Últimas

Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2008, 07h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Mesmo sob críticas, Sérgio monopoliza o poder

   Com a estratégia da "política de boa vizinhança", evitando o máximo o conflito, e num cenário político marcado por carência de novas lideranças, o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), vem demarcando terreno. Conseguiu monopolizar e atrair para si várias expectativas de poder, mesmo com seu estilo populista e taxado por alguns de demagogo. Sérgio quer ser tudo. Só falta abraçar o mundo.

   Hoje ele preside a Assembléia, está cotado para ser o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, já "costurou" nos bastidores para se tornar o primeiro-secretário da nova Mesa Diretora da AL, o segundo cargo mais importante, pois é responsável pela ordenação de despesas e pelo controle de um duodécimo mensal hoje de R$ 13 milhões. Ainda comanda em Cuiabá o PR, maior legenda do Estado e que tem o governador Blairo Maggi como filiado, apresenta programas de rádio e TV, possui imóveis, produtora e outras empresas.

   O poder de barganha de Sérgio, porém, está com os dias contados. Em reunião da Executiva Regional do PR, há menos de 15 dias, Maggi foi pressionado a interferir no processo eleitoral em Cuiabá. Resolveu, então, dar espécie de ultimato para o pré-candidato do partido. Exigiu que Sérgio se decida sobre qual será sua principal prioridade. Se for pela candidatura, o governador promete abraçá-la, por mais que a turma da botina não acredite nessa possibilidade.

  Nesse caso, Sérgio arriscaria de novo uma disputa ao Palácio Alencastro, mas perderia espaço no Palácio Dante de Oliveira. O candidato à primeira-secretaria seria Mauro Savi (PR), líder do governo na Assembléia. Para pressionar Sérgio, o Palácio Paiaguás começa a mandar recado no sentido de reforçar a hipótese de apoio ao nome de Savi. O ex-vereador por Cuiabá e deputado de segundo mandato começa a ficar acuado.

   No fundo, Sérgio não deve ser candidato a prefeito. O PR tende a lançar o empresário Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias. Em compensação, Sérgio caminha para ser o próximo primeiro-secretário da AL e, depois, chegar à cadeira vitalícia de conselheiro do TCE. Está tudo combinado. Faz parte dos acertos políticos.

   Ao povo, excluído dessas decisões, só resta assistir a tudo como torcedor numa partida de futebol. Numa disputa eleitoral, por exemplo, o espetáculo fica com eles, quando deveria ser o contrário. Ao eleitor sobre o simples "direito" de votar numa lista de candidatos imposta pelas cúpulas. E viva a democracia!

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aprendendo, aprendendo & pesquisas!

    1. Entrem nos sites dos jornais -daqui e de alhures- de uns 9 meses atrás, e leiam o que diziam as pesquisas nos Estados Unidos. Hilary Clinton franca favorita entre os democratas. Romney, franco favorito entre os republicanos seguido de Giuliani. E leiam as mesmas pesquisas hoje nestes mesmos jornais.

    2. Moral da historia: pesquisa muito antes da eleição é um sinal político importante. Ajuda a se entender melhor o ambiente político. Mas -garantidamente- não é pesquisa eleitoral. Eleição depende da PERFORMANCE das candidaturas. A pesquisa de meses antes informa de onde se parte. Mas nada garante sobre onde se chega. Nem sempre estar na primeira linha no grid de largada ajuda. Às vezes atrapalha.

    3. Ghelen -diretor do BND -agência de informações- de Adenauer na Alemanha do final dos anos 50 e inicio dos 60 -dizia- coisas interessantes:

    a) não se pode ganhar uma guerra só com slogans;

    b) nunca beba na taça envenenada da contra-informação, pois é veneno letal;

    c) não desista nunca;

    d) uma infinidade de minúsculos detalhes podem -bem analisados- produzir inestimáveis informações;

    e) toda organização sólida deve ter uma corrente inquebrantável de... elos invisíveis;

    f) em vez de querer punir os derrotados, olhe para frente;

    g) uma vez traidor, sempre traidor;

    h) a discrição desconcerta o adversário;

    i) lembre o lema do serviço secreto britânico: -toda noticia é má noticia, mesmo que seja sobre nós;

    j) vai mal o líder que só quer ouvir boas noticias;

    k) nem sempre se atinge o adversário diretamente; procure saber o que faz a cabeça dele, e faça a cabeça de quem faz a cabeça dele: é muito mais eficiente. (Assim foi com o uso do Der Spiegel contra Strauss -ministro da defesa). (Editora Bibliex). (Do Ex-Blog do Cesar Maia)
    posted by sidney borges

  • Clodoeste Pereira da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quanto poder nas mãos da mesma pessoa,conhecí o Sérgio quando vereador época de PMN,tinha como escudeira a Presidente Célia Borges. Humilde vereador, defensor dos ideáis do minúsculo partido.Hoje quanta diferença.E o Deputado Welinton,a nível de partido, ninguém fala mais nele.Tomaram o partido dele.Ê tá turminha da butina grande.
    Um grande abraço deste leitor de todos os dias. Clodoeste Pereira "Kassu" da Silva.Agua Boa/MT.

  • Adila Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senador Jonas e familia:Quando vc diz não tem mais jeito.Deus se levanta do trono e vem te ajudar.Quando a sua cruz ficar dificil de levar.Deus ele te ajuda a carregar.Quando vc diz estou perdido.Jesus Cristo diz assim:Estou Contigo. "Creiam".

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    È público e notório que o governador Blairo deseja o empresário Mauro mendes como candidato do PR.Acontece que nós,cuiabanos,não vamos permitir esse capricho do senhor governador.Matogrosso é o atual campeão do desmatamento,da pior educação,do mais violento,da pior saúde e etc,agora querem também acabar com cuiaba´.Xô botinudos!

  • Edite Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GERALMENTE QUEM QUER TUDO ACABA FICANDO SEM NADA. ABRA O OLHO SERGIO...

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando vc quer muito uma coisa, basta plasma-la diariamente, se possível colocar uma foto diante do espelho, para quando vc estiver escovando os dentes, gravar aquela imagem para que ela fique o dia inteiro na sua cabeça. Gente, o cara esta fazendo isso e merece sim, disputar as eleições para prefeito de Cuiabá, deixem o homem trabalhar, ele esta mostrando que da conta, isso significa que também dará conta de cuidar de Cuiabá.

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Há alguns anos atrás eu estava assistindo um sessão do pleno do TRE. Julgavam o vereador eleito Sérgio Ricardo, acusado de irregularidades na campanha.

    Começa a votação: um, dois, três, quatro votos pela cassação. Como eram sete, já estava cassado. Aí o então juiz Carlos Alberto Rocha, pediu vistas.

    Dias depois vem ele com um voto todo cheio de firulas, dizendo que o "rito correto não tinha sido seguido". Reaberta a votação, deram pra trás e o SR que já tinha sido cassado, renasceu.

    Ora, o rito eleitoral deves ser, segundo a lei, o mais célere. Mas....

    Hoje estão os dois aí, um Presidente da Assembléia e candidato a Deus, ops, vice-deus, pois, o Riva ele obedece como cordeirinho.

    Já o antes juiz está aí tomando posse como desembargador.
    O que uma coisa tem a ver com a outra. Não sei...

  • Arcindino Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eehá, Eehá, Eehá, Eehá, só num nasci em Cuiabá, mais quando cresci meu Bom Jesus mando buscá. Ocês tão prestano atenção Cuiabanada. Óia, ispía cá siscriança, tão veno quantidade de pau rodado qui tão influiano no nossa vida. Lá no interior, os municípios da soja num aceita Cuiabano, só Gaúcho e Paranaense, aqui tá pareceno Casa de Mãe Joana, água Benta ou essas cornas do baxo miritriz, tudo mundo mete a mão. Pois é, então tudo continua na parma mão e viva o voto útil, ou distrital como queiram.
    Toma inteligência Cuiabanada...

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A classe política brasileira é alguma coisa de asquerosa, nojenta, ineficaz, corrupta, abjeta e descumpridora irreversível de suas obrigações constitucionais, morais, sociais, ética, etc. Uma classe que deveria ser extirpada do processo democrático porque, se existe algo que fere profundamente o ordenamento democrático de nossa Nação trata-se exatamente dos políticos (vereadores, deputados, senadores e também os ministros dos tribunais que, cada um por sí, representam um político plantonista, o mandatário maior da Nação). Sérgio Ricrdo "et caterva", todos eles assentados nessa Assembléia Legislativa de Mato Grosso, que tem por atribuição fundamental dizer amém ao governante de plantão, no caso Blairo Maggi, é um exemplo do total descompromisso com os ideais do povo matogrossense.É um exemplo vivo e indigno do político que visa somente e tão somente o seu próprio bem estar, a sua ascensão social à custa da enganação, do descalabro, das alianças espúrias e intencionadas exclusivamente aos seus interesses próprios. Já está "trabalhando" exaustivamente o seu bem estar: não será candidato a Prefeito Municipal (graças a Deus), para assenhorear-se, junto com seu igual José Riva, da Secretaria da Mesa Diretora da Assembléia e, num futuro próximo, será premiado (???) com uma vaga no cabide de emprego político mais "chique" do Estado: o Tribunal de Contas do Estado (que, aliás, deveria ser implodido, enquanto ali persistirem como Conselheiros políticos fracassados e inexpressivos). Blairo Maggi, a tudo assiste e, com seu poder de "persuassão", corrobora com essa vergonha que mancha indelevelmente o seu "curriculum" político. Na verdade, Sérgio Ricardo deveria continuar vendendo seus carros, pois, desta forma, enganaria somente aqueles que gostam realmente de serem enganados.

  • RODRIGO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    PARA QUEM (É)RA "PICARETA" DA PEDRA...............

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.