Previsão do tempo ??°C Cidade

CULTURA Domingo, 13 de Setembro de 2026, 11:00 - A | A

Domingo, 13 de Setembro de 2026, 11h:00 - A | A

AUDIOVISUAL EM PAUTA

Documentário mato-grossense é premiado em festival internacional de cinema

Obra aborda os dilemas de uma comunidade indígena que se vê forçada a criar o gado de antigos inimigos após a invasão de suas terras

Da Redação

O documentário mato-grossense "Capim", dos diretores Júlia Munhoz e Caio Pimenta, foi premiado na Mostra On-line do 30º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2026, realizado entre os dias 3 e 9 de setembro, em Santa Catarina. A decisão foi tomada por júri popular, por meio das redes sociais.

Divulgação

Documentário Capim

Na obra, os Xavante de Marãiwatsédé, expulsos por aviões nos anos 60, retomam seu território para encontrar, no lugar da mata fechada, o pasto. Onde antes havia mata sagrada, hoje resta o “capim” da invasão.

O documentário investiga o dilema de uma comunidade que, para não morrer de fome, vê-se forçada a criar o gado dos seus antigos inimigos, equilibrando a preservação da alma indígena com as leis brutais da sobrevivência econômica.

Com cerca de 17 minutos, a obra tem classificação livre.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br