Judiciário

Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 11h:11 | Atualizado: 20/02/2018, 16h:36

Esquema no Detran originou no gabinete de Savi e ajudou campanha à reeleição

Mário Okamura/Rdnews

mauro savi depuado estadual 2.jpeg

MPE aponta que esquema no Detran-MT teve origem no gabinete de Mauro Savi

De acordo com o Ministério Público Estadual, o esquema de fraude em licitação e pagamento de propina no Detran-MT foi definido em uma reunião no gabinete do deputado estadual Mauro Savi (PSB), que detinha grande poder de influência na autarquia. O fato é investigado na Operação Bereré, deflagrada nesta segunda (19).

A afirmação do MPE tem como base o acordo de colaboração premiada (delação) do ex-presidente do Detran Teodoro Moreira Lopes, o "Dóia". Ele detalha que entre julho e agosto de 2009, quando já ocupava o comando da autarquia por indicação de Savi, foi convocado pelo parlamentar para uma reunião em seu gabinete na Assembleia.

Além de Savi, Dóia diz que o encontro contou com a participação dos também investigados Marcelo da Costa e Silva e Roque Anildo Reinheimer, que ofereceram a execução da atividade de registro junto ao Detran, se comprometendo a apresentarem uma empresa para a efetivação do contrato.

Na semana seguinte, Dóia relembra que voltou a se encontrar com Marcelo Silva, quando foi apresentado a Merison Marcos Amaro, representante da FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação de Documentos Ltda., que posteriormente se tornou EIG Mercados Ltda.

Campanha

Na oportunidade, conforme o ex-presidente, Marcelo teria se comprometido a repassar o valor recebido pela FDL em razão do cumprimento do futuro contrato administrativo a ser formulado com o Detran às campanhas eleitorais de Savi e do ex-governador Silval Barbosa (sem partido), que na época disputavam a reeleição à Assembleia e ao governo, respectivamente.

Após a efetivação do contrato entre a FDL e o Detran, o repasse prometido foi feito no valor de R$ 750 mil para cada um, em espécie.

Direcionamento

O delator afirma que antes da contratação da empresa, ele obteve o edital da licitação vencida pela FDL em Piaui. Declara ter determinado que a comissão do Detran confeccionasse o edital de licitação nos mesmos moldes.

Além disso, para direcionar a licitação, Marcelo Silva lhe solicitou a inclusão de clausula no edital, na qual a empresa vencedora teria que realizar vistorias prévias em todas as Ciretrans do Estado, solicitação aceita e implementada.

Com o certame direcionado, a FDL venceu a licitação. Para operar para operar o esquema de lavagem de dinheiro, segundo o MPE, a FDL contratou a empresa de fachada Santos Treinamento, que teve como sócio o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (PSB).

A organização criminosa, segundo a investigação, ainda utilizava diversas pessoas, com o objetivo de “lavar” o dinheiro oriundo do pagamento de propina, por parte da FDL.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Cidadão | Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 14h27
    8
    0

    Todos Sabiam disso, dessa empresa e desses valores absurdos, desde 2009 e só agora vai parar, quase 10 anos levando dinheiro do cidadão trabalhador. Uma vergonha mesmo!

  • Critico | Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 12h26
    13
    0

    Fosse num país sério, esses corruptos estavam presos, pois a denuncia e grave.

Matéria(s) relacionada(s):

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

Quitados atrasados da gestão Taques

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes comemora o fato de estar fechando os 10 primeiros meses de mandato já tendo conseguido, mesmo sob crise financeira e uma série de medidas austeras para equilibrar as contas públicas, regularizar todos os pagamentos aos municípios de 2018 empurrados para sua...

Tangará, os indecisos e PSL com Caio

caio 400 tangara da serra curtinha   Em Tangará da Serra, até agora ninguém sabe para onde vão alguns partidos, como PTB, PL (ex-PR), Pros e DC. Há uma chance de que estes, que outrora foram importantes na cidade, nem lancem candidatos a vereador, principalmente porque não possuem nomes suficientes para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.