Previsão do tempo ??°C Cidade

Eleições 2026 Quarta-feira, 07 de Outubro de 2026, 09:00 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2026, 09h:00 - A | A

DISPUTA AO PLANALTO

Ranalli publica imagem de burro sobre mapa do Nordeste e critica apoio a Lula

Vereador de Cuiabá associou a vitória do petista nos nove estados da região aos índices de pobreza e analfabetismo

Patrícia Sanches

Faixa - selo eleições 2026

Reprodução

rafael ranalli

O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli (PL) — que disputou, sem sucesso, uma vaga na Câmara Federal — usou as redes sociais para publicar uma postagem com conteúdo preconceituoso contra nordestinos, que pode ser enquadrado como xenofobia. Na imagem, a figura de um burro aparece sobre o mapa dos nove estados da região.

A região foi crucial no domingo para levar a eleição presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) ao segundo turno. O Nordeste tem histórico de votar majoritariamente em Lula, o que tem provocado críticas, muitas vezes agressivas, por parte de setores da direita.

“#Nordeste #fazol e continua na #Pobreza. Lula lidera entre os estados com maior índice de pobreza e analfabetismo do país”, diz Ranalli, que se denomina “bolsonarista raiz” e teve mais de 30 mil votos na disputa a federal.

No domingo (4), primeiro turno das eleições de 2026, Lula (PT) venceu Flávio Bolsonaro nos nove estados do Nordeste, mantendo a fidelidade eleitoral na região. O resultado reduziu a “dianteira” de Flávio. Ao todo, em todo o país, o liberal obteve 47,07% dos votos, contra 45,12% do petista. O segundo turno será realizado em 25 de outubro.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br