Judiciário

Segunda-Feira, 04 de Fevereiro de 2019, 21h:31 | Atualizado: 05/02/2019, 10h:58

DECISÃO CAUTELAR

Edson Fachin libera indicação para vaga de Bosaipo e comunica governador, AL e TCE

.

fachin.jpg

Decisão cautelar, proferida pelo ministro Edson Fachin em 31 de janeiro, foi publicada hoje

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou a indicação para vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) aberta com a renúncia do ex-conselheiro Humberto Bosaipo. A decisão revogando cautelar que travava o preenchimento foi proferida no último dia 31 de janeiro, mas disponibilizada parcialmente somente nesta segunda (4).

 "Ante o exposto, julgo prejudicada esta ação, por perda superveniente de seu objeto. De consequência, revogo expressamente a medida cautelar anteriormente concedida", diz trecho da decisão de Fachin.

A cautelar que impedia a indicação foi proferida em dezembro de 2014 pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski. Na ocasião,  atendeu  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunal de Contas do Brasil (Audicon).

A Adin questionava a eficácia dos artigos 1º e 2º da Emenda Constitucional 61, de 13 de julho de 201, que trata da  ocupação das vagas no TCE. Com a cautelar de Lewandowski, revogada por Fachin, o processo estava travado até o julgamento do mérito.

A indicação da vaga pertence à Assembleia. Nos bastidores, circula a informação que o contemplado será o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). Inclusive, o tucano teria aberto mão de participar da Mesa Diretora contando com o ingresso no TCE.

Comunicados

Cópia da decisão de Fachin, informando a liberação da vaga no TCE foi encaminhada por  e-mail, marcado como urgente, para o governador Mauro Mendes (DEM), o presidente do TCE  Gonçalo Domingos e o presidente da Assembleia   Eduardo Botelho (DEM). Cópias dos e-mails constam nos autos.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • deovaldo | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 10h32
    3
    0

    Vão me desculpar mas não existe um Deputado que preencha todos os requisitos para ser " Conselheiro do TCE ", pois os cargos são políticos e não técnicos...Aff até quando querem ludibriar o povo..

  • jj | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 09h09
    5
    0

    Pelo amor de Deus, senhores conselheiros substituitos (sabemos que voces são justos), Ministerio publico e outros, temos que acabar com essa indicação de politicos, concurso publico, pelo amor d Deus, onde vamos parar.

  • Danilo Hauss Witscher | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 09h02
    3
    0

    O povo de MT é quem deve indicar o novo conselheiro do TCE. A ALMT composta por parlamentares REPRESENTANTES da sociedade deve acatar a indicação e seguir a vontade popular. Inclusive, deveriamos votar e eleger esse representante do TCE. Só pode ser candidato quem preencher requisitos que comprove a capacidade técnica para ocupar a vaga.

  • alexandre | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 09h01
    2
    1

    mais um politico pro TCE, nada muda....

  • O ELEITOR | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 07h47
    0
    2

    VAMOS FICAR DE OLHO, NAO PODEMOS ACEITAR INDICAÇÃO DE POLÍTICO EM FINAL DE CARREIRA PARA UM TRIBUNAL DE FAZ DE CONTAS, ONDE A FUNÇÃO DO MESMO FOI CRIADO PARA AUXILIAR A ASSEMBELIA DO ESTADO, E QUE NA VERDADE NUNCA EXERCEU ESSA FUNÇÃO, AI EU PERGUNTO QUEM FISCALIZA O TCE, QUE ARRECADA MILHÕES EM MULTAS AOS GESTORES, DESVIRTUANDO SUA REAL FUNÇÃO QUE É AUXILIAR E NÃO ARRECADAR...!!!! COM A PALAVRA ?

  • decedido | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 07h16
    0
    0

    decedido, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • luis | Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019, 03h08
    0
    1

    luis, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.