Previsão do tempo ??°C Cidade

Executivo Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 19:45 - A | A

Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 19h:45 - A | A

PL DA RECIPROCIDADE

Mauro vê "desordem mundial" com postura de Trump e defende reação

Congresso aprovou projeto que permite que o Brasil possa devolver a taxação aos Estados Unidos e a outros países que adotem políticas "protecionistas"

Gabriel Rodrigues

Frente à investida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar parceiros comerciais, o governador Mauro Mendes (União Brasil) considera que o republicano têm provocado uma "desordem mundial" ao adotar uma postura "protecionista". Os efeitos, na avaliação do chefe do Executivo, serão sentidos em todas as economias com o aumento da inflação.

Além de afetar "aliados" e inimigos, Trump também vai atingir os próprios americanos. Para o governador, neste tabuleiro econômicos, os consumidores serão os responsáveis por arcarem com os principais prejuízos: "O Trump está causando uma grande confusão mundial".

Assessoria

governador mauro mendes

"Vai encarecer as coisas nos Estados Unidos. Aquilo que eles vendem para alguma parte do planeta e para o Brasil, que é bastante coisa também, nós teremos preços mais caros que vão ser pagos pelo consumidor. O Trump está nesse momento a desencadear uma desordem na economia mundial e provavelmente um aumento da inflação em todos os países", manifestou o governador, sinalizando que a tentativa do presidente norte-americano de arrecadar mais impostos pode provocar um resultado oposto.

Neste semana, o Congresso brasileiro aprovou em regime de urgência o PL da Reciprocidade, que permite que o Brasil possa devolver a taxação aos Estados Unidos e a outros países que adotem políticas "protecionistas" - o texto aguarda sanção do presidente Lula (PT). Mauro defendeu a medida para conter o descontrole de Trump.

“A lei da reciprocidade é algo extremamente natural. Do jeito que você me trata, eu também tenho o direito de lhe tratar”

Mauro Mendes

"A lei da reciprocidade é algo extremamente natural. Do jeito que você me trata, eu também tenho o direito de lhe tratar [...] Não podemos aceitar ele prejudicar as exportações brasileiras e nós ficarmos aqui observando isso sem dar aos produtos americanos o mesmo tratamento que ele está dando aos produtos brasileiros", frisou.

O governador defendeu ainda um empenho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do presidente Lula (PT) e do staff que compõe o Governo Federal na área econômica, para que consigam "blindar" o país de possíveis contaminações da inflação global. Além disso, reforçou que vê potencial da produção agrícola mato-grossense suportar a instabilidade do mercado.

"Mato Grosso tem uma economia extremamente competitiva. O nosso agro faz comércio com centenas de países ao redor do planeta, mesmo com algumas turbulências, mas eu tenho convicção que a força, a competência das nossas exportações, daqueles que atuam nesse setor, serão capazes de vencer essas dificuldades", concluiu.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Zé da juquira 06/04/2025

Mauro novamente está lá na manifestação de fascistas , gastando nosso dinheiro e o ministério público não faz nada e um puxadinho do Mendes o fascismo e assim gente as instituiçoes não trabalha isenta são controladas . Mesmo fez Bolsonaro controlava tudo POLICIA FEDERAL, PGR , ETC ,.

positivo
0
negativo
0

NETO 06/04/2025

Trump nem dorme hj Mauro. Acessor dele já falou que um governador de um estado de um pais de terceiro mundo ta chateado com ele.......ESSE SIM MAURO É RICO COM DINHEIRO HONESTO.

positivo
1
negativo
0

Lud 05/04/2025

Esses fascista são assim traiçoeiros.

positivo
0
negativo
0

Zé da juquira 05/04/2025

Governador que vergonha e essa , ontem vc estava adorando o Trump . Dizendo que ele era um exemplo que o admirava . Vcs de direita são uns depravados . Acho que Trump está certo tem que taxar mesmo , aliás o governo Brasileiro deveria ter taxado o agro a anos Mais a bancada ruralista já mais deixaria . A Kandir de 1995 foi criada para incentivar a exportação e era para ser momentânea . E uma vergonha esse agro saqueiam os bancos públicos todos anos 400 bilhões . E quando vendem sua produção para fora ,não pagam impostos para o País . Isso e uma injustiça total , quem paga impostos nesse País são os pobres assalariados que não tem opção Já vem descontado na fonte . TRUMP está fazendo o que o governo Brasileiro deveria ter feito a anos .

positivo
0
negativo
0

jojoba 05/04/2025

Tenho a impressão que o fator Trump esteja sendo didático. A lei do mais forte, usada como bandeira de extremistas, só é "boa" quando estão do mesmo lado. Quando você faz parte do time do caçador, empunha sua arma com fervor, mas quando você vira a caça, compreende o erro. É como pedir o exército na rua, e quando ele sai, mas não sai do jeito que você queria, daí você corre. É como falar que apoia a tortura, mas quando se dá conta que o torturado pode ser você, daí você chora. Mas como o Criador incriado é justo e perfeito, assim como permitiu que serpentes envenenassem os discípulos de Moisés, também lhes ofereceu a salvação através do antídoto simbolizado pela serpente de bronze. Ao procurar aquilo que está no alto, nos redimimos daquilo que rasteja. O veneno da extremismo, da idolatria e do fanatismo foi injetado, agora precisamos buscar o antídoto. Ah, e a economia? É só um meio, uma ferramenta que pode ser usada para unir, ou desunir, gerar progresso, mas também pobreza. A decisão é de quem está no poder. E o Governador? Esta sendo coerente porque se reprova impostos sobre blusinhas pretendido aqui, também reprova os impostos pretendidos lá.

positivo
0
negativo
0

Tenório Alencar 05/04/2025

Pensava que o governador era totalmente Bolsonarista. O Bolsonarismo prega a submissão ao Trump e adoração aos Estados Unidos. Me enganei em parte, porque ele também estava no mesmo palanque do Bolsonaro na última manifestação no Rio de Janeiro. Vamos ver se amanhã, domingo, o Mauro Mendes estará no ato pró ditadura na Av. Paulista em São Paulo. Vai estar no palanque o Bolsonaro (inelegível), Malacheia e o Tarcinico. Só para lembrar que o Bananinha, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos pedindo sanções ao Brasil. Pelo visto o Trump nem dá importância para essa caterva bolsonarista. Na verdade o Trump nem conhece esse Eduardo Bolsonaro, vulgo, Bananinha!

positivo
0
negativo
0

Ribamar gomes 05/04/2025

Esse reizinho mequetrefe se acha, ALGUM PUCHA SACO pode dizer a ele se colocar no seu devido lugar, por isso que turma anda cortando ele cara não tem lado só vai aonde vento bate tenha postura ..

positivo
0
negativo
0

Matusalem 04/04/2025

Rindo até 2099 com a hipocrisia desses bolsonaristas, igual a esse governador... até ontem todos eles eram TRUMP Futebol Clube..... kkkkkkkkkkkkkkkkk

positivo
0
negativo
1

MANÈ MANSO 04/04/2025

PEQUENÊS QUERENDO ENFRENTAR UM PITBUL SERÁ QUE GANHA KKKKKKKKK

positivo
0
negativo
0

Ortiz 04/04/2025

Uai,más o Mauro não é bolsonarista?Más o bolsonarismo não é Trumpista?

positivo
0
negativo
0

10 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br