Últimas
Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2007, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Vaia-instrumento democrático
Acompanhei com estranheza a polemica gerada em torno de uma manifestação espontânea de cidadãos e cidadãs, militantes e não militantes partidários, que fazendo juízos pessoais da atuação do poder executivo federal, resolveram manifestar democraticamente seus descontentamentos com o chefe da nação, vaiando o Presidente Lula.
Sem duvida , a vaia é um instrumento democrático exercido pelo ser humano, que a utiliza como um meio de protestar contra alguém ou algo que discorda.
É assim quando ao assistir a um jogo de futebol do seu próprio time; o público vaia um treinador que escalou o time “errado”, o juiz que deixou de marcar uma falta e assim por diante.
Na política, qualquer ente público está sujeito a esse constrangimento, pois acima da sua vaidade pessoal está o clamor das ruas e seu momentâneo mandato foi concedido pelo voto popular.
No caso especifico da debatida vaia endereçada ao Presidente Lula, nos causou surpresa algumas manifestações de reprovação, sustentadas por argumentos contestáveis.
Ah. O Presidente vem trazer recursos para Mato Grosso. Como se fosse favor do Governo Federal destinar verbas oriundas de impostos pagos pelo povo para obras de interesse da sociedade.
Errado é ser conivente com tudo de errado que está acontecendo em nosso País. Como se fosse natural os escândalos do mensalão, sanguessugas, caos aéreo e muitas outras mazelas deste governo corrupto e incompetente.
Quanto ao envolvimento de militantes do PSDB-MT no referido protesto, considero mais que normal, para não dizer pertinente, pois foi por deliberação do povo brasileiro que os tucanos estão na oposição a mais de 5 anos.
Pelo que entendo de política, toda oposição tem que ser civilizada, ao contrario da que o PT praticou muitos anos com os Fora FHC, pixações, ovos podres e etc. Quem não se lembra das cenas deprimentes das agressões, físicas inclusive, praticadas por militantes do PT ao saudoso ex governador de São Paulo Mario Covas. Toda oposição tem que ser firme, cabendo aos partidos de oposição ser vanguarda e mostrar a verdadeira face dos que estão no poder. É natural mas condenável que quem esteja no poder procure desacreditar seus oposicionistas, mas a oposição tem o dever de mostrar para a população as mazelas do atual governo.
Para o bem da democracia e do país é preciso o contraponto e a vaia desperta e sensibiliza a população para uma reflexão.
Esse é o nosso papel.
Parabéns Adriana Vandoni. Mal amados são aqueles que não nutrem pelo povo o mais elementar dos sentimentos: O respeito.
Em tempo: VAIAR-verbo. Mostrar com assobios e gritos que uma pessoa ou coisa não esta agradando. ( Dicionário Júnior da Língua Portuguesa – Geraldo Mattos – São Paulo: FTD, 1996). Distribuído pelo Ministério da Educação.
Célio dos Santos é presidente e diretor municipal do PSDB- VG
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga