Judiciário

Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2019, 23h:29 | Atualizado: 04/12/2019, 10h:02

TSE

Antes do voto de relator pela cassação, defesa de Selma reforça trajetória jurídica

Reprodução

Gustavo Bonini Guedes

O advogado da senadora Selma Arruda, Gustavo Bonini Guedes, durante sua sustentação oral no julgamento no TSE

O advogado Gustavo Bonini Guedes, que atua em defesa da senadora Selma Arruda (Pode), no recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tenta reverter a cassação da chapa encabeçada pela juíza aposentada por caixa 2 e abuso de poder econômico, defendeu, em sustentação oral, a trajetória de combate a corrupção da magistrada e negou o cometimento de crimes eleitorais.

A votação teve início na noite desta terça (3) e já contou com a manifestação do ministro relator Og Rodrigues, que votou pela manutenção da cassação e realização imediata de eleição suplementar para o Senado, em Mato Grosso. 

Gustavo apontou que Selma só foi condenada porque se colocou contra o sistema político de Mato Grosso. “Selma foi eleita com base na plataforma de combate da corrupção, na onda de renovação, que elegeu, inclusive, o presidente Jair Bolsonaro. Concorreu contra Jayme Campos, filho de político e ex-governador, Carlos Fávaro, ex-vice-governador. A senadora Selma se colocou contra o sistema político de Mato Grosso, talvez seja por isso que estejamos aqui”.

O advogado negou que Selma praticou caixa 2 e abuso de poder econômico, conforme condenação do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT) e reafirmado pelo relator do processo no TSE, ministro Og Rodrigues.

“Não houve caixa 2, não há um único centavo de sonegação de arrecadação durante a campanha. O sistema criou a tese do caixa 2 na pré-campanha, como se fosse possível declarar na pré-campanha, e o TRE-MT aceita esses argumentos. O que houve foi antecipação de pagamento de campanha”.

Após argumentar que a conjuntura do julgamento de Selma levou em consideração provas “descabidas” e o relato de apenas uma testemunha, neste caso o empresário Júnior Brasa, proprietário da Genius at Work, o advogado afirmou que a senadora só foi cassada “por conta da posição dela enquanto juíza, porque mexeu no sistema”, e citou como exemplo ter julgado e condenado o ex-governador Silval Barbosa e o ex-deputado José Riva.

Defesa de Possamai

Já o advogado Rômulo Martins Nagib, que atua como defesa do 1º suplente de Selma, Gilberto Possamai, chegou a reconhecer durante a sustentação oral, que Possamai emitiu dois cheques sem o devido registro durante o período eleitoral.

Rômulo se ateve em justificar que o empréstimo de R$ 1,5 milhão feito por Possamai a Selma se deu por meio de contrato legal e dentro das condições de validade, mas que o suplente não sabia da destinação do valor. A tese foi rejeitada pelo ministro relator.

No relatório e no voto do ministro Og Rodrigues, o valor de R$ 1,5 milhão foi o que mais pesou na caracterização dos crimes de caixa 2 e abuso do poder econômico.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • knanda | Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 07h48
    0
    0

    acesse o site https://listapa.com.br e saiba mais

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.