![]()
Neste ano Mato Grosso lamentou a perda de duas figuras políticas históricas. O primeiro foi o ex-governador José Manuel Fontanilas Fragelli. Ele faleceu aos 95 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, em 30 de abril, na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul.
Fragelli comandou o Estado, foi deputado estadual, federal, chegando ao ápice político como presidente do Senado. Na época, ele deu posse interinamente ao vice-presidente José Sarney, devido à doença de Tancredo Neves, como presidente da Nova República. Em 1973, numa homenagem ao ex-governador, o estádio Verdão, em Cuiabá, recebeu o seu nome. Neste ano, a arena esportiva foi implodida para a construção de um novo palco esportivo, que sediará alguns jogos da Copa de 2014.
Além de Fragelli, faleceu neste ano o ex-deputado federal Bento Porto em decorrência de um câncer de próstata. Nascido em Poxoréu, o ex-parlamentar morreu em 19 de setembro aos 68 anos. Durante a sua trajetória política, Porto foi secretário de Planejamento e de Saúde nas gestões dos governadores Garcia Neto e José Fragelli, respectivamente. Já como deputado federal, ele foi considerado um dos mais engajados de Mato Grosso, tendo apresentado projetos como a implantação de um Fundo Nacional para o Primeiro Emprego.






