Últimas

Terça-Feira, 08 de Setembro de 2009, 19h:48 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

COPA 2014

Saúde deve ser área de amplo investimento, diz Lafetá

Jorge Lafetá, médico   O médico cardiologista Jorge Lafetá afirmou nesta terça (8) que a área da saúde deverá ser uma das prioridades em relação a investimentos para a Copa do Mundo em 2014, em que Cuiabá é uma das 12 sub-sedes. "A saúde é um dos pontos onde o investimento deve ser intenso", afirmou o médico que esteve na África do Sul, entre os dias 1º e 5 desse mês, junto com outros 33 membros da comitiva da Copa, chefiada pelo governador Blairo Maggi (PR).  Ele disse ainda que o país sul-africano possui grandes profissionais e que lá a saúde já pode ser considerada de primeiro mundo. "Visitamos um dos hospitais em Joanesburgo, onde existem cerca de 4 mil leitos".

  Lafetá afirmou ainda que a viagem foi de grande utilidade, pois a comitiva pôde perceber o quanto deverá se empenhar para cumprir todo o cronograma de exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). "O trabalho será intenso", confirmou o médico que além de acompanhar as visitas na África, foi também como médico particular do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), e da primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi. Ciente de que a situação da saúde na Capital é caótica, o cardiologista acredita que as melhorias na área deverão ser feitas em todo o Estado. "Atualmente, a situação da saúde em Cuiabá é complicada. Os hospitais não suportam a demanda. Para o Mundial, temos que pensar não apenas em atender a população cuiabana, mas também todo o Estado e principalmente os turistas".

   Segundo o médico, a viagem também serviu para a comitiva perceber outros pontos cruciais, como os atendimentos médicos dentro dos estádios. "Temos que pensar que não são só hospitais. Temos profissionais do esporte, torcedores e outras pessoas nos arredores dos estádios. O atendimento médico dentro destes lugares deve ser outro ponto que devemos investir", afirmou o médico que já pensa na estrutura médica dentro dos estádios, como resgates de helicóptero, ambulância e aquisição de desfibriladores, aparelhos utilizados para restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco de uma pessoa que sofre uma parada cardiorrespiratória.

   Não poupando elogios à atitude do governador Maggi, em levar uma comitiva até à África do Sul, o cardiologista acredita que não basta apenas o esforço do governo, prefeituras e empresas em geral, mas a população deve participar das ações e projetos que serão realizados para a Copa de 2014. "O povo deve participar da Copa ativamente de todos os processos e projetos para o Mundial". (Lisânia Ghisi)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Dinevaldo Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito que o Dr. Jorge lafetá tem um excelente perfil para ser SECRETÁRIO DE SAÚDE de Várzea Grande. O Pronto Socorro de VG já acumula problemas de longa data.
    Seria mais sensato colocá-lo na Secretaria de Saúde Sr. Prefeito, uma vez que esse acordo com o Wallace e Jaqueline já foi cumprido, e até agora só vemos incompetência, onde os mesmos usam a Secretaria de Saúde para interesses politiqueiros...e a população sofre com esses desmandos. ACORDA MURILO!

  • FLORISBELO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ai sr. PREFEITO uma Boa oportunidade para ACABAR COM A EPIDEMIA DE INCOMPETENTES NA GESTAO DA SAUDE DE V.GRANDE. Manda JAQUELINE de volta pro postos de SAUDE e DEVOLVE O LAFETÁ ALMOFADINHA, que se porta mais como CHEFE DOS CHEFE, para os postos de saude onde GANHA sem trabalhar. E COLOCA NA SEC. DE SAUDE o seu SOBRINHO PEDRO ELIAS, é HOMEM COMPETENTE e de sua confiança. E NO PRONTO SOCORRO como SUPERINTENDENTE coloca o CHARLES CAETANO. VOCE VAI VER PREFEITO, o que acontecerá na SAUDE. UMA REVOLUÇAO PARA MELHOR. NAO TENHA MEDO DE SER COMPETENTE PREFEITO. VAI , PENSE NISTO.

  • ABERVAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSE tal de LAFETÁ foi indicaçao do DEP. WALACE. Só que LAFETÁ não aceita que a sec.saude MANDE NO PS. E ALEM DO MAIS É TRAIRA IGUAL AO WALACE. AGORA ELE está armando uma RASTEIRA para tirar a ESPOSA do DEP. WALACE que o AJUDOU A ASSUMIR A SUPERINTENDENCIA. VEJAM que tipo de GENTE governa a SAUDE de VARZEA GRANDE. O HOMEM QUER SER SECREETARIO DE SAUDE NA BASE DE TRAIRAGEM. É MOLEEEEE?

  • bobó da vg | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Foi como médico do Blairo?
    Ou foi como diretor do PS de VG?
    Quem paga essa conta?

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VIVA O BONDE DA ALEGRIA!!!

  • maria josé bezerra destéfano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    cuidou bem da primeira dama? e a prestação de contas, quem vai pagar, o pv?

  • DONIZETE SENA RODRIGUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    VAMOS TE UMA SAUDE DAQUI A QUATRO ANOS ISSO E UMA PIADA DE MAL GOSTO HHAHAHAH

  • Sueli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Uma pergunta que não quer calar: por que esse cara deu para aparecer agora? Tá parecendo papagaio de pirata!

  • JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MÉDICO OU MÁGICO.....

    DR. JORGE O SENHOR PRECISA DEIXAR DE QUERER APARECER NA MIDIA A TODO CUSTO (papagaio de pirata) E OLHAR COM MAIS RESPONSABILIDADE PARA O PRONTO SOCORRO DE VÁRZEA GRANDE.
    O PRONTO SOCORRO HOJE VIVE UM CAOS ADMINISTRATIVO ACUMULANDO DIVIDAS IMPAGAVEIS COM FORNECEDORES, HOJE CAIRIA COMO UMA LUVA UMA AUDITORIA DO SUS PARA LEVANTAR OS ABSURDOS PRATICADOS PELO DOUTOR JORGE.
    OUTRO FATO CURIOSO É QUE O MESMO É DIRETOR DO PRONTO SOCORRO (dedicação exclusiva) E ATENDE EM MAIS DUAS POLICLINICAS (isto só na V. Grande), SEGUNDO INFORMAÇÕCOM UM SALARIO EM TORNO DE R$ 20.000,00, ATENDENDO AINDA NO SEU CONSULTORIO PARTICULAR, MÉDICO PARTICULAR DO GOVERNO E PRONTO SOCORRO D E CUIABÁ, TALVEZ ISTO JUSTIFIQUE A NÃO PERMANECIA DO MESMO LÁ NO PRONTO SOCORRO.

    FICA AQUI A PERGUNTA O SENHOR É MÉDICO OU MÁGICO...


  • VALDIR | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eh Dr. lafetá esse seu pronunciamento é de quem precisa explicar a farra que fizerem com o dinheiro público.
    Vc fala que a saúde de Cuiabá é caótica e complicada. Na verdade vc não fala de várzea grande até porque não existe saúde publica, se não vejamos: 63 PSF em Cuiabá / VG apenas oito PSF.; 10 clínicas odontológicas em cuiabá / VG nenhuma.; 10 Residências terapêuticas em Cuiabá / VG nenhuma.; 06 Policlínicas 24 horas em cuiabá / VG nenhuma 24 horas.; e por aí vai. Então vc deve e tem que se preocupar com várzea grande onde vc faz parte da administração, pois se VG tivesse uma rede de saúde pública organizada, desafogava Cuiabá em pelo menos 35%. Acorda Lafetá................

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.