Cuiabá, 01/11/2026

Com retorno discreto, Chico não discursa e evita a imprensa - vídeo

Parlamentar estava afastado há mais de 60 dias e retornou após decisão do TJ

Reprodução

O vereador por Cuiabá, Chico 2000 (Sem Partido), retornou à Câmara nesta terça-feira (7), de forma discreta. Diferentemente da primeira vez, Chico não fez discurso na tribuna durante a sessão ordinária e evitou a imprensa.

Ele havia sido afastado pela Justiça no âmbito da Operação Gorjeta em janeiro deste ano, por suposto desvio de emendas parlamentares, mas a Justiça deferiu seu retorno depois de 60 dias. Era esperado um discurso ou declaração oficial, no entanto, a imprensa precisou correr atrás do parlamentar. Em poucas palavras, o decano citou seu trajetória dentro do Parlamento: "Estou em casa, estou aqui há 20 anos".

O parlamentar segue proibido de se ausentar da comarca e de manter contato com os demais investigados: os ex-servidores da Câmara de Cuiabá Rubens Vuolo Júnior e Alex Jony Silva; Joaci Conceição Silva, que atuava no gabinete do vereador Mário Nadaf (PV); além do empresário João Nery Chiroli e de sua esposa, Magali Gauna Felismino Chiroli.

Além disso, nesta semana, ele se tornou réu no âmbito da Operação Perfídia. A defesa afirma que irá rebater as acusações nos autos do processo e sustenta que a investigação já nasceu com vícios. Chico, por sua vez, evita comentar o tema e ressalta que os advogados estão cuidando desta questão.

Retorno

Chico retornou ao Legislativo após decisão da Quarta Câmara Criminal do TJ, que suspendeu o afastamento e autorizou o retorno do vereador Chico 2000 ao Legislativo. Até então o cargo vinha sendo ocupado pelo primeiro suplente, Felipe Côrrea. Os desembargadores atenderam ao pedido da defesa, que argumentou que o parlamentar já estava afastado há mais de 60 dias desde que foi alvo da Operação Gorjeta, que investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo emendas parlamentares.