Últimas
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2008, 08h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Sociedade não se interessa pela LOA, diz Riva
O deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Mesa Diretora e presidente eleito da Assembléia, disse durante a apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2009), em audiência pública, que "a sociedade não se interessa por isso". Riva é o relator do projeto que prevê a arrecadação e a detalhação dos gastos públicos do Estado para o próximo ano. A peça orçamentária está na Assembléia para ser analisada pelos parlamentares.
Sobre a declaração do desinteresse da sociedade em discutir a LOA, o deputado explica que o planejamento público deixa muitas brechas. "As pessoas criam expectativas sobre o que está previsto no orçamento, mas cerca de 50% das propostas de gastos sofrem alteração por meio de emendas". O deputado disse também que "o governo está dividindo fatias de um bolo sem saber qual é o tamanho desse bolo". Ele se refere à distribuição das verbas detalhadas no orçamento anual. Riva afirma que as mudanças no orçamento no decorrer do ano fazem com que "infelizmente a peça orçamentária chegue a ser fictícia, mas serve de representação para o remanejamento do dinheiro público".
O progressista avalia que, com o momento pelo qual passa a economia mundial, é praticamente impossível prever com clareza do orçamento. José Riva chega a brincar dizendo que no país existem milhões de técnicos de futebol e cada um tem uma opinião diferente e o mesmo acontece na economia. "Assim como temos milhões de técnicos da seleção, também temos mais um tanto de economistas", disse. (Andressa Boa Sorte)
Postar um novo comentário
Comentários (15)
-
Paulo Sérgio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Certamente a população não se interessa pela LOA porque sabe que independetemente do que for definido no orçamento, grande parte do recurso será desviado por empresas fantasmas inclusive para comprar calcinhas para deputados na assembleia Legislativa.
-
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Não é falta de intresse e sim descredito total com a atuação da Assembléia, envvolvida em escandalos e omissa no combate a corrupção. Os dep. deveriam reduzir drasticamente o gordo duodecimo da AL, mesmo com o desvio de mais de 120 milhões somente nos anos 2000/2001 ela não paralizou suas atividades. O desvio foi denuciado pelo MP em mais de 70 representações. A Empaer esta em estado de calamidade pública por falta de orçamento digno.
-
Prof. Luis Carlos Ferreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Por ocasião da confraria em torno da LOA, vão os leões e as leoas do alcaide municipal, além de outros apaniguados, a fim de fazer pressão sobre quem sugerir algo que esteja fora da pauta. Como eles são em superioridade numérica, colocam em votação democrática - pressionando presidentes de bairros e conselheiros a votarem com o caudilho... É mole?
-
Claudio Ribas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Deputado Riva esta completamente equivocado. A sociedade se nega a fazer papel de coadjuvante do processo pois é chamada apenas para referendar e assim dar legalidade para uma coisa que não mudará um centavo com a sua participação.
Deputado Riva, o processo esta errado e os senhores deveriam fazer alguma coisa para garantir a participação pupular no processo de elaboração do Orçamento e não apenas na sua finalização quando nada será mudado. A sociedade precisa ser chamada para opinar sobre o valor do repasse aos poderes, sobre as obras e reformas inuteis em prédios públicos, etc...
A sociedade tem todo interesse porque é ela quem paga a conta, apenas não quer fazer de conta. -
Otavio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo chefe, mais uma vez vc poe o dedo na ferida.
Mas o dia que o orçamento passar a ser impositivo e acabar esta historia de contingenciamneto, tenho certeza que ele deixara de ser peça de fixao e vai se aproximar muito da realidade.aumento ou queda de arrecadaçao sao normais e previsiveis e devem ser distribuidas equitativamente e nao manipuladas pelo gestor.
-
Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Muito bem nobre deputado Riva, mais uma vez mostra à sociedade o problema que é o desinteresse do povo em relação ao orçamento do estado e consequentemente dos municípios. Parabéns, continue com esse trabalho sério pelo povo de Mato Grosso.
-
ANTÔNIO CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Dep. Riva tem razão.
O problema da falta de interesse é histórico. O povo ainda não aprendeu a participar das decisões públicas. Acho que só com o tempo a participação popular será mais significativa. -
Handerson Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
a SOCIEDADE esta desacreditado com a politico para que perder tempo. Porque a SEGURANÇA e SAÚDE continua a mesma m....... o POVO vai perder tempo. hum ta brincando. -
Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Até parece que os parlamentares querem mesmo a participação da população?
Quando detectamos as falcatruas nunca são apuradas e ninguém punido....
Prá melhorar o nosso orçamento quem sabe o RIVA E O BOSAIPO devolvem a grana desviada que o caixa já fica interessante....
Continua os ratos cuidando dos queijos....suiços....cuibanos....mas muito furados... -
Carlos Eduardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A SOCIEDADE PRECISA PARTICIPAR DOS DEBATES SOBRE ORÇAMENTO, POIS ELE É FUNDAMENTAL PARA AS AÇÕES DE 2009.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga