ECONOMIA

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 12h:07 | Atualizado: 23/04/2020, 20h:14

MENSAGENS PRECONCEITUOSAS

Blairo desabafa e pede a amigo que "pare de mandar porcaria" sobre os chineses

Revoltado com a circulação de informações falsas e preconceituosas contra o maior parceiro comercial do Brasil, a China, o ex-ministro da Agricultura e ex-senador Blairo Maggi pediu a um amigo agricultor que “pare de ficar repassando porcarias que podem agravar a crise”.

Antônio Cruz/Agência Brasil

Blairo Maggi_680

Blairo Maggi foi ministro da Agricultura na gestão Michel Temer, além de senador por MT

O desabafo foi feito por meio do Whatsapp e não é a primeira vez que Maggi se manifesta sobre o assunto. No áudio, lembra que os EUA é um concorrente do Brasil no mercado e que não se deve adotar posicionamentos automaticamente. 

O governo americano, segundo Maggi, fez uma guerra comercial com a China, “obrigando o país a assumir um compromisso de comprar U$ 3 bilhões em comida dos Estados Unidos, basicamente soja e carnes. Vai tirar do Brasil. Eles defendem o interesse deles e nós temos que defender os nossos nossos”.

Disse estar entristecido de ler notícias alarmistas e preconceituosas contra chineses e acredita que seja irresponsabilidade contra a economia brasileira. Recomendou ao colega que os agricultores defendam o país e não se aliem automaticamente ao que os outros pensam.

“O trump que faça o que quer, mas nós vamos defender os nossos interesses. Defender nossa soberania comercial, industrial e territorial e fazer comércio com quem pode nos ajudar e comprar”, disse.

No mesmo sentido, no início do mês, Blairo classificou como “conversas desvairadas” os ataques feitos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente  da República Jair Bolsonaro, contra a China. 

Sem alterar o tom de voz, mas de maneira enfática, Blairo afirmou que está preocupado e questionou o colega. “Já pensou se parar de circular mercadorias entre o Brasil e a China? Você pode fechar a agricultura. Mato Grosso passa uma cerca ao redor e vamos embora. Não tem dinheiro nem para ir embora”.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Ggm | Sexta-Feira, 24 de Abril de 2020, 09h12
    6
    2

    Só os desinformados e bolsominios querem quebrar mato grosso, o único interesse que a China tem no Brasil e comprar e gerar milhares de empregos.

  • Realista | Sexta-Feira, 24 de Abril de 2020, 08h14
    8
    1

    Ele e seus com pares puseram muita força pra fazer o bozo se eleger, e agora estão prestes a tombar com gloria. Eita mundo que volteia sem parar!

  • Maria da gloria | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 20h41
    9
    7

    Então vamos falar dos escândalo dos maquinário...kkkk

  • joao | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 20h36
    8
    8

    Os representantes de todos os países atingidos pelo corona devem processar a China se esta for responsável pelo corona.

  • Raul | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 20h03
    6
    3

    Rubens mendonça trindade, é isso que o gabinete do ódio te pediu para repassar? Deixa de ser robô, ignorante!

  • ANTONIO CARLOS | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 19h44
    6
    3

    A China tem interesse no Brasil ...querem dominar tudo ...calminha incentivador da Copa do Mundo que afundou o Estado .....não é só a China que precisa de MT é o Mundo ....pra quem não pensou em assinar o termo da Fifa tá preocupado com o povo de MT ....procura outra conversa .

  • Mauro Sergio | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 14h51
    19
    12

    O único que leva vantagem com os chinenes são os Blairos, exporta grãos, porque o restante da população , só toma no zoio , principalmente as fablicas Brasileiras que não consegue vender seus produtos com preço competitivo devido esta chuva de mercadorias vinda da china quase de graça , com a PALAVRA Blairo Maggi.

  • Amaral antunes | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 14h44
    26
    3

    Blairo, em tese concordo, mas VOCÊ AJUDOU A ELEGER ESSES MERDAS E A DAR VÓZ INSANA AOS EXTREMISTAS BAROES DO AGRONEGOCIO.

  • Ze da roça | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 13h54
    20
    8

    O bem da verdade é que os acordos comerciais a compra a venda o lucro do agronegócio está na mão de meia dúzia de milionários, isso significa que 95% do povo matogrrossense está abaixo da linha da miséria Então o fator determinante é a nossa consciência de não ele quem já assumiu uma cadeira não eleger empresário só vida lucro não eleger filhos netos sobrinhos e afilhado de politico

  • rubens mendonça trindade | Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020, 12h48
    17
    30

    CHINA É CRIMINOSA GENOCIDA...ESCRAVAGISTA seu povo é obrigado a trabalhar 18 horas por dia por comida apenas, É UM câncer pro mundo dó vende coisa falsificada e pirateada. E não DEVEMOS ABRIR A PORTA PARA ESTE INIMIGO DA HUMANIDADE. SE ISTO É POUCO O SER HUMANO ESCRAVO VOCÊS se escravizem então. # FORACHINA #NÃOUSEPRODUTOCHINÊS #CHINAGENOCIDA

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...