Últimas

Quarta-Feira, 23 de Abril de 2008, 15h:35 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

SOLENIDADE

Mendes é recebido no STF com tapete vermelho


Dragões da Independência se posicionam na entrada do STF

   A sessão solene destinada à posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Ferreira Mendes, e do vice, ministro Cezar Peluso, está aberta, em Brasília. Foram instalados nove telões em diversos ambientes do edifício sede do Tribunal. Cerca de cinco mil convidados assistirão a cerimônia no local.

   A atual presidente, ministra Ellen Gracie, acabou de encerrar os trabalhos e se desloca para o local da posse, juntamente com o presidente Lula. Os convidados estão sendo recebidos pelos Dragões da Independência e de músicos. Após a celebração do Hino Nacional, estão previstos discursos da atual presidente e de Mendes. (Simone Alves)

(Às 15h46) - Pelé pede orações para Mendes 

   Pelé, o rei do futebol, pediu ao país que voltasse as orações para o seu amigo novo presidente da mais alta Corte. "É hora de pedir orações para que ele seja abençoado com boas decisões", disse o ex-jogador à TV Justiça. Pelé é convidado especial de Mendes. Ele é amigo e companheiro do novo presidente na torcida pelo Santos Futebol Clube.

(Às 15h50) - Autoridades comparecem em massa

  Além de Lula, a solenidade conta com a presença dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, além dos governadores de São Paulo, José Serra, de Minas Gerais, Aécio Neves, de Goiás, Alcides Rodrigues, e do Mato Grosso, Blairo Maggi. Também está presente o irmão do ministro e prefeito de Diamantino, Chico Mendes. Os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Garibaldi Alves Filho, assistem a sessão.

(Às 15h01)Peluso discursa em nome da Corte 

  O ministro Celso de Mello proferiu discurso de boas vindas a Mendes e a Peluso em nome da Corte. Ele ressaltou a importância do Tribunal e desejou que Mendes tenha um biênio (2008 a 2010) "virtuoso" e com muita dignidade. "Que administre e vote com respeito incondicional à Legislação dessa República, respeitando valores da nossa Constituição e com a isenção necessária", disse o ministro. "Que o novo presidente dê continuidade ao espírito da serenidade e perenidade da Corte Suprema", completa.

(Às 15h20)Não lhe faltam predicados, diz ministro

   Mello tece diversos elogios à Mendes. Ele definiu o novo presidente como grande jurista com uma brilhante carreira. "Não lhe faltam predicados, títulos, competência e qualificações para formular soluções e medidas para adotar e implementar no Judiciário. Sei que enfrentará com grandeza os problemas hoje enfrentados pelo Judiciário, especialmente aos ligados a falta de celeridade dos processos", declara.

(Às 17h12) - Discursos ressaltam compromissos do STF

   O procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros, saudou Gilmar Mendes em nome do Ministério Público Federal. Já o ministro Cezar Britto, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), discursou em nome dos Advogados. Ambos ressaltaram que o STF precisa preservar  "a intangibilidade da Constituição Federal”. Brito criticou o grande número de aprovação de medidas provisórias, classificando-as de "agressivas à Constituição". "Medidas provisórias devem ser exceções e não regras", sentencia Britto.

(Às 17h30) - Família de Mendes assiste cerimônia

 A esposa de Mendes, Guiomar e os dois filhos  acompanham atentos a cerimônia de posse do novo presidente. Eles inclusive foram lembrados nos discursos do ministro Celso de Mello. Mendes faz parte de uma família de juristas. É primo-irmão do desembargador federal Ítalo Mendes e do juiz de Direito Yale Sabo Mendes. Todos participam da solenidade.

(Às 17h35) - Mendes vai buscar judicialização da política

  Gilmar Mendes promete buscar a tão sonhada celeridade do Judiciário. Em seu discurso ele frisou alguns pontos já discutidos pela Corte Suprema, e outros que ainda merecem amplo debate como, por exemplo, as pesquisas com células-tronco. Também considerou importante a "judicialização das questões políticas". Citou a regra da fidelidade partidária como um exemplo a ser seguido, mas que ainda tem pontos a serem discutidos.

   Durante dois anos, Mendes receberá somente processos de competência do presidente e conduzirá as sessões plenárias, sendo o último a votar, decidindo eventuais empates e administrando os trabalhos dos outros 11 membros da Corte Suprema, a última instância do Poder Judiciário. Ele foi eleito em uma votação meramente formal, uma vez que, tradicionalmente, os ministros votam no colega mais antigo. Assim, vice-presidente, Cezar Peluso, deve ser o próximo presidente. Em seu discurso, ele fez questão de frisar todas as suas atribuições que promete realizar com sabedoria.

  • Clique aqui e confira a íntegra do discurso.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Pedro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meus parabens ao novo Ministro Mendes, nosso Estado se orgulha e sabe que um filho seu não foge a luta....

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como matogrossense nato, filho de família humilde e trabalhadora que, na sua simplicidade e força de trabalho contribuiu e contribui em muito ao desenvolvimento deste querido Estado, sinto-me profundamente orgulhoso e comovido com a assunção do Ministro Gilmar Mendes à Presidência da mais alta Corte de Justiça do país. Homem também de família humilde, destaca-se profundamente por ser dotado de impressionante e fértil inteligência global e jurídica, constituindo-se hoje, no Brasil, num dos mais capazes e progressivos representantes da cultura juurídica da Pátria. Denota-se, em suas entrevistas, escritos e posicionamentos na Corte, como um homem amadurecido, conhecedor profundo de nossos problemas e mazelas sociais, empenhando-se sempre em distribuir verdadeiramente a Justiça de acordo com as suas convicções e baseado nos ditames legais de nossa República. Mato Grosso todo deve se orgulhar deste momento representativo do potencial de conhecimento de nosso pacato e ordeiro povo, principalmente neste momento histórico em que o Ministro Gilmar Mendes, pela sua capacidade incomparável, iguala-se a outros ilustres homens desta terra, como Marechal Rondon, Filinto Muller, Dom Aquino Corrêa, Dante de Oliveira, Carmindo de Campos, Moisés Martins e tantos outros que nos proporcionaram e proporcionam um orgulho transcendental de ser verdadeiramente matogrossense. Parabéns Ministro Gilmar, confiamos plenamente em sua capacidade e intelectualidade na condução dos destinos de nosso respeitado Supremo Tribunal Federal.

  • léo medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ILUMINISTA

    (Glauco Mattoso)

    Voltaire disse que nunca concordava
    com nada que você queira dizer,
    mas que defenderia até morrer
    o seu direito ao uso da palavra.

    Enquanto a Inquisição fere, escalavra
    e queima vivo quem ousa descrer,
    defende o bom sacrílego o prazer
    do livre-pensador, labuta brava.

    Irônico destino esse que pega
    safados pecadores, sobre os quais
    recai missão igual à de quem prega!

    Feliz fatalidade essa que faz
    duma lúcida dúvida a fé cega
    de que as opiniões são desiguais!

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...