Previsão do tempo ??°C Cidade

Legislativo Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025, 07:30 - A | A

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025, 07h:30 - A | A

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Da bancada de MT, 6 aprovam PL da Dosimetria; Emanuelzinho vota contra

Texto do PL da Dosimetria deve ser analisado pelo Senado ainda em 2025

Gabriel Rodrigues e Jacques Gosch

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o PL da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas dos condenados por crimes da trama golpista e dos atos de 8 de janeiro de 2023.

Da bancada de Mato Grosso, seis deputados votaram a favor. São eles, Coronel Assis (União Brasil), Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União Brasil), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL).

O deputado federal Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, votou contrário ao PL da Dosimetria.  Já Juarez Costa (MDB) não registrou voto.

Reprodução

Bancada MT PEC da Blindagem

Coronel Fernanda, Nelson Barbudo, José Medeiros, Rodrigo da Zaeli, Nelson Barbudo e Coronel Assis votaram a favor do PL da Dosimetria

O ex-presidente  da República Jair Bolsonaro (PL) também será beneficiado e pode ter a pena em regime fechado reduzida para até 2 anos e 4 meses, de acordo com o relator do projeto, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

O Coronel Assis comemorou a aprovação, classificando os presos beneficiados pelo P da Dosimetria como “patriotas”. Além disso, afirmou que a votou a favor atendendo pedido do próprio Bolsonaro.

“As pessoas, com certeza, poderão ir para suas casas e estar junto com seus familiares. Fizemos o possível e vamos continuar lutando por essas pessoas e por todos que são injustiçados no Brasil”, disse em vídeo postado nas redes sociais.

A Coronel Fernanda também comemorou a aprovação. Segundo ela, o PL da Dosimetria faz justiça a Bolsonaro.

“O PL da Redução de Pena foi aprovado, é um passo enorme na luta pela liberdade de todos os presos do 8 de Janeiro. Vamos seguir firmes defendendo quem está pagando injustamente e continuamos na batalha por justiça ao nosso capitão Bolsonaro”, postou logo após a votação.

Agora, o projeto será analisado pelo Senado. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (UniãoBrasil-AP), afirmou em plenário que pretende analisar o PL da Dosimetria ainda em 2025.

A aprovação do Projeto de Lei nº 2.162/23, o chamado PL da Dosimetria, é uma meia vitória para a oposição bolsonarista, que orientou voto a favor da proposta, mas que até então tentava articular anistia “ampla e irrestrita” para Bolsonaro e os demais condenados.

Com a falta de apoio ao tema, a oposição recuou e passou a aceitar debater um projeto que apenas reduz as penalidades aplicadas contra os condenados. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), anunciado como candidato do pai à disputa das eleições presidenciais de 2026, chegou a colocar a própria candidatura como moeda de troca para o texto ser aprovado.

Em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, por liderar a trama golpista. O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde 22 de novembro. Com a aprovação do projeto de lei, a expectativa é que o ex-presidente fique detido por menos tempo.

Os parlamentares governistas tentaram retirar da pauta a votação do projeto, no entanto, o requerimento foi rejeitado por 294 votos contra 146. Depois, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, apresentou requerimento para adiar a votação, que também foi rejeitado.

Assessoria

Emanuelzinho Pinheiro e Juarez Costa

O deputado federal Emanuelzinho votou contro o PL da Dosimetria; Juarez Costa não registrou voto na sessão que entrou madrugada adentro

Entenda o texto

O PL da Dosimetria altera as regras de progressão de regime, mecanismo que permite ao condenado com bom comportamento passar para os regimes semiaberto ou aberto.

A nova legislação prevê que a progressão ocorra após o cumprimento de um sexto da pena, e não mais de um quarto. A mudança não se aplica a casos como crimes hediondos ou réus reincidentes. (Com informações do Metrópoles, parceiro do )

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Lud 11/12/2025

Seis inúteis q ficaram 4 anos usufruindo das beneces do governo.

positivo
0
negativo
0

Angelo 10/12/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

João 3 perna 10/12/2025

Raça de muares!

positivo
0
negativo
0

Zelão 10/12/2025

Tão achando que vai ficar assim ? Que esta " PL" só vai servir para os amiguinhos? O PCC , CV , Irmãos do Norte , ADA , Irmandade ....etc vão querer o MESMO tratamento ......pau que bate em Chico bate em Francisco ...... aguardem ...... abriram a porteira , agora aguentem......

positivo
0
negativo
0

Germano Paes 10/12/2025

Mercadores da política! Fisiologistas! São os que vivem açoitando a classe trabalhadora. Sobrevivem das desgraças causadas aos pobres. Eles não tem projeto algum em benefício ao povo. Estado de MT com praticamente todos os políticos atrelados ao bolsonarismo. Tamanha destruição as conquistas de outrora adquiridas. Esse povo não tem nada de humano. Se eu pudesse ser atendido por Deus, eu pediria para agir com justiça com estes deputados (a) que envergonham sempre MT. Não votem em políticos do: PL, PP, REPUBLICANOS, UNIÃO BRASIL. Derrota de todos eles nas urnas em 2026. Justiça Divina para estes políticos!

positivo
0
negativo
0

Márcio 10/12/2025

Nossos representantes agro são uma vergonha!!! Interesse para a população, nenhum. Interesses próprios, todos os possíveis. 26 está aí...

positivo
1
negativo
1

Cuiabano 10/12/2025

Essa Gisela Simona é uma verdadeira decepção.

positivo
0
negativo
0

ROBSON 10/12/2025

Eu espero cada um deles em minha casa para pedir votos. Infelizmente esses "deputados" é a vergonha de Mato Grosso na Câmara. O pior que tem eleitores que votam neles. Se fosse um preso comum eles estariam pedindo pena de morte, como estamos cansados de ouvir dessa mesma extrema direita. A imprensa tem um papel muito importante nesse momento esclarecendo o povo, mas é covarde e omissa também .

positivo
0
negativo
0

Glauber 10/12/2025

Enquanto o Brasil vive uma epidemia de Feminicidios, é tomado por Facções. Esses Pseudôparlamentares criam leis que atedem seus próprios interesses politicos e partidarios. Aguém tem dúvida de que se essas criaturas se candidatarem novamente, ainda serão reeleitos? A culpa dessas pessoa estarem no Parlamentao brasileiro é de quem os reelegem. Enquanto tivermos torcedores e não eleitores, essas pessoas continuaram no Poder.

positivo
0
negativo
0

alexandre 10/12/2025

unico gorpe, é praticado por quem deveria ser o guardião da Constituição....

positivo
0
negativo
0

Edvaldo de Magalhães 10/12/2025

Não se assustem, esse congresso ficará pior em 2026! O saudoso deputado Ulisses Guimarães já havia profetizado que seria assim, pior, pior e pior!

positivo
0
negativo
0

João Dias 10/12/2025

Esse PL da Dosimetria é o "Novo Golpe" dos Bozonaristas contra o Estado Democrático de Direito, mas o Ministro Alexandre de Moraes (Xandão) do STF não irá permitir este absurdo e tamanha barbaridade. E o Povo Brasileiro tem que dar a resposta nas urnas nas próximas eleições não votando e nem elegendo os candidatos Bozonaristas que são os defensores de bandidos e golpistas.

positivo
0
negativo
0

Marcelo 10/12/2025

realmente só salva o deputado emanuelzinho, tmj

positivo
0
negativo
0

Eduardo 10/12/2025

Meu voto está certo... Parabéns deputado federal Emanuel - VOCÊ ME REPRESENTA....

positivo
0
negativo
0

João 10/12/2025

Defensores de bandido. Condenado por formação de quadrilha.

positivo
0
negativo
0

Mauro 10/12/2025

Viva a democracia, em 2026 eu e minha família voltaremos em Gisela Simona!! A federal do jeito certo

positivo
0
negativo
0

alexandre 10/12/2025

Emanuel é PT, votou contra pipoqueiro, vendedor de doces e velhinhas com biblia. o dono do banco MANSTER TA PRESO ? Nunca ouve tentativa de gorpe, então o MST, INDIOS invadiu 300 x o Congresso, COP 30 E NADA ACONTECEU...

positivo
0
negativo
0

Ze da juquira 10/12/2025

Nossa que novidade os 6 bobalhoes de MT ,so servem para isso, lamber saco de miliciano. Ontem em Brasilia so faltou o Abilio para o circo ficar completo a direita quer solta o bandido ladrao de joias de tudo forma , O importante e que Lula vai ganhar no primeiro turno seus bobalhoes podem fazer o que quiser . LULA 2026 OUTRA VEZZZZZ

positivo
0
negativo
0

Wagner Lima 10/12/2025

Quem diria que deputados ex policiais militares votariam um dia na história do Brasil, para descondenar mais um?

positivo
0
negativo
0

19 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br