Judiciário

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 18h:26 | Atualizado: 20/02/2014, 10h:37

OPERAÇÃO ARARATH

Secretário empresta conta para Eder, vira alvo da PF e rebate investigação

.

vivaldo_interna (1).jpg

Secretário-adjunto, Vivaldo Lopes, se esquiva de acusação

O secretário-adjunto do Tesouro Estadual, Vivaldo Lopes, alegou ter emprestado a conta da empresa da qual é proprietário, a Brisa Consultoria, para que o ex-secretário de Articulações Institucional em Brasília, Eder Moraes, fizesse um único depósito no valor de R$ 75 mil, em 2010, e acabou virando alvo da quarta fase da Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta (19).

Segundo Lopes, o dinheiro era oriundo de uma empresa patrocinadora do Mixto Esporte Clube, naquele ano comandada pela Associação dos Amantes do Futebol e Amigos do Mixto (Afam), da qual Eder era presidente.

“Emprestei a conta em razão de o Mixto não poder receber o valor por causa das contas bloqueadas. O dinheiro seria destinado para o pagamento das despesas do clube, como fornecedores e pagamento de salário dos jogadores. Foi uma situação ocasional, eu trabalhava com ele na Sefaz”, afirmou o secretário.

Ele também informou que não estava na empresa no momento em que os agentes federais chegaram e que um funcionário os recepcionou. Em seguida, um advogado da empresa foi acionado para acompanhar o mandado de busca e apreensão.

A Polícia Federal recolheu documentos e um notebook de trabalho. “Eles não foram até minha casa, não fui notificado e nem recebi telefonema”.

Apesar de não se recordar do nome exato da empresa patrocinadora que doou o dinheiro, o secretário-adjunto afirmou que, à época, um dos empreendimentos que apoiavam o time era de propriedade de Valdir Piran, outro empresário que teve documentos apreendidos pela PF nesta quarta. “Toda documentação que comprova a lisura dessa transação na conta da minha empresa foi entregue à polícia”, garantiu Lopes. 

 A reportagem do Rdnews tentou entrar em contato com Eder Moraes e Valdir Piran, no entanto, até o fechamento desta matéria, nenhum deles retornou às ligações.

Às 09h26 - Dinheiro foi para Afam

O ex-secretário Eder Moraes reforça que o empréstimo da conta não foi para ele, mas sim para o Mixto, por meio da Afam. Para ele, mesmo sendo presidente da Associação e responsável pelas articulações, a situação não deve ser ligada a pessoa "Eder", já que a entidade tinha muitos outros membros, dos quais ele cita Blairo Maggi (PR), Silval Barbosa (PMDB), Dorileo Leal (PMDB), Mauro Mendes (PSB), José Riva (PSB) e por isso todos respondem igualmente pelas ações realizadas pela instituição. 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • cARLOS | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 20h22
    1
    0

    HAHAHAHAHAA, FALA SERIO VIVALDO, BOBOINHO VC NÃO EMPRESTOU A CONTA PRO EDER KKKKKKKKKKKKKKKKK, SO DANDO GARGALHADAS MESMO, UM DIA O POVO ACORDA E DA UM BASTA NESTA PRESEPADA.

  • Eduardo | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 09h05
    1
    8

    Caros leitores. Está claro que parte da mídia de MT declarou guerra contra o Sr. Eder Moraes. Todas as chamadas estão com o nome dele em destaque (letras garrafais). Vamos aos fatos: Outras pessoas que também foram alvo das investigações, entretanto, mal foram citadas nas mesmas matérias, porém, a foto e a chamada, sempre são as do Sr. Eder. Aliás, temos que ter bem claro em nossa consciência que investigações não são condenações sumárias. Na democracia, todos temos o direito de ampla defesa para os devidos esclarecimentos dos fatos, o que não está sendo facultada a ele. A quem interessa esse tipo de matéria? Do que eles têm medo? Somente porque o Sr. Eder é candidato e, com certeza, será eleito? Essa tentativa de sua execração publica, promovida sistematicamente nos últimos dias, sem qualquer prova, me leva a crer que as forças por trás disso estão com medo do Sr. Eder Moraes. E é bom ter medo mesmo. Eder. Continue firme na sua trajetória porque o povo de MT te apoia e irá te eleger como o deputado mais bem votado da história.

  • Dornele$ | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 04h51
    5
    2

    Gentil, fala pro Eder "Land Rover" não ir lá pelas bandas do viaduto da UFMT no dia de chuvas, pois você corre risco de morrer afogado. á é tanta água que bate na cintura!

  • Zé Poxoréo | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 00h00
    5
    0

    Ah tá entendi, ele é o que a justiça chama de hipossuficiente, aquele sujeito considerado sem instrução, muito pobre ou que pode facilmente ser ludibriado e deixar terceiros depositar valores em sua conta!

  • Gentil | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 23h01
    0
    6

    Mentira do Rdnews essa história de que tentou entrar em contato com Eder Moraes. Ate porque o Eder não corre da raia

  • Dornele$ | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 20h31
    3
    1

    Depois, dom Eder quer cobrar transparência de Orione. Rsrsrsr! Dom Eder isso chama-se lavagem!

Matéria(s) relacionada(s):

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.