Blog do Romilson Cuiabá, 21 de Janeiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

ROTA DA INTEGRAÇÃO

Não fosse a Funai, a BR-158 já estaria concluída, dispara Silval

Por 12/11/2011, 22h:20 - Atualizado: 12/11/2011, 22h:34

     Embora o conflito para definir o futuro da fazenda Suiá Missu, disputada por produtores rurais e índios da etnia Xavante, ainda não tenha sido resolvido, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou que o Ministério dos Transportes já bateu o martelo: a BR-158 terá seu trajeto original alterado e não passará mais por dentro da área que pode se tornar uma reserva indígena.

     Pressionado pelos prefeitos da região sobre a conclusão da estrada, Silval disparou contra a Funai. "Se não fossem eles esta rodovia já estaria concluída", reclamou. A fundação que representa os interesses dos índos ingressou com ações cobrando a propriedade da terra onde atualmente vivem mais de 300 famílias.

     Na tentativa de encontrar um entendimento, o Governo chegou a sugerir que uma outra área fosse doada aos índios. Inicialmente a proposta foi rejeitada mas, segundo Silval, nesta quarta (9) os representantes da etnia cederam para que a rodovia mantenha o trajeto original. O Ministério dos Transportes, no entanto, preferiu bancar a mudança da rota.

     Com o desvio de aproximadamente 60 km, a BR-158 passará por outros três municípios: Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto da Boa Vista. A previsão do Estado é que as obras sejam retomadas no final do período chuvoso (por volta de março de 2012) e concluído até o início de 2013.

      Segundo o governador, a obra só não foi concluída devido a um erro. "Tudo o que estava projetado foi feito. A empreiteira só parou porque não tinha mais o que fazer, nem o que receber", explicou. O peemedebista, que esteve em Brasília nesta quarta (9), garantiu que a obra já está novamente sob os cuidados do Dnit. O órgão vai reformular o projeto inicial,incluindo a mudança do trajeto.

    O superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, admitiu que a crise que assolou o Ministério dos Transportes, resultando no pedido de demissão do ex-diretor do departamento Luiz Antônio Pagot, repercutiu no caso da BR-158. Ele garante, entretanto, que o empreendimento está assegurado pelo governo federal. "O dinheiro está no orçamento e não tem risco de se perder. O que entra no PAC não sai", sustentou.

     Durante a solenidade de inauguração do sistema de abastecimento de água de Vila Rica, o prefeito Naftaly Calisto da Silva (PMDB), cobrou a conclusão dos trechos que ainda estão em estrada de terra batida. "Ainda bem que não é ano de eleição. Se fosse o povo diria que só estamos falando da BR-158 devido ao período de campanha", alfinetou.

Postar um novo comentário

CONTESTAÇÃO

Taques reage e diz não ser ladrão

Por 21/01/2020, 11h:54 - Atualizado: 29min atrás

pedro taques 680

Como um leão que acaba de acordar de um sono profundo, o hoje advogado Pedro Taques (PSDB), que deixou a cadeira de governador há um ano, decidiu partir pra cima e contrapor quem lhe vincular à corrupção. Afirma que ficou um ano sabático e só apanhando. Agora, reagirá.

Postar um novo comentário

EM SORRISO

Rossato tem 5 opções e deve lançar ex-vereador para duelo com prefeito

Por 21/01/2020, 11h:44 - Atualizado: 58min atrás

rossato 680 sorriso

Dilceu Rossato (centro) e aliados Cesar Schevinski, Silvana Faccio, Alei Fernandes, Cláudio Oliveira e Ilton Polizello

O ex-prefeito de Sorriso, empresário Dilceu Rossato, não vai à reeleição, para pretende mergulhar na campanha do aliado que definir para o confronto nas urnas com o prefeito Ari Lafin (PSDB), que buscará novo mandato.

Postar um novo comentário

EDUCAÇÃO

MEC credencia 3 faculdades de MT

Por 21/01/2020, 09h:00 - Atualizado: 21/01/2020, 01h:02

curso mec 680

Em sessão no mês passado, a Câmara de Educação Superior, vinculada ao MEC, aprovou o credenciamento da Faculdade Saber de Cuiabá (FASC), a ser instalada na rua Tenente Thogo da Silva Pereira. O relator Francisco Cesar de Sá se manifestou contra, mas foi voto vencido.

Postar um novo comentário

FRAUDES E CASSAÇÃO

Ex-vereador alertou Selma ainda no início da campanha sobre cassação

Por 20/01/2020, 20h:13 - Atualizado: 20/01/2020, 20h:20

Rdnews/arquivo

yuri bastos 680

O ex-vereador por Cuiabá, ex-diretor da extinta Secopa e ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, uma figura emblemática, encrencada com a Justiça e que hoje está entregue ao ostracismo político, foi o primeiro a alertar Selma Arruda sobre o risco de cassação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Big John | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 08h45
    2
    0

    Com um conselheiro desse, se fosse agora... seria depois a cassação.

  • Ramon | Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, 07h08
    6
    0

    Com um " conselheiro" como Yuri , pode- se ter em mente uma série de equívocos.

TRIBUNAL DE CONTAS

2 desafios de Maluf na presidênica

maluf 680 tce

Com menos de um ano no quadro vitalício de conselheiro, Guilherme Maluf está determinado a cumprir, na presidência do Tribunal de Contas do Estado, dois grandes desafios. E inicia este trabalho já na próxima semana.

Postar um novo comentário

PALÁCIO PAIAGUÁS

Mauro inicia 2º ano sem trocar staff; Taques mudou 7 no mesmo período

Por 20/01/2020, 10h:18 - Atualizado: 20/01/2020, 10h:27

mauro mendes posse 680

Mauro Mendes (DEM) entra o segundo ano de mandato sem promover uma mudança no secretariado. Todos 16, incluindo os que tocam a PGE e a Controladoria, estão nos postos desde 1º de janeiro de 2019.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • andreia | Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020, 15h19
    2
    2

    Jesus não agradou todo mundo, mas a sec. marioneide, vem desenvolvendo um trabalho, não é facil pegar as escolas todas arrebentada, aos poucos vai se arrumando, temos que ter esperança.

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2478