Últimas

Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2007, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Vaia-instrumento democrático

     Acompanhei com estranheza a polemica gerada em torno de uma manifestação espontânea de cidadãos e cidadãs, militantes e não militantes partidários, que fazendo juízos pessoais da atuação do poder executivo federal, resolveram manifestar democraticamente seus descontentamentos com o chefe da nação, vaiando o Presidente Lula.
     Sem duvida , a vaia é um instrumento democrático exercido pelo ser humano, que a utiliza como um meio de protestar contra alguém ou algo que discorda.
     É assim quando ao assistir a um jogo de futebol do seu próprio time; o público vaia um treinador que escalou o time “errado”, o juiz que deixou de marcar uma falta e assim por diante.
     Na política, qualquer ente público está sujeito a esse constrangimento, pois acima da sua vaidade pessoal está o clamor das ruas e seu momentâneo mandato foi concedido pelo voto popular.
     No caso especifico da debatida vaia endereçada ao Presidente Lula, nos causou surpresa algumas manifestações de reprovação, sustentadas por argumentos contestáveis.
Ah. O Presidente vem trazer recursos para Mato Grosso. Como se fosse favor do Governo Federal destinar verbas oriundas de impostos pagos pelo povo para obras de interesse da sociedade.
     Errado é ser conivente com tudo de errado que está acontecendo em nosso País. Como se fosse natural os escândalos do mensalão, sanguessugas, caos aéreo e muitas outras mazelas deste governo corrupto e incompetente.
Quanto ao envolvimento de militantes do PSDB-MT no referido protesto, considero mais que normal, para não dizer pertinente, pois foi por deliberação do povo brasileiro que os tucanos estão na oposição a mais de 5 anos.
     Pelo que entendo de política, toda oposição tem que ser civilizada, ao contrario da que o PT praticou muitos anos com os Fora FHC, pixações, ovos podres e etc. Quem não se lembra das cenas deprimentes das agressões, físicas inclusive, praticadas por militantes do PT ao saudoso ex governador de São Paulo Mario Covas. Toda oposição tem que ser firme, cabendo aos partidos de oposição ser vanguarda e mostrar a verdadeira face dos que estão no poder. É natural mas condenável que quem esteja no poder procure desacreditar seus oposicionistas, mas a oposição tem o dever de mostrar para a população as mazelas do atual governo.
     Para o bem da democracia e do país é preciso o contraponto e a vaia desperta e sensibiliza a população para uma reflexão.
     Esse é o nosso papel.
     Parabéns Adriana Vandoni. Mal amados são aqueles que não nutrem pelo povo o mais elementar dos sentimentos: O respeito.
     Em tempo: VAIAR-verbo. Mostrar com assobios e gritos que uma pessoa ou coisa não esta agradando. ( Dicionário Júnior da Língua Portuguesa – Geraldo Mattos – São Paulo: FTD, 1996). Distribuído pelo Ministério da Educação.

 

Célio dos Santos é presidente e diretor municipal do PSDB- VG

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Uma petista das causas bolsonaristas

edna sampaio 400   A emblemática vereadora petista Edna Sampaio (foto) se mostra a cada dia defensora das pautas bolsonaristas. Na Câmara de Cuiabá se aliou e vota combinado com os direitistas e conservadores tenente Paccola (Cidadania) e Michelly (DEM). No episódio em que a colega parlamentar fez uma "sarrada"...

Esperança do Procon por candidatura

gisela simona 400   Quem pensa que Gisela Simona (foto), aquela que perdeu para prefeita de Cuiabá e se queimou politicamente ao se aliar a Abílio no segundo turno, não se movimenta politicamente com interesse nas eleições de 2022 está redondamente enganado. Ela tenta, por tudo, reassumir a...

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...