Previsão do tempo ??°C Cidade

Executivo Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 18:02 - A | A

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 18h:02 - A | A

APÓS POLÊMICA

"Todes" pichado perto da Prefeitura é apagado e Abilio comemora: Sumiu

A manifestação em grafite, em caixa alta, ocorreu dias após o prefeito repreender a professora Maria Inês da Silva Barbosa, que usou o pronome neutro

Gabriel Rodrigues

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), comemorou o "sumiço" da pichação da palavra "Todes" em tapume metálico em frente à Praça Alencastro, a poucos metros do Palácio Alencastro, onde fica o gabinete do gestor. A manifestação em grafite, em caixa alta, ocorreu dias após o prefeito repreender a professora Maria Inês da Silva Barbosa, que usou o pronome neutro “todes” durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá.

Reprodução/Instagram

picha��o TODES abilio

Postagem do prefeito Abilio Brunini sobre a pichação com a palavra "todes", na linguagem neutra

O caso ganhou repercussão nacional, gerando onda de apoio ao prefeito e também críticas pela deselegância com a professora. Passados quase seis dias, um grafite foi realizado no centro da Capital, soando como uma afronta direta ao gestor, que foi apagada. A linguagem neutra é usada para identificar uma pessoa não-binária,  ou seja, que não se identifica com o gênero masculino e nem com o feminino.

Nas redes sociais, Abilio apostou na ironia para responder o afrontamento, endossando que a palavra não existe não língua portuguesa e que, por isso, também deixaria de existir no grafite feito. Além disso, alertou os pichadores, que se identificados ou pegos em flagrantes, deverão ser punidos.

"Ontem alguém foi pichar uma palavra inexistente na língua portuguesa. Como "todes" não existe, sumiu. Se for pichar em Cuiabá, pense três coisas: primeiro, pode ter uma câmera te flagrando fazendo isso; segundo, se fizer, lembre que vai responder legalmente por isso, será apagado e se você for pego será advertido; terceiro, use palavras da língua portuguesa para não passar vergonha, compre tinta local para estimular o nosso comércio local", disparou ele.

Tramita na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que pode impor a aplicação de multa de R$ 3 mil por cada ato de pichação flagrado exclusivamente em prédios públicos do município. A proposta é de autoria do vereador Ten. Coronel Dias (Cidadania), aliado de Abilio.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Bob 14/08/2025

Prefeito preocupado com uma pichação num prédio que nem é da Prefeitura. Quem será que pagou para limpar o tapume? Enquanto isso, os pontos de ônibus de Cuiabá estão todos pichados, vandalizados e com cartazes contendo todo tipo de propaganda. Gostaria de ver do Prefeito o mesmo empenho para limpar os pontos de ônibus.

positivo
0
negativo
0

Eugène Terre'Blanche 14/08/2025

Penso que tudo de ruim que hoje vemos - "todes" e "bolsonarismo"- começou em 01/01/2003. A primeira eleição do Lula foi a abertura da Caixa de Pandora da política. Tudo que é ruim começou ali. Lula, Bolsonaro são o cerne do mal

positivo
0
negativo
0

alexandre 14/08/2025

mimimi petebas....todes errado

positivo
0
negativo
0

João 13/08/2025

E o Bilio ajudando a eternizar o "todes"... logo logo estará no dicionário.

positivo
0
negativo
0

Roni 13/08/2025

Cuiabá está tomada pelo abandono. Basta ir na rua de acesso a rodoviária, onde o lixo está vergonhosamente tomando conta da rua e o odor é horrível. Enquanto isso o prefeito YouTuber continua nessas picuinhas, aí invés de trabalhar por Cuiabá.

positivo
0
negativo
0

5 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br