Previsão do tempo ??°C Cidade

Legislativo Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 13:57 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 13h:57 - A | A

FIM DA LINHA

Com 13 votos, Paccola tem o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

Vereador respondeu a processo administrativo após matar agente do sistema socioeducativo na Capital

Vitória Lopes

Após cerca de cinco horas de sessão extraordinária nesta quarta (05), a Câmara de Cuiabá decidiu pela cassação do mandato do vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos) por quebra de decoro parlamentar. Ao todo, foram 13 votos a favor da perda do mandato, 5 votos contrários e três abstenções. Quatro vereadores estavam ausentes.

Rodinei Crescêncio

paccola na c�mara

Paccola respondia a processo disciplinar no Parlamento após matar o agente do sistema socioeducativo Alexandre Miyagawa, o "Japão", no dia 1º de julho deste ano, com três tiros nas costas. O crime ocorreu na frente de uma distribuidora no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, e Paccola se tornou réu por homicídio qualificado.

Após o resultado, o agora ex-parlamentar não escondeu a insatisfação. Ele pediu para justificar o seu voto contrário e, em tom de tristeza, disse estar decepcionado com o voto de alguns colegas. Em seguida, acusou todos de fazerem parte de uma organização criminosa, inclusive o presidente da Casa, Juca do Guaraná, e afirmou que iria provar sua inocência.

"Meu voto é não, e [queria] dizer que com alguns aqui não me decepcionei, mas com outros... Vereador Lilo, vereador Vidal, vereador Rodrigo de Arruda e Sá. Com outros realmente me decepcionei muito, porque eu não acreditava que os senhores faziam parte da maior organização criminosa que existe em Cuiabá. E eu vou provar [as acusações contra] um por um, inclusive o senhor presidente”, disse.

A votação

Foram 13 votos a favor da cassação de Paccola: Adevair Cabral (PTB), Chico 2000 (PL), Dr Licinio (PSD), Ricardo Saad (PSDB), Edna Sampaio (PT), Juca do Guaraná Filho (MDB), Kássio Coelho (Patriota), Lilo Pinheiro (PDT), Marcus Brito (PV), Mario Nadaf (PV), Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania), Sargento Vidal (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos).

Outros 5 votaram pela permanência do vereador na Câmara: o próprio Paccola, Demilson Nogueira (PP), Sargento Joelson (PSB) e os suplentes Paulo Peixe (Republicanos) e Renato Motta (Podemos). 

Preferiram se abster de votar os vereadores Michelly Alencar (União Brasil), Luiz Fernando (Republicanos), Fellipe Corrêa (Cidadania).

Faltaram à sessão os parlamentares Cezinha Nascimento (PL), Marcrean Santos (PP), Paulo Henrique (PV) e Didimo Vovô (PSB).

Sessão tensa

A sessão foi marcada pela presença de grupos contrários e a favor de Paccola. A família de Japão esteve presente e a mãe dele, Élia Miyagawa, chegou a afirmar que esperava que a justiça fosse feita porque o parlamentar destruiu a vida da família dela.

Paccola também se defendeu. Sob vaias e gritos de "assassino", chorou e afirmou que também tem família.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Alex r 05/10/2022

Esperidião então podemos matar os outros pelas costas???? A sangue frio na rua!!! EBAAAA vai ser que nem nos bang bang.... AH cara me poupe ! O cara fez tem que ir a justiça sem beneficio politico!!

positivo
0
negativo
0

Esperidião 05/10/2022

to sabendo de tudo, vc não sabe nada. Tanto que seu comentário execra o vereador Coronel, mas notoriamente o senhor vota no Lula que é criminoso, foi peso por corrupção, formação de quadrilhas e ouros crimes. E o Francis apenas disse com olhar para o outro lado, que é o da justiça. Creio que ele seja advogado, ou pelo menos bem entendido no assunto de justiça.

positivo
0
negativo
0

tô sabendo de tudo.... 05/10/2022

Sr. Francis...com todo respeito......A população de Cuiabá NÃO quer mais esse cara..esse vereador...que matou uma pessoa.....ele cometeu um CRIME......ACORDA....eu, particularmente, NÃO quero uma pessoa, que matou alguém, um CRIMINOSO, me representando na Câmara......esse cara, não tem mais condições morais..de ficar na Câmara...Um grande abraço a todos.....

positivo
0
negativo
0

Francis 05/10/2022

Dos 25 vereadores, doze não votaram em favor da cassação. Isso implica em dizer que 50% deles não foram favoráveis à cassação. Segunda-feira estará de volta por decisão da justiça. Espere e verás! O crime por ele cometido não é eleitoral, mas sim comum, na rua, não foi nas dependências da Câmara. Não cabe a Câmara determinar sua cassação. Podiam até afastá-lo enquanto corre processo na justiça. Cassá-lo não.

positivo
0
negativo
0

REVOLTADO...com esses FDP....de Bolsonar 05/10/2022

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

5 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br