Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019, 21:31 - A | A

Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019, 21h:31 - A | A

DECISÃO CAUTELAR

Edson Fachin libera indicação para vaga de Bosaipo e comunica governador, AL e TCE

Jacques Gosch

.

fachin.jpg

Decisão cautelar, proferida pelo ministro Edson Fachin em 31 de janeiro, foi publicada hoje

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou a indicação para vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) aberta com a renúncia do ex-conselheiro Humberto Bosaipo. A decisão revogando cautelar que travava o preenchimento foi proferida no último dia 31 de janeiro, mas disponibilizada parcialmente somente nesta segunda (4).

 "Ante o exposto, julgo prejudicada esta ação, por perda superveniente de seu objeto. De consequência, revogo expressamente a medida cautelar anteriormente concedida", diz trecho da decisão de Fachin.

A cautelar que impedia a indicação foi proferida em dezembro de 2014 pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski. Na ocasião,  atendeu  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunal de Contas do Brasil (Audicon).

A Adin questionava a eficácia dos artigos 1º e 2º da Emenda Constitucional 61, de 13 de julho de 201, que trata da  ocupação das vagas no TCE. Com a cautelar de Lewandowski, revogada por Fachin, o processo estava travado até o julgamento do mérito.

A indicação da vaga pertence à Assembleia. Nos bastidores, circula a informação que o contemplado será o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). Inclusive, o tucano teria aberto mão de participar da Mesa Diretora contando com o ingresso no TCE.

Comunicados

Cópia da decisão de Fachin, informando a liberação da vaga no TCE foi encaminhada por  e-mail, marcado como urgente, para o governador Mauro Mendes (DEM), o presidente do TCE  Gonçalo Domingos e o presidente da Assembleia   Eduardo Botelho (DEM). Cópias dos e-mails constam nos autos.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

deovaldo 05/02/2019

Vão me desculpar mas não existe um Deputado que preencha todos os requisitos para ser " Conselheiro do TCE ", pois os cargos são políticos e não técnicos...Aff até quando querem ludibriar o povo..

positivo
0
negativo
0

jj 05/02/2019

Pelo amor de Deus, senhores conselheiros substituitos (sabemos que voces são justos), Ministerio publico e outros, temos que acabar com essa indicação de politicos, concurso publico, pelo amor d Deus, onde vamos parar.

positivo
0
negativo
0

Danilo Hauss Witscher 05/02/2019

O povo de MT é quem deve indicar o novo conselheiro do TCE. A ALMT composta por parlamentares REPRESENTANTES da sociedade deve acatar a indicação e seguir a vontade popular. Inclusive, deveriamos votar e eleger esse representante do TCE. Só pode ser candidato quem preencher requisitos que comprove a capacidade técnica para ocupar a vaga.

positivo
0
negativo
0

alexandre 05/02/2019

mais um politico pro TCE, nada muda....

positivo
0
negativo
0

O ELEITOR 05/02/2019

VAMOS FICAR DE OLHO, NAO PODEMOS ACEITAR INDICAÇÃO DE POLÍTICO EM FINAL DE CARREIRA PARA UM TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS, ONDE A FUNÇÃO DO MESMO FOI CRIADO PARA AUXILIAR A ASSEMBELIA DO ESTADO, E QUE NA VERDADE NUNCA EXERCEU ESSA FUNÇÃO, AI EU PERGUNTO QUEM FISCALIZA O TCE, QUE ARRECADA MILHÕES EM MULTAS AOS GESTORES, DESVIRTUANDO SUA REAL FUNÇÃO QUE É AUXILIAR E NÃO ARRECADAR...!!!! COM A PALAVRA ?

positivo
0
negativo
0

decedido 05/02/2019

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

luis 05/02/2019

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

7 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br