Judiciário
Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 10h:58 | Atualizado: 06/01/2021, 11h:07
Mauro notifica Emanuel sobre renovação de frota e prefeitura recorre na Justiça
Mikhail Favalessa
O governador Mauro Mendes (DEM) notificou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para que suspenda a renovação da frota de ônibus da Capital ante a provável troca do Veículo Leve sobre Trilhos para o Bus Rapid Transport (BRT) como modal de transporte intermunicipal na Baixada Cuiabana.
Na notificação, assinada na segunda (4), Mauro cita que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) elabora um Plano Funcional para definir a estrutura das linhas de ônibus e padrões dos veículos que irão atender o sistema do BRT.
Gustavo Rampini

O governador Mauro Mendes notificou o prefeito Emanuel Pinheiro sobre a renovação
Na terça (5), Emanuel recorreu da decisão que negou a liminar que pedia suspensão da mudança de modal no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria Geral do Município (PGM) argumenta que é necessária a participação da prefeitura na troca do modal. Foi feito novo pedido em caráter de urgência para que o STJ reconsidere a decisão anterior.
“A documentação inserida na petição anterior, demonstram que a decisão do governador sobre a mudança do modal é pública e notória, sendo assim, dispensa prova documental”, diz a PGM.
Além disso, a prefeitura anexou ao processo novos documentos, produzidos antes de Emanuel assinar o mandado de segurança, e também outros que vieram à tona mais recentemente. O argumento do ministro Humberto Martins para negar a liminar no STJ, em 2 de janeiro, foi de que não havia provas concretas de que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que foi acionado pela prefeitura, já teria dado início à mudança do modal.
Entre os novos documentos está o projeto de lei que o governador Mauro Mendes encaminhou à Assembleia para que seja autorizada a negociação do BRT no empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal. O projeto que autorizou o empréstimo, em 2011, previa apenas a possibilidade de implantação do VLT.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Dr Edgar Nunes | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 13h4117
Governador, parabéns por sanar as finanças do estado. Como engenheiro Recomendo nem fazer BRT pois Cuiabá é pequena, feia turisticamente e calor insuportável. Os ônibus convencionais são suficientes.
-
PAULO MULLER | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 12h1660
Então até que essa confusão toda se resolva é para a população ficar andando em frota sucateada? Esqueceu, senhor governador, que a substítuição de frota é cláusula contratual? Então leve sua notificação para ser usada no banheiro do gabinete.
-
alysson | Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021, 11h0751
não tem nada ver uma coisa com outra, precisamos de transportes públicos de qualidade e não politicagem.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Judiciário / ELEIÇÃO
Acorizal segue com prefeito "tampão" e Meraldo tenta novo recurso no TRE-MT
-
Judiciário / TRANCAMENTO
TJ livra empresária pela segunda vez em ação por assassinatos de irmãos Araújo
-
Judiciário / VACINA
MP notifica Cuiabá para tirar veterinários, educação física e estética das prioridades
-
Judiciário / IMPROBIDADE
Ex-presidente de Câmara é investigado por usar carro oficial para fins particulares
-
Judiciário
Após ter reeleição barrada no TJ, Carlos Alberto pode presidir a Justiça Eleitoral