Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 19:09 - A | A

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 19h:09 - A | A

Ministro proíbe conselheiros afastados de entrar no TCE e conversar com servidores

Ana Paula Oliveira
De Brasília, especial para o Rdnews

Gilberto Leite

operacao malebolge_gilberto leite (17).JPG

Ações da PF na Operação Malebolge foram realizadas em 64 endereços de 9 cidades de MT

Ao decretar o afastamento dos cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na manhã desta quinta (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, justifica que a decisão foi motivada por indícios de prática criminosa, crime contra a administração pública e à ordem tributária e lavagem de dinheiro. Pela gravidade dos fatos, o afastamento cautelar dos conselheiros da função pública foi determinado mesmo antes de eventual denúncia para evitar novas infrações penais e interferências nas investigações.

As diligências recaem sobre José Carlos Novelli, Waldir Teis, Antônio Joaquim, Walter Albano e Sérgio Ricardo de Almeida, que além de afastados, foram alvos do cumprimento de mandados de busca e apreensão em seus gabinetes no Tribunal e também na residência de cada um. As ações da Polícia Federal na Operação Malebolge foi realizada em 64 endereços, incluindo nove municípios do Mato Grosso, Brasília (DF) e São Paulo (SP). As ordens judiciais foram expedidas a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Segundo o despacho do ministro, os documentos já obtidos comprovam a participação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado no esquema de recebimento de propina, como também deixam evidente o risco de que os agentes públicos permaneceriam fazendo uso indevido do cargo para enriquecer ilicitamente. A propina, de acordo com a investigação, seria uma condição para a aprovação de contas pertinentes a obras públicas relacionadas a projetos políticos de interesse do Governo Estadual.

A medida, segundo o ministro, se faz necessária. “Para evitar a prática de novas infrações penais e, ademais, evitar que se coloque em risco o próprio prosseguimento da essencial atividade fiscalizatória, que deveria estar sendo desempenhada pelo Órgão de Contas no Estado do Mato Grosso, dada a flagrante incompatibilidade dos investigados com a função pública exercida”. Ainda conforme a determinação do ministro, os investigados estão proibidos de acessar a sede do TCE-MT e de manter contato com servidores do órgão.

Domingos Neto, único conselheiro do Pleno imune à decisão judicial assumiu a presidência do Tribunal, ainda pela manhã. O novo presidente baixou atos de designação de conselheiros substitutos para ocupar as vagas, de maneira a assegurar a composição do Tribunal Pleno. Os conselheiros substitutos, Luiz Henrique e Luiz Carlos Pereira já estão respondendo interinamente pela 5ª e 6ª Relatorias, respectivamente. O TCE garante ainda que o calendário das sessões plenárias está mantido.

Esquema

O ex-governador Silval Barbosa teria sido procurado em 2013 pelo então presidente do TCE, José Carlos Noveli, que lhe ofereceu vantagens no tocante a diversas situações do governo que envolviam uma soma vultuosa de valores e que estavam sob fiscalização do Tribunal de Contas, como as obras da Copa, os incentivos fiscais, o programa MT Integrado, obras em andamento nas secretarias estaduais como um todo, bem como a aprovação das contas da gestão. Em troca, Noveli teria cobrado propina de Silval.

O ex-governador teria fechado um acordo de pagamento mensal de R$ 3,5 milhões a serem distribuídos a cinco conselheiros do Tribunal de Contas em 14 parcelas. Na soma total, o valor chegaria ao montante de aproximadamente R$ 53 milhões, para ser dividido entre eles.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Álbum de fotos

Conselheiro Valter Albano, assim como outros 4, estão proibidos de entrar no TCE e falar com servidores

Presidente do TCE Antônio Joaquim nega acusações imputadas por Silval e adiou aposentadoria

José Carlos Novelli, que já comandou o TCE, diz que afastamento é desproporcional e nega crimes

Sérgio Ricardo, que já estava afastado do Pleno, também está na lista de alvos da decisão de Fux

Waldir Teis está na lista de conselheiros do TCE afastados por Fux. Concursado assumiu vaga

Comente esta notícia

Adalberto 15/09/2017

Esses e tantos outros jamais deveriam ter entrado lá. Para esses a Justiça maior do país está se manifestando. De qualquer forma, irresponsável é quem os nomeou.

positivo
0
negativo
0

Varzeagrandensse de coração 14/09/2017

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

2 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br