Cidades

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 09h:50 | Atualizado: 27/02/2020, 10h:02

ALTO TAQUARI

Homem com sintomas de coronavírus está estável e já fez exame, diz secretária

Foto ilustrativa

coronavírus vacina

Paciente monitorado por suspeita por coronavírus, cuja identidade não foi revelada por questões éticas relacionadas à medicina, está isolado em sua própria residência em Alto Taquari (a 483 km de Cuiabá), após apresentar sintomas respiratórios e ter chegado de viagem turística a Itália, onde já morreram 12 da doença.

Segundo a secretária de Saúde do município, Deise Juliana Coelho, o quadro dele não requer hospitalização e sua situação é estável. O paciente também não se enquadra em um grupo de risco, já que se trata de um adulto jovem. Segundo o Ministério da Saúde e autoridades, a letalidade da doença é tida como menor que outras infecções gripais históricas, e idosos estão no grupo de maior risco.

Explica que, a partir da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), seu caso chama atenção por apresentar os sintomas e ter viajado. Após paciente passar por consulta médica e fazer exames, a Prefeitura notificou órgãos de saúde a nível estadual e federal da suspeita. O isolamento domiciliar foi orientado para evitar possível propagação, como forma de precaução, enquanto não há confirmação.

Deise informa que exames para confirmar ou descartar quadro de coronavírus já foram feitos e remetidos para Cuiabá. O resultado deve sair dentre entre três e quatro dias. Por enquanto, é acompanhado por equipe multiprofissional da Vigilância Epidemiologia e clínica de saúda da família do bairro onde mora.

Nesta quarta (26), o Governo Federal confirmou seu primeiro caso de coronavírus em um homem de 61 anos, de São Paulo. Assim como o caso suspeito de Alto Taquari, ele também tinha viajado para Itália e apresentou sintomas respiratórios. No país, há 20 casos suspeitos de infecção, que são monitorados pelo Ministério da Saúde, em sete estados do país (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC).

Prevenção

A secretária Deise enfatiza que não tem como controlar a entrada do vírus na cidade. Por isso, ressalta que a Prefeitura de Alto Taquari, assim como demais órgãos de saúde, têm voltado suas ações para a prevenção: lavar as mãos, usar alcoolgel e evitar locais aglomerados. “São cuidados simples e medidas extremamentos importantes, que já foram cientificamente comprovadas que diminuem a propagação”, disse.

Em nota, a secretária de Saúde informa que também monitora os rumores acerca de suspeitos de contaminação da doença em Mato Grosso. Ressalta que tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e tomada de medidas. Informa ainda que todos os casos suspeitos de coronavírus foram verificados e, até o momento, nenhum caso foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Pardal | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 12h55
    0
    0

    Tem que tomar vitamina C com zinco, chá quente, usar alcool gel, e anti-gripal.

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.