Judiciário

Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 11h:11 | Atualizado: 20/02/2018, 16h:36

Esquema no Detran originou no gabinete de Savi e ajudou campanha à reeleição

Mário Okamura/Rdnews

mauro savi depuado estadual 2.jpeg

MPE aponta que esquema no Detran-MT teve origem no gabinete de Mauro Savi

De acordo com o Ministério Público Estadual, o esquema de fraude em licitação e pagamento de propina no Detran-MT foi definido em uma reunião no gabinete do deputado estadual Mauro Savi (PSB), que detinha grande poder de influência na autarquia. O fato é investigado na Operação Bereré, deflagrada nesta segunda (19).

A afirmação do MPE tem como base o acordo de colaboração premiada (delação) do ex-presidente do Detran Teodoro Moreira Lopes, o "Dóia". Ele detalha que entre julho e agosto de 2009, quando já ocupava o comando da autarquia por indicação de Savi, foi convocado pelo parlamentar para uma reunião em seu gabinete na Assembleia.

Além de Savi, Dóia diz que o encontro contou com a participação dos também investigados Marcelo da Costa e Silva e Roque Anildo Reinheimer, que ofereceram a execução da atividade de registro junto ao Detran, se comprometendo a apresentarem uma empresa para a efetivação do contrato.

Na semana seguinte, Dóia relembra que voltou a se encontrar com Marcelo Silva, quando foi apresentado a Merison Marcos Amaro, representante da FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação de Documentos Ltda., que posteriormente se tornou EIG Mercados Ltda.

Campanha

Na oportunidade, conforme o ex-presidente, Marcelo teria se comprometido a repassar o valor recebido pela FDL em razão do cumprimento do futuro contrato administrativo a ser formulado com o Detran às campanhas eleitorais de Savi e do ex-governador Silval Barbosa (sem partido), que na época disputavam a reeleição à Assembleia e ao governo, respectivamente.

Após a efetivação do contrato entre a FDL e o Detran, o repasse prometido foi feito no valor de R$ 750 mil para cada um, em espécie.

Direcionamento

O delator afirma que antes da contratação da empresa, ele obteve o edital da licitação vencida pela FDL em Piaui. Declara ter determinado que a comissão do Detran confeccionasse o edital de licitação nos mesmos moldes.

Além disso, para direcionar a licitação, Marcelo Silva lhe solicitou a inclusão de clausula no edital, na qual a empresa vencedora teria que realizar vistorias prévias em todas as Ciretrans do Estado, solicitação aceita e implementada.

Com o certame direcionado, a FDL venceu a licitação. Para operar para operar o esquema de lavagem de dinheiro, segundo o MPE, a FDL contratou a empresa de fachada Santos Treinamento, que teve como sócio o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (PSB).

A organização criminosa, segundo a investigação, ainda utilizava diversas pessoas, com o objetivo de “lavar” o dinheiro oriundo do pagamento de propina, por parte da FDL.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Cidadão | Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 14h27
    8
    0

    Todos Sabiam disso, dessa empresa e desses valores absurdos, desde 2009 e só agora vai parar, quase 10 anos levando dinheiro do cidadão trabalhador. Uma vergonha mesmo!

  • Critico | Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, 12h26
    13
    0

    Fosse num país sério, esses corruptos estavam presos, pois a denuncia e grave.

Matéria(s) relacionada(s):

Fabio diz vencer "homem do paletó"

fabio garcia 400 curtinha   Na reunião do DEM na 5ª, no gabinete do presidente da AL, Eduardo Botelho, com presença de oito integrantes da cúpula (Jayme, Júlio, Botelho, Fabinho, João Celestino, Beto, Cesar Miranda e Domingos Sávio), Fábio Garcia (foto), que provocou a maior crise ao mudar...

Morre presidente do Grupo Barralcool

petroni barralcool curtinha 400   Morreu neste sábado, em Cuiabá, aos 88 anos, o diretor-presidente do Grupo Barralcool, João Nicolau Petroni (foto). Ele foi um dos pioneiros no setor sucroenergético do Estado e o primeiro presidente do Sindicado das Indústrias Sucroalcooleiras de MT (Sindalcool). Era...

Abracrim cita arbitrariedade na SESP

michelle marrie abracrim curtinha 400   Michelle Marrie (foto), presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado, contesta a nota em Curtinhas entitulada "Secretário, Abracrim e saia-justa", sobre o fato de uma advogada ter se infiltrado na coletiva à imprensa concedida pelo...

Governo monitora crise na segurança

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro monitora de perto a crise instaurada no setor de segurança devido à operação desencadeada na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, para acabar com regalias de presos "da pesada", que comandam o crime organizado de dentro das celas. Houve...

Faissal se licencia e Oscar assume vaga

oscar_curtinha_400   O deputado estadual de primeiro mandato Faissal Calil (PV), a partir de quarta (21), vai se licenciar por 4 meses. Assim, dará lugar para o retorno do ex-deputado Oscar Bezerra (foto), que disputou à reeleição no ano passado, sem sucesso. Oscar, que tem base eleitoral em Juara, teve 11.827 votos e...

Fora do Podemos e dando pitacos

marcelo_curtinha   O presidente do Podemos-MT, José Medeiros, se diz surpreso com as declarações do adjunto de Turismo da Capital Marcelo Pires, que se posiciona contra a filiação de Niuan no partido. O absurdo disso é que Marcelo sequer é filiado e muito menos militante. Só participou de uma...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.