Últimas

Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2007, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Vaia-instrumento democrático

     Acompanhei com estranheza a polemica gerada em torno de uma manifestação espontânea de cidadãos e cidadãs, militantes e não militantes partidários, que fazendo juízos pessoais da atuação do poder executivo federal, resolveram manifestar democraticamente seus descontentamentos com o chefe da nação, vaiando o Presidente Lula.
     Sem duvida , a vaia é um instrumento democrático exercido pelo ser humano, que a utiliza como um meio de protestar contra alguém ou algo que discorda.
     É assim quando ao assistir a um jogo de futebol do seu próprio time; o público vaia um treinador que escalou o time “errado”, o juiz que deixou de marcar uma falta e assim por diante.
     Na política, qualquer ente público está sujeito a esse constrangimento, pois acima da sua vaidade pessoal está o clamor das ruas e seu momentâneo mandato foi concedido pelo voto popular.
     No caso especifico da debatida vaia endereçada ao Presidente Lula, nos causou surpresa algumas manifestações de reprovação, sustentadas por argumentos contestáveis.
Ah. O Presidente vem trazer recursos para Mato Grosso. Como se fosse favor do Governo Federal destinar verbas oriundas de impostos pagos pelo povo para obras de interesse da sociedade.
     Errado é ser conivente com tudo de errado que está acontecendo em nosso País. Como se fosse natural os escândalos do mensalão, sanguessugas, caos aéreo e muitas outras mazelas deste governo corrupto e incompetente.
Quanto ao envolvimento de militantes do PSDB-MT no referido protesto, considero mais que normal, para não dizer pertinente, pois foi por deliberação do povo brasileiro que os tucanos estão na oposição a mais de 5 anos.
     Pelo que entendo de política, toda oposição tem que ser civilizada, ao contrario da que o PT praticou muitos anos com os Fora FHC, pixações, ovos podres e etc. Quem não se lembra das cenas deprimentes das agressões, físicas inclusive, praticadas por militantes do PT ao saudoso ex governador de São Paulo Mario Covas. Toda oposição tem que ser firme, cabendo aos partidos de oposição ser vanguarda e mostrar a verdadeira face dos que estão no poder. É natural mas condenável que quem esteja no poder procure desacreditar seus oposicionistas, mas a oposição tem o dever de mostrar para a população as mazelas do atual governo.
     Para o bem da democracia e do país é preciso o contraponto e a vaia desperta e sensibiliza a população para uma reflexão.
     Esse é o nosso papel.
     Parabéns Adriana Vandoni. Mal amados são aqueles que não nutrem pelo povo o mais elementar dos sentimentos: O respeito.
     Em tempo: VAIAR-verbo. Mostrar com assobios e gritos que uma pessoa ou coisa não esta agradando. ( Dicionário Júnior da Língua Portuguesa – Geraldo Mattos – São Paulo: FTD, 1996). Distribuído pelo Ministério da Educação.

 

Célio dos Santos é presidente e diretor municipal do PSDB- VG

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

Deputado agora pula de palanque

elizeu nascimento 400 curtinha   O ex-vereador e hoje deputado estadual Elizeu Nascimento (foto), que amargou a oitava colocação na disputa ao Senado na eleição suplementar do último dia 15, mudou de lado, como se troca de camisa. Em princípio, era apoiador do projeto de reeleição do prefeito...

Ex-aliado, Sales lembra quem é Abílio

coronel sales 400   Em mensagem enviada aos amigos, reforçando pedido de voto para Emanuel Pinheiro, o coronel PM da reserva e secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales (foto), diz conhecer bem os dois candidatos que disputam, neste segundo turno, o Palácio Alencastro. Sobre Emanuel, lembra que este tem...

Uma perna no muro e dicas indiretas

eduardo botelho 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (foto), chega ao final deste 2º turno das eleicões em Cuiabá com uma perna no muro. Ele liberou toda sua equipe para votar em quem quiser e todos pedem voto para Emanuel. Já Botelho, particulamente, preferiu não assumir publicamente o seu...

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

MAIS LIDAS