Dupla Hernán & Antonio encanta noite com repertório de música latina conheça
Os músicos Hernán Ovejero e Antonio Olivar começaram a tocar ainda pequenos, no país onde nasceram, a Argentina. Em 2009, entretanto, a vida dos dois deu uma guinada, ao se conhecerem na cidade de Florianópolis (SC) como músicos e juntos começarem a fazer shows.
Formaram então a dupla Hernan & Antonio, com um repertório variado, mas fortemente centrado na paixão comum dos dois: a música latina tocada na guitarra espanhola (violão padrão ocidental, afinado em Sol).
Divulgação
Além da formação em dupla, Hernan & Antonio também tocam com banda em vários shows
Dentro desse gosto, há espaço para todo tipo de manifestação musical vinda dos países latino-americanos: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Cuba e México. Passaram a fazer shows na noite e juntos gravaram o CD Salamanqueros, em 2015. Antes, em 1999, Hernán Ovejero havia gravado El Mago.
Em casa, a tradição musical, no caso de Ovejero, veio do tio, também violonista, com o apoio do pai, que lhe deu o primeiro violão de presente, ainda na infância. Cedo os dois caminharam pelo rumo do chamamé, da polca paraguaia, da guarânia e, claro, do tango argentino, além de outros ritmos tradicionais de lá.
“Mas tocamos de tudo, música cubana e mexicana também”. Perguntados se tocam somente com os dois violões ou se são acompanhados por banda, respondem de maneira simples e direta: “tocamos só os dois ou com banda, depende mesmo do contrato”, divertem-se.
Recentemente, gravaram um DVD diretamente ao vivo em Santa Catarina. São 32 canções, “com erro ou sem erro, não teve replique”. Ensaiaram bastante para não repetir nenhuma execução. Durante quase duas horas, um desfile de músicas folclóricas latinas quanto populares dos países do continente quanto espanholas.
O repertório cubano foi sendo incorporado ao longo dos anos na estrada, por causa das soluções sonoras típicas da ilha caribenha. Devido à vivência em Cuiabá, começaram a tocar também rasqueado, o mais cuiabano dos ritmos.
Eles tocaram durante quatro anos no restaurante mexicano El Pancho (além de vários outros bares da cidade que oferecem música ao vivo) e atualmente mantêm um dia fixo da semana (o sábado), no Armazém Marmur. Estão se preparando para passar uma temporada na Bahia, para uma série de shows. De lá, devem ir a Santa Catarina novamente, onde já têm um público tradicional para suas músicas.
Para contratá-los, basta mandar uma mensagem na página deles no Facebook.