ENTREVISTA ESPECIAL

Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2017, 10h:24 | Atualizado: 02/03/2017, 09h:46

"Brasileiro é cristão, mas abandona a fé por coisas fáceis e falsas religiões"

Líder da Assembleia de Deus Sebastião diz que aborto em caso de estupro pode ser avaliado

Gilberto Leite/Rdnews

Pastor da Assembleia de Deus Sebastiao Rodrigues

 Pastor Sebastião Rodrigues tem 86 anos, está casado há mais de 70 anos e pai de 3 filhos e 1 filha

Sebastião Rodrigues de Souza, pastor e presidente das Assembleias de Deus de Mato Grosso, vive nesta Terra há quase 86 anos (ele por aqui existe desde 11 de agosto de 1931, quando veio à luz na fazenda de seus avós, na cidade mineira de Pirajuba). Homem de fé à moda antiga, tem perfil rígido, mas surpreende com o tratamento pastoral, acolhedor e, em certa medida, até mesmo progressista, por não ser totalmente contra aborto cometido por mulheres vítimas de estupro, diferente do também assembleiano, pastor e deputado federal, Victorio Galli (PSC), além de ter recomendado voto a presidente para Marina Silva.

Tem orgulho vivo de seu casamento com Nilda de Paula Souza, que completa 88 anos seis dias depois do aniversário dele. Ela também é mineira, mas de Uberaba. Se conheceram na cidade natal do pastor, quando ele tinha 16 e ela ia fazer 18 anos, em 1947. Geraram quatro filhos: Silas, Rubens, Silene e Abilio. Pastor Sebastião falou ao sobre o lugar de Cristo nestes dias de desespero e descrença, transcendente ou imanente, e vários outros assuntos. Leia os principais trechos. 

Para o senhor, qual o papel de Cristo num mundo cada vez menos crente em transcendência e cada vez mais hedonista?

A Bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará; porém os que permanecerem fiéis até o fim serão salvos. O povo do Brasil é cristão, mas abandonou a fé cristã porque o mundo oferece coisas fáceis, tem muitas religiões falsas que prometem bênçãos de Deus na vida e não têm proibição nenhuma. Pode-se fazer o que bem se quer e mesmo assim virão essas bênçãos. Isso não é verdade. Nós temos que guardar a palavra de Deus se quisermos alcançar a salvação, porque Cristo pagou um preço caro quando verteu seu sangue pelo furo da lança do soldado romano. O brasileiro precisa acordar porque o que está acontecendo, esse desvencilhar da fé em nome do Carnaval, é triste, é obra satânica. (Ele lê para a reportagem a segunda carta de Paulo aos Coríntios, em seu capítulo quatro, versículos de um a seis, com ênfase no versículo cinco: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”).  Por esse motivo, o diabo apresenta tudo quanto é face. E a pessoa, não tendo o temor de Deus, pensa que pode viver como quer, fazer o que quer, e finalmente, com a reza de alguém, sair do purgatório (que não existe) e alcançar a vida eterna. Nessa evasiva, nessa falsidade, milhões acabarão indo ao inferno, porque não acreditam que seja diferente a salvação em Jesus Cristo, porque o ensino que receberam foi aquele e acabam por não querer deixar o ensino de seus pais.

Ainda há espaço para manter doutrinas como a da abstinência sexual antes do casamento?

Tem espaço sim. Quantos e quantos jovens da igreja casam virgens, entre nossos moços e moças? Glória a Deus.

O povo do Brasil é cristão, mas abandona a fé porque o mundo oferece coisas fáceis e tem muitas religiões falsas

Qual o papel da mulher em sua congregação?

O papel da mulher na congregação é servir a Deus fielmente, ser uma bênção nas mãos do Senhor e acatar a salvação em Jesus Cristo como eu, como você e todos os homens que aceitam a fé em Jesus e lhe sejam fiéis.

O que o senhor acha da criminalização do aborto como propõe em projeto o deputado federal Victório Galli, também pastor da Assembleia de Deus, mesmo em casos de estupro?

Sobre o aborto posso lhe contar uma história de uma mulher, crente da Assembleia de Deus, que cometeu um aborto. Ela o fez e não contou para ninguém, fez na surdina, mas de repente começou a sofrer uma perseguição em sonhos. Dormia e sonhava que chegava uma criança e dizia-lhe: “mamãe, não me mate”. Acordava assustada e não dormia e tudo acontecia na outra noite, novamente. Foi tantas vezes que ela não aguentou e confessou ao pastor. O pastor a excluiu, ela passou a prova que a igreja lhe deu. Assim que ela passou a prova, passou também a visita em sonhos da criança dizendo “mamãe, não me mate”.

Mas o projeto do pastor Victorio Galli é tirar o direito da mulher vítima de violência fazer aborto e torná-la criminosa caso tome essa opção hoje legal.

Aí é uma coisa diferente e cabe uma análise. Se ela foi vítima de um assalto, de qualquer violência, não foi conivente, o caso deve ser analisado com muito cuidado.

O senhor sabia que a Primeira Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos lançou um documento, há quase três anos (junho de 2014), com novas orientações quanto a casais do mesmo sexo, não mais condenando uniões do tipo, apesar de não as realizar?

Sim, eu sei.

O senhor concorda com isso? Como vê esse tipo de união?

E errado. E o que eu sei também é que muitos presbiterianos dos Estados Unidos estão deixando a igreja exatamente por causa disso [nota da reportagem: conforme a Folha de S. Paulo, o jornal The New York Times aponta decréscimos de fiéis desde 2011, quando os norte-americanos começaram a adotar medidas consideradas mais à esquerda],  porque ela adotou esse conceito e vários outros com os quais não é possível concordar.

Foi também o motivo do rompimento definitivo da Igreja Presbiteriana do Brasil com sua até então chamada Igreja Mãe, fundadora da igreja daqui...

Sim, eu sei disso também. Nós também não aceitamos, porque quem celebrou o primeiro casamento foi o próprio Deus, depois de fazer Adão dormir um sono pesado e retirar-lhe uma costela, fazer dela a mulher mais bonita. Quer dizer, não era a mais bonita para ele porque ele não conhecia nenhuma outra (risos de todos na sala), mas logo após ele acordar desse sono profundo, acordou assustado, mas com uma linda mulher ao seu lado, parecida com ele. Ele ficou feliz demais. Então o Senhor Deus não celebrou um casamento entre dois homens, mas entre um homem e uma mulher. Assim, é um acinte contra a ordem divina e por isso nós peremptoriamente não aceitamos.

Mas as exortações de Cristo e Paulo falam em odiar o pecado, mas amar o pecador...

Sim. É verdade.

Então há espaço para homossexuais na Igreja Assembleia de Deus?

Tem sim. Eles podem aceitar Jesus e serem salvos. Desde que eles queiram perdão do Senhor e libertação de seus crimes, o Senhor perdoa e salva. Perfeitamente. Há espaço.

Gilberto Leite/Rdnews

Pastor da Assembleia de Deus Sebastiao Rodrigues

Pastor e líder da Assembleia de Deus em Mato Grosso Sebastião Rodrigues afirma que Brasil é cristão, mas há falsas religiões que não impõem limites aos fiéis

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • manoel bezerra Lima | Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2017, 18h43
    0
    0

    Verdade

  • Juliana | Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017, 11h13
    0
    0

    A Corrupção está dentro do coração do ser humano,a religião mostra o caminho,mas quem salva e transforma é Jesus.A igreja é um lugar público vai gente de todo o tipo,independentemente de placa,seja ela qual for.Vejo muitos comentários agressivos,as pessoas tem que entender que é o direito de cada um escolher sua religião.E cuidar de si mesmo,porque cada um vai dar conta de si mesmo e não do outro.

  • Silmara | Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 12h50
    0
    1

    Quem tem ouvidos, ouça. A palavra de Deus se cumpre e vai se cumprir. A escolha do caminho é de cada ser vivente e consciente de seus atos. Somos dependentes de um ser supremo que é Deus. Alguns seres humanos incrédulos e levianos que são tão indiferentes a essas verdades, e se vêem donos de si, porém não tem a capacidade de acrescentar nenhum dia a mais de suas próprias vidas, não tem domínio de nada. Só discordam. Só perecem...

  • Luiz Carlos Gonçalves | Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 11h32
    3
    1

    Pastor Sebastião, homem de Deus, parabéns nas suas palavras. São poucos existentes hoje com seu perfiu.

  • alexandre | Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10h50
    2
    1

    pastor serve pra guiar ovelhas, ovelhas são animais ignorantes que precisam ser guiados, religião vem do latim "religare" ligar direto a Deus, então não precisamos de intermediários, não precisamos berrar mais alto pra mostrar nossa fé, se alegrar é diferente de berrar, sofre quem é vizinho de igrejas pentencostais, penso que pastor e é um mau necessário, embora cada um interprete a Biblia a sua maneira, já estive no grande templo, tem deputado que doa carro do Estado pra Igreja, penso que religião e politica não deveria se misturar, infelizmente, existe direcionamento de votos nas igrejas. igrejas Batista, Assembleia e Mormons ainda são sérias, existem outras bem mais mercantilistas e dinheiristas, a revolução protestante aconteceu por causa das indulgencias da igreja catolica, não cometam o mesmo erro.

  • Milton Guapo | Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10h10
    1
    2

    Não existe falsa religião, todas religiões são válidas, por que religião não envolve dialética, nem pensamento e nem provas históricas ou matemática. Religião é o exercício de sentir, de religar e ter convicção da sua fé diretamente com o extra-físico, nunca precisou de mestre, de padres, papas tampouco de pastor. O que mais existe neste mundo são instituições ditas "religiosas" fazendo suas políticas pra ter dinheiro dos fies e se manter no poder tal como qualquer partido político ou torcida de futebol. Se acham que eu estou errado então pense na famosa frase de Jesus: "Destrua esse templo que o construirei em 3 dias". Tenho Dito!

  • andreia | Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2017, 17h54
    3
    4

    PRA COMEÇAR O PASTOR SEBASTIÃO NÃO É DONO DE IGREJA ALGUMA, ELE TOMA CONTA DE UMA IGUAL A PRESIDENTES DEPUTADOS ETC... É ELEGIDO PARA DIRIGIR TAL DENOMINAÇÃO. E NÓS SERES HUMANOS TEMOS UMA BUSSOLA ... E SE CHAMA BÍBLIA SAGRADA SE SEGUIRMOS ELA SEREMOS BEM AVENTURADOS...SEJA DE QUAL RELIGIÃO FOR. ENTÃO CERTOS COMENTÁRIOS INSANOS.... NÉ MELHOR NEM COMENTAR

  • Angelo | Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2017, 15h06
    0
    3

    Angelo , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • inacio | Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2017, 11h15
    8
    8

    A igreja deste senhor oferece um evangelho barato e fácil, dizem que vc tem cara de vencedor (mesmo sendo um derrotado desempregado e sem futuro), que vc é mais raro que ouro puro de ofir (apenas mais um tipo de auto ajuda ou sugestionamento mental), em cada culto dizem pelo menos umas 20 vezes a palavra vitória e só 2 ou 3 vezes a palavra pecado... os tempos são outros, né pastor?... seu netinho envolvido com politica. Foi-se o tempo em que o pentecostalismo era uma opção para um cristianismo genuinamente transformador de almas, hoje é só um comércio. Quando este senhor morrer daí a coisa sai completamente dos trilhos.

  • Eduardo | Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2017, 09h00
    6
    7

    Bla, bla, bla...

Matéria(s) relacionada(s):

COT do Pari segue travado até 2020

padeiro_400_curtinha   A secretaria de Infraestrutura, sob Marcelo Padeiro (foto), determinou a criação de uma Comissão Técnica de Trabalhos para estudar detalhadamente o contrato e a obra do COT do Pari, que só será retomada no ano que vem. Afinal, os trabalhos de análise, seguirão até...

Nezinho, enfim, remanejado na gestão

nezinho_400_curtinha   Mesmo com reclamações sobre a maneira burocrática e os passos lentos de Nezinho (foto) no Governo, o prefeito da Capital Emanuel demorou mais de dois anos para remanejá-lo. Ex-prefeito de Livramento e amigo de longa data de Emanuel, Nezinho agora assume a Controladoria do município. No...

Natal Solidário com prêmios valiosos

francis maris 400 curtinha   O empresário e prefeito de Cáceres Francis Maris (foto) lança nesta quarta, às 14h, na Assembleia Legislativa, mais uma campanha solidária em nome do Instituto Cometa, do Grupo Cometa, com sede em Cáceres e uma das maiores concessionárias de revenda do país. Em...

Sem elevar vaga de desembargador

carlos alberto 400 curtinha   O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), até concorda com a proposta de se aumentar o número de vagas de desembargadores, podendo subir de 30 para 35, por causa da elevada demanda e da necessidade de desafogar os processos na Justiça em...

Piran e avião de R$ 6 mi via o BNDES

valdir piran 400   O Antagonista revelou hoje a lista de beneficiários de empréstimos do BNDES para a compra de jatinhos da Embraer. E nela estão banqueiros, empresários, advogados e artistas. Um deles é o empresário mato-grossense Valdir Piran (foto), que captou nada menos que R$ 6,4...

Com mestrado e pronto para o retorno

jose carlos novelli 400 curtinha   Mesmo afastado da ativa por imposição do Supremo, em meio a um processo controverso baseado em denúncias sem prova, o conselheiro do TCE-MT, José Carlos Novelli (foto), segue se aperfeiçoando e ampliando conhecimentos. Acaba de receber diploma do curso de Mestrado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.