Previsão do tempo ??°C Cidade

CIDADES Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026, 19:43 - A | A

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026, 19h:43 - A | A

DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA

Elefante Sandro deixa zoológico em SP e viaja rumo a santuário em Chapada

Trajeto de 1.615 quilômetros é feito em caminhão com escolta da PRF; chegada é prevista para sexta-feira

Leticia Avalos

O elefante asiático Sandro deixou o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), nesta quarta-feira (16) com destino ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB) em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). A viagem de 1.615 quilômetros, prevista para terminar na noite de sexta-feira (18), cumpre determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Segundo a assessoria do SEB, o animal se adaptou com rapidez à caixa de transporte, instalada em seu recinto na noite de sexta-feira (11), o que permitiu o início do traslado. A estrutura tem 5 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e 2,5 metros de largura, e pesa cerca de 10 toneladas - praticamente o dobro do peso do mamífero.

Divulgação/Montagem RDNews

elefante sandro transporte

 Elefante Sandro em caixa de transporte de 10 toneladas

Conforme já publicado pelo , o diretor do SEB, o biólogo Daniel Moura, esclareceu que essa proporção é necessária para garantir a estabilidade no veículo e a segurança da viagem.

O transporte é feito por um caminhão prancha de 24 metros de comprimento, que será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do início ao fim. O animal ficará em pé durante todo o trajeto; no entanto, segundo o biólogo, os elefantes possuem a capacidade de permanecer nessa posição durante dias sem sofrimento.

De acordo com ele, uma caixa maior, que permitisse o movimento do animal, poderia resultar no tombamento do veículo.

A caixa de transporte possui dois aparelhos de ar-condicionado de grande porte, janelas que podem ser eventualmente abertas para a circulação de ar, câmeras de monitoramento, suprimento de água e comida, além de um sistema de coleta para a limpeza de dejetos ao longo do trajeto.

Estão previstas pelo menos seis paradas técnicas ao longo da viagem para os cuidados com o animal. Este número, no entanto, pode aumentar ou diminuir de acordo com as necessidades do elefante.

Segundo o presidente do SEB, o advogado Raphael Bontempi, o custo total do traslado pode chegar a R$ 200 mil. Por isso, a instituição realizou uma campanha de arrecadação para quem tivesse interesse em apoiar a causa e ajudar a arcar com os custos.

Antes de ser acolhido no Quinzinho de Barros, Sandro era utilizado em apresentações circenses; hoje, aos 53 anos, o animal é considerado idoso. No SEB, ele será o único macho entre as seis fêmeas asiáticas cuidadas atualmente pela instituição. 

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

alex r 17/09/2026

Essa é uma prova de como a justiça pode ser criminosa !!! Imaginem um idioso de 100 anos que viveu a vida toda em um lugar ser retirado para ser jogando num lugar para literalmente morrer ! Sério juizes tbm deveriam ser punidos !

positivo
0
negativo
0

1 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br