Previsão do tempo ??°C Cidade

Eleições 2026 Quinta-feira, 30 de Julho de 2026, 17:21 - A | A

Quinta-feira, 30 de Julho de 2026, 17h:21 - A | A

DERROTA DOS CAMPOS

Por 30 a 19, UB rejeita Jayme ao Governo e abre caminho para Pivetta

Maioria dos convencionados votou a favor do partido para apoiar o projeto de reeleição do governador Otaviano Pivetta

Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches

Por maioria, o União Brasil em Mato Grosso rejeitou o projeto do senador Jayme Campos ao Governo do Estado durante votação entre convencionais do partido nesta quinta-feira (30), em Cuiabá e abriu caminho para apoiar o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), aliado que não pertence à federação com o PP. Ao todo, foram 30 votos pró-aliança com Pivetta, 19 a favor de candidatura própria com Jayme, um voto nulo e uma abstenção.

Rodinei Crescêncio

Jayme Campos e Mauro Mendes

A convenção foi marcada por muita confusão, gritaria e acusações de "trairagem" da parte do grupo do ex-governador Mauro Mendes, que atualmente preside a federação e o UB no estado. Ele é aliado de Pivetta e defendia a devolução de apoio ao Republicanos, que fez parte da gestão nos últimos 7 anos.

Entretanto, aliados de Jayme apontaram decisões monocráticas de Mauro na condução do processo interno para beneficiar um agente externo. O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB) foi um dos políticos que tratou o tema como traição e não recuou da posição, mesmo após Mauro cobrar retratação.

Durante a fase pré-convenção, Jayme estimava recer entre 31 e 35 votos dos 51 convencionais. A contagem do político chegou a ser contestada pelo ex-governador, que acusou "deselegância" na exposição da "boca de urna". Esse processo também envolveu troca de farpas e reclamações de suposta "compra de apoio".

Confira o momento da retirada dos votos da urna:

"Rumo certo"

Segundo Mauro, o resultado da convenção representa a escolha por continuar um modelo de gestão que "tirou Mato Grosso da Série C e colocou na Série A dos estados brasileiros". Já o governador Otaviano Pivetta afirmou que recebe o apoio do União Brasil com gratidão e responsabilidade, destacando que o resultado fortalece um projeto de gestão construído em conjunto ao longo dos últimos anos.

"O Pivetta tem uma trajetória marcada pela seriedade, pela experiência e por demonstrar resultado por onde passou. Colocou Lucas do Rio Verde como referência nacional. E como meu vice e agora como governador nos ajudou a fazer de Mato Grosso um dos estados do país que mais investem no cidadão. Ele tem todas as qualidades para continuar a tocar esse modelo de gestão que tornou Mato Grosso um exemplo de Brasil que dá certo", disse.

Assessoria

Resultado Convenção União Brasil

O governador Otaviano Pivetta afirmou que recebe o apoio do União Brasil com gratidão e responsabilidade, destacando que o resultado fortalece um projeto de gestão construído em conjunto ao longo dos últimos anos.

“Essa decisão demonstra maturidade política e compromisso com Mato Grosso. Agradeço aos convencionais pela confiança e pelo reconhecimento de que esse projeto deu certo. Ao lado do Mauro Mendes, recuperamos um Estado que enfrentava enormes dificuldades e construímos uma gestão equilibrada, que investe, gera oportunidades e entrega resultados. Recebo esse apoio com humildade e com a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho que colocou Mato Grosso no caminho do desenvolvimento”, declarou.

Resultado convenção

Antes de rejeitar o projeto de Jayme, o partido havia homologado a candidatura de Mauro ao Senado e dos candidatos a deputado estadual e federal, entre políticos que vão à reeleição e lideranças da Baixada Cuiabana e do interior do estado. A lista final ainda vai incluir nomes do Partido Progressista (PP), sigla federada com o União Brasil a nível nacional.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Isadora 30/07/2026

Estão saindo milionários, vaidosos, petulantes e arrogantes. O povo está aí, sempre enganado, ludibriado e sofrido com as promessas vã. Povo pobre políticos ricos é mais uma estória mal feita pelos nossos políticos.

positivo
1
negativo
0

Lira do Glória 30/07/2026

Agora a Lei vigente aprovada no congresso é a Lei da Infidelidade Partidária!

positivo
5
negativo
1

#otombo 30/07/2026

Com isso , Campos apóia Welington Fagundes, seu eleitorado grande parte vai com ele ,outra parte vai no pt e o tombo da dupla MM/PIVETTA será grande . .

positivo
10
negativo
3

João 30/07/2026

Vocês vão ver nas urnas aguarde Mauro falta agora você convencer eleitores de todo estado .

positivo
11
negativo
3

PLEBEU 30/07/2026

COM ESSA DEROTAS DOS CAMPO SIGNIFICA QUE ACABOU A ERA DOS CAMPO DE VEZ , JÚLIO CAMPOS PODE COLOCAR A BARBACDE MOLHO QUE ESTÁ CHEGANDO A APOSENTADORIA. ?

positivo
8
negativo
4

e assim serão mais 4 anos sem RGA 30/07/2026

Ou seja, MM, Piveta e outros pares, usam poder para benefício próprio, independente do melhor para todos...logo, servidores, como pode confiar nesse grupo? Servidores e familiares que votarem nesses atores estarão cavando a própria cova...

positivo
11
negativo
2

6 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br