Últimas

Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2007, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Vaia-instrumento democrático

     Acompanhei com estranheza a polemica gerada em torno de uma manifestação espontânea de cidadãos e cidadãs, militantes e não militantes partidários, que fazendo juízos pessoais da atuação do poder executivo federal, resolveram manifestar democraticamente seus descontentamentos com o chefe da nação, vaiando o Presidente Lula.
     Sem duvida , a vaia é um instrumento democrático exercido pelo ser humano, que a utiliza como um meio de protestar contra alguém ou algo que discorda.
     É assim quando ao assistir a um jogo de futebol do seu próprio time; o público vaia um treinador que escalou o time “errado”, o juiz que deixou de marcar uma falta e assim por diante.
     Na política, qualquer ente público está sujeito a esse constrangimento, pois acima da sua vaidade pessoal está o clamor das ruas e seu momentâneo mandato foi concedido pelo voto popular.
     No caso especifico da debatida vaia endereçada ao Presidente Lula, nos causou surpresa algumas manifestações de reprovação, sustentadas por argumentos contestáveis.
Ah. O Presidente vem trazer recursos para Mato Grosso. Como se fosse favor do Governo Federal destinar verbas oriundas de impostos pagos pelo povo para obras de interesse da sociedade.
     Errado é ser conivente com tudo de errado que está acontecendo em nosso País. Como se fosse natural os escândalos do mensalão, sanguessugas, caos aéreo e muitas outras mazelas deste governo corrupto e incompetente.
Quanto ao envolvimento de militantes do PSDB-MT no referido protesto, considero mais que normal, para não dizer pertinente, pois foi por deliberação do povo brasileiro que os tucanos estão na oposição a mais de 5 anos.
     Pelo que entendo de política, toda oposição tem que ser civilizada, ao contrario da que o PT praticou muitos anos com os Fora FHC, pixações, ovos podres e etc. Quem não se lembra das cenas deprimentes das agressões, físicas inclusive, praticadas por militantes do PT ao saudoso ex governador de São Paulo Mario Covas. Toda oposição tem que ser firme, cabendo aos partidos de oposição ser vanguarda e mostrar a verdadeira face dos que estão no poder. É natural mas condenável que quem esteja no poder procure desacreditar seus oposicionistas, mas a oposição tem o dever de mostrar para a população as mazelas do atual governo.
     Para o bem da democracia e do país é preciso o contraponto e a vaia desperta e sensibiliza a população para uma reflexão.
     Esse é o nosso papel.
     Parabéns Adriana Vandoni. Mal amados são aqueles que não nutrem pelo povo o mais elementar dos sentimentos: O respeito.
     Em tempo: VAIAR-verbo. Mostrar com assobios e gritos que uma pessoa ou coisa não esta agradando. ( Dicionário Júnior da Língua Portuguesa – Geraldo Mattos – São Paulo: FTD, 1996). Distribuído pelo Ministério da Educação.

 

Célio dos Santos é presidente e diretor municipal do PSDB- VG

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Campanha une as primeiras-damas

virginia mendes 400 curtinha   As primeiras-damas Virginia Mendes (foto) e Michelle Bolsonaro, de MT e do país, respectivamente, têm mantido um relacionamento bem estreito no desenvolvimento de projetos e ações sociais. No final de abril, Michelle postou um elogio e divulgou, na sua conta do Instagram, a campanha de...

Se EP recuar, PV lança Stopa a prefeito

justino malheiros 400 curtinha   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e membro do diretório municipal do PV, vereador Justino Malheiros (foto), disse nesta segunda que o partido estará com o prefeito Emanuel Pinheiro até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. Mas,...

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.