. “Até mesmo o horário da televisão e os jogos de futebol pautam o comportamento das pessoas. Com esse projeto, nossa sociedade vai adotar um hábito brasileiro, com horários comuns nas demais regiões do país. Isto é saudável e também é uma forma de gerar mais identidade dos mato-grossenses com seus compatriotas”, enfatiza o senador mato-grossense.

  Jaime e Delcídio esperam que o projeto seja aprovado ainda neste ano. “Esta questão deixou de ser meramente geográfica e ganhou dimensão política, porque ao compatibilizar o horário regional à hora oficial do país, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente são reinseridos na dinâmica nacional”, argumentou Jaime. (Alline Marques)

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • Katia Negreiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nasci neste Estado há mais de 4 décadas e nunca soube que o horário daqui acompanhou o da região sudeste ou o de Brasília. Acredito que a população deve ser consultada, não se deve olhar somente o que dita os empresários e políticos. Eu odeio o horário de verão, sou obrigada a acompanhar em virtude de uma imposição. Que Democracia é esta?

  • NICOLE BARROS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Párabens Senador agora sim o SRº acertou adorei este novo horário vai ser mais benéfico para o nosso MT, com certeza não teha dúvidas vai fundo que vai dar certo.

    VALEU JAIME ...............SÓ VC PARA FAZER ISSO POR SMATOS GROSSO ESTA DE PARABÉNS.

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - NOTA SE QUE O NOBRE SENADOR NÃO ACORDA CEDO, POIS SE ELE ACORDASSE CEDO IRIA VER O CLARÃO DA LUA, POIS É O QUE ACONTECE COM MUITOS TRABALHADORES QUE ESSE SENHOR DESCONHECE, NESTA DEMOCRACIA SÓ UM DECIDE PELOS MUITOS HABITANTES DE UM ESTADO, NÃO HOUVE UM PLEBISCITO SEQUER, NEM CONSULTA, FAZ E PRONTO É DA CABEÇA DELE, O NOSSO SISTEMA ENERGETICO DARÁ CONTA ??? E SE HOUVER HORÁRIO DE VERÃO, COMO É QUE FICA ??? SEREMOS O ESTADO DOS CORUJAS??? - HOJE NÃO SE PODE MEXER COM O MEIO HAMBIENTE, MAS COM O SISTEMA BILOGICO DAS PESSOAS NÃO ESTÃO NEM AI, SE É POR CAUSA DO BANCO OU DO FORNECEDOR QUE ESTA EM OUTRO FUSO HORARIO, É DE ORGANIZAÇÃO DE CADA UM O TEMPO PARA FAZER AS COISAS, POIS UMA PESSOA DESORGANIZADA NUNCA TEM TEMPO ..............ME AGUARDEM NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.

  • Benedito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esses senadores estão legislando em causa própria, nunca ouvi falar do povo de Mato Grosso reclamar do fuso horário. E outra coisa, as questões da natureza não podem ser reguladas por decretos políticos. V. Excas vão mexer com a saúde de todo um povo, deixem de ser inconsequentes e apresentem projetos que possam distribuir de forma menos mercenária a garnde riqueza deste país.

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - REALMENTE ESSES COME E DORME NUNCA TEM TEMPO PARA NADA, POIS O BURRO DELES JÁ ESTÁ AMARRADO NA SOMBRA, O POVO QUE SE DANE, ELES ACORDAM TARDE PARA VER AS NOVELAS DA GLOBO OU O FUTEBOL, POIS AS APOSENTADORIAS JÁ ESTÃO NO BOLSO.. SE TIVESSEM HORARIOS DE TRABALHO E TRABALHASSEM NÃO PENSARIAM ASSIM, DEIXEM O HORARIO COMO ESTA, JÁ ´´E DA CULTURA DO ESTADO..... VÃO ARRUMAR AS NOSSAS LEIS PENAIS QUE É O QUE O POVO AGUARDA COM ANSIEDADE.......

  • Gonçalo Rondon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mudar o horário de MT é uma atitude irresponsável! O estado está localizado entre a Linha do Equador e o trópico de Capricórnio, em uma latitude que a luz varia de acordo com a época do ano. Será que vai ser legal ter sol às 19:00 e estar escuro 6:00 da manhã? Para o trabalhador isso chega a ser prejudicial. Mas infelizmente somos governados por grandes burgueses, interessados em suas causas e não no bem estar da população. Se a mudança ocorrer será para todos, então todos devem ser consultados.

  • Cristiano Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho esse projeto muito mediocre, pois existm coisas com mais relevancia pra ser apresentado..... O povo tem que parar de eleger esses analfabetos que nunca trabalharam na vida!!!!!

  • Luiz Afonso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE O SENADOR TIVESSE SENTADO NO BANCO DE UMA ESCOLA SABERIA QUE O FUSO HORÁRIO É DEFINIDO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL.
    APROVAR UMA LEI QUE MUDA O HORÁRIO DE MATO GROSSO SENADOR NÃO VAI ALTERAR A ORBITA DA TERRA.
    DESSE JEITO, DAQUI A POUCO, VOSSA EXCELÊNCIA VAI APRESENTAR UM PROJETO PARA REVOGAR A LEI DA GRAVIDADE.

  • antonio jorge oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa dessastrosa idea so podia vir desse atrasado do JAIME CAMPOS , quando vejo ele so lembro do atraso de mato grosso;
    isso quer dizer que quando vir a epoca do horaro de verao vou ter que acordar 4 horas da manhã e fim mesmo.

  • Lara Medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito que toda questão que envolva a vida dos cidadãos e sua sistemática dentro da sociedade precisa ser decidida PELA MAIORIA.
    Mudar, ou equiparar o horário ao restante do país, com a alegação de que precisamos ser ...reinseridos na dinâmica nacional é expor nossa gente, é dizer que somos provincianos, alienados, que estamos fora do contexto.
    Que se mude, porém, com aval dos cidadãos e sem diminuir nossa cultura que é tão especial. Esperamos de um representante a defesa e valorização de seu povo e não atestá-lo, perante a nação, como descontextualizado!!!

Paccola é cotado para diretor-geral

gianmarco paccola 400   O discreto e atuante delegado Gianmarco Paccola (foto), hoje diretor-geral-adjunto da Civil, já desponta nos bastidores como nome preferencial do Palácio Paiaguás para eventual substituição a Mário Demerval, que deve mesmo deixar o posto de diretor-geral para disputar as...

Luta pra isentar parte dos aposentados

eduardo botelho 400 curtinha   Primeiro-secretário da Assembleia, Eduardo Botelho (foto) disse que foi criada espécie de força-tarefa dos deputados para fechar um acordo com o governo, de modo a ajudar aposentados e pensionistas e portadores de doenças raras para isenção do pagamento da alíquota da...

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...