O ex-ministro da Agricultura e candidato à reeleição no Senado, Carlos Fávaro (PSD), defendeu que o Brasil deve estar em estado de alerta para conter possíveis tentativas de interferência nas eleições presidenciais deste ano e reforçou a defesa da soberania frente aos movimentos que podem ocorrer por autoridades ou o uso tendencioso de algoritimos nas redes sociais. A fala ocorreu nesta terça-feira (22), durante coletiva de imprensa em Cuiabá.
O político foi questionado sobre a possibilidade de interferência do presidente americano Donald Trump em favor de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), dando corpo à campanha da direita frente ao projeto de Lula (PT), que busca mais um mandato. Em resposta, Fávaro considerou que o atual cenário é um dos mais desafiadores do Brasil, diante da campanha aberta à polarização e o "desvirtuamento" das tecnologias.
"Eu acho que é a eleição mais difícil do Brasil dos últimos anos. Uma eleição onde os algoritimos podem ser usados para desvirtuar o pensamento e as ações dos candidatos. A gente precisa defender a soberania, a gente precisa defender a democracia no Brasil, com altivez. Eu espero que isso não ocorra, mas nós temos que estar atentos, levando a militância a reagir, a tomar posicionamento, e também o Tribunal Superior Eleitoral [deve ficar] atento a ações de ilegalidade que possam vir a acontecer", manifestou ele.
Os Estados Unidos têm buscado um governo mais alinhado aos seu interesses e enxerga em Flávio o "aliado" ideal, diante da visão de rejeição à China, que atualmente, é o maior parceiro comercial do Brasil e alinhado ao Governo Lula.
Nos dois últimos anos, o Brasil passou por um processo de tensionamento promovido pelo governo norte-americano, que tentou evitar o avanço do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por Golpe de Estado e outros crimes. A situação gerou sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e sanção comercial com taxas elevadas.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse








alexandre 22/09/2026
US AID DOS DEMOCRATAS INTERFERIRAM EM 2022, ONDE ESTAVA A SOBREANIA ? PORQUE A CHINA MANDA NO BRASIL
1 comentários