Judiciário

Quinta-Feira, 30 de Março de 2017, 10h:50 | Atualizado: 30/03/2017, 11h:19

Defensor aciona Galli por declaração homofóbica e requer indenização

O defensor público estadual Willian Zuqueti propôs uma ação civil pública contra o deputado federal Victório Galli (PSD), com pedido de indenização de R$ 500 mil, em virtude das recentes declarações homofóbicas do parlamentar sobre a comunidade LGBT. A ação, que possui 75 páginas, foi protocolada nesta quarta (29) e também pede que Galli seja proibido de se manifestar acerca da comunidade, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil por cada declaração.

Gilberto Leite/Rdnews

victorio galli_gilberto leite (1).jpg

Deputado federal Victório Galli vai responder ação civil pública por declarações homofóbicas

“O discurso de ódio pelos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros está sempre presente em seus palanques. Sua atuação política dentro e fora da casa legislativa se limita a categorizar, inferiorizar e ridicularizar todos cuja orientação do desejo está voltada para pessoas do mesmo sexo”, destaca o defensor.

Para Zuqueti, a violação dos direitos fundamentais é promovida pela visibilidade política, o que classifica como o “mais torpe dos fins”. Além disso, defende que os direitos das minorias são utilizados como plataforma política para que Galli consiga projeção nos meios de comunicação.

Na ação, o defensor também elenca alguns projetos do deputado alicerçados “na pseudo proteção da entidade familiar” e critica que os discursos do parlamentar limitam-se a marginalizar a comunidade GLBTs.

Zuqueti tece, ainda, uma longa narrativa sobre o significado etimológico da palavra homossexualidade e do contexto que a cerca. “A homossexualidade é um fato da vida [...] a homossexualidade é uma orientação e não uma opção sexual [...] um indivíduo é homossexual simplesmente porque o é”, diz trechos da ação.

Em recente entrevista a Radio Capital, de Cuiabá, Galli alegou ter feito estudos profundos para concluir que a Disney e o Mickey fazem apologia ao homossexualismo, “inclusive o Mickey, ele é homossexual, há uma mensagem subliminar para enganar as crianças”. Ao ser indagado sobre o relacionamento afetivo do personagem com a Minnie, o parlamentar disse que é para enganar as pessoas. Ainda de acordo com o deputado, “o Rei Leão é outro filme que faz apologia ao gayzismo, pois o leão deveria ser um animal feroz e não um animalzinho frágil, para transmitir respeito aos outros animais”.

Galli alertou que esses personagens estão acabando com a família tradicional brasileira, e ao ser questionado sobre qual seria o problema se os personagens fossem realmente homossexuais, respondeu “para quem defende a família tradicional, é fator negativo”. “Não bastassem as declarações discriminatórias, o requerido, em companhia do senador Cidinho Santos (PR), gravou um vídeo em um aeroporto, que por mais de um minuto ambos fizeram piadas homofóbicas e pertubadoras acerca da suposta homossexualidade dos personagens da Disney.

Para o defensor público, “o dano moral coletivo é cristalino”. “Além da humilhação ao grupo social de orientação sexual minoritária, as declarações do réu têm óbvia repercussão negativa nas relações sociais. Suas declarações implicam em retrocesso na luta contra o preconceito e pelo reconhecimento da igualdade e isonomia entre cidadãos.”

Ao final da ação, Zuqueti elenca 30 casos de travestis e transexuais que foram mortas nos primeiros três meses deste ano. Os casos são resumidos em caixas de texto, cuja cor de fundo, na ordem em que foram organizados, remonta as cores do arco-íris.  

Outro lado

Ao , o advogado de Victório, Moisés Sampaio, explica que não foi notificado sobre a ação. “Estamos aguardando a notificação para tomar as providências. Já ouvi pela mídia, mas o teor da ação eu não tenho”, conclui.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Justino Freitas | Quinta-Feira, 30 de Março de 2017, 16h03
    0
    0

    Justino Freitas, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • JEFERSON MATOS | Quinta-Feira, 30 de Março de 2017, 11h50
    3
    3

    Isso aí, esse deputado tem que aprender a respeitar os outros já que quer ser respeitado. 500 mil é pouco.

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.