Previsão do tempo ??°C Cidade

CULTURA Quarta-feira, 28 de Outubro de 2026, 17:15 - A | A

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2026, 17h:15 - A | A

RECUPERAÇÃO

Reforma do chafariz da Caixa D’Água Velha entra na segunda fase

Obra em Cuiabá inclui recuperação da estrutura e modernização dos sistemas hidráulico e elétrico; espaço de convivência também passa por melhorias

Da Redação

A reforma do chafariz do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, entrou na segunda das três etapas previstas. Sem funcionar há alguns anos, a estrutura é revitalizada pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, em parceria com a Prefeitura.

Divulgação/Assessoria

Museu da Caixa d velha chafariz

 

Localizado na parte superior do museu, o chafariz tem uma queda d’água de aproximadamente 7 metros de altura e quase 20 metros de comprimento. Os trabalhos incluem recuperação da alvenaria, retirada do revestimento antigo, impermeabilização e instalação de pastilhas cerâmicas maiores e mais resistentes, além de melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico.

“O serviço exige uma atuação integrada das equipes de eletromecânica, hidráulica e civil. Além da recuperação da estrutura, modernizamos os sistemas hidráulico e elétrico, com melhorias que contribuem para a durabilidade do equipamento e para a retomada de um espaço importante para a história e o lazer dos cuiabanos”, destaca o coordenador de Eletromecânica da Águas Cuiabá, Fabrício Martins.

O chafariz fica integrado ao deck de madeira da área de convivência, que também passa por reforma, sob responsabilidade da Prefeitura. O espaço conta com palco, sanitários e uma ximbuva antiga, espécie cuja madeira é usada por ribeirinhos na produção de violas de cocho.

O museu ocupa um antigo reservatório construído em estilo romano, com duas galerias subterrâneas de pedra e capacidade para mais de 1 milhão de litros de água captada do Rio Cuiabá, que era distribuída por gravidade para bicas e chafarizes. O sistema, inaugurado há 144 anos em 1882, era considerado moderno para a época. 

Aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o local exibe objetos que fizeram parte de seu funcionamento, como tubos de ferro fundido e registros utilizados para controlar a distribuição de água.

Para o diretor operacional da Águas Cuiabá, Lucas Alves, a participação na obra contribui para preservar um marco da história do saneamento na Capital e recuperar um espaço de convivência e lazer.

A parceria entre a concessionária e a Prefeitura começou com a recuperação dos sistemas operacionais das fontes das praças Alencastro e Ipiranga, como parte das obras em comemoração ao aniversário de Cuiabá. Depois, a iniciativa foi ampliada para os chafarizes do Museu da Caixa D’Água Velha e do Parque das Águas.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br