Judiciário

Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 18h:26 | Atualizado: 20/02/2014, 10h:37

OPERAÇÃO ARARATH

Secretário empresta conta para Eder, vira alvo da PF e rebate investigação

.

vivaldo_interna (1).jpg

Secretário-adjunto, Vivaldo Lopes, se esquiva de acusação

O secretário-adjunto do Tesouro Estadual, Vivaldo Lopes, alegou ter emprestado a conta da empresa da qual é proprietário, a Brisa Consultoria, para que o ex-secretário de Articulações Institucional em Brasília, Eder Moraes, fizesse um único depósito no valor de R$ 75 mil, em 2010, e acabou virando alvo da quarta fase da Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta (19).

Segundo Lopes, o dinheiro era oriundo de uma empresa patrocinadora do Mixto Esporte Clube, naquele ano comandada pela Associação dos Amantes do Futebol e Amigos do Mixto (Afam), da qual Eder era presidente.

“Emprestei a conta em razão de o Mixto não poder receber o valor por causa das contas bloqueadas. O dinheiro seria destinado para o pagamento das despesas do clube, como fornecedores e pagamento de salário dos jogadores. Foi uma situação ocasional, eu trabalhava com ele na Sefaz”, afirmou o secretário.

Ele também informou que não estava na empresa no momento em que os agentes federais chegaram e que um funcionário os recepcionou. Em seguida, um advogado da empresa foi acionado para acompanhar o mandado de busca e apreensão.

A Polícia Federal recolheu documentos e um notebook de trabalho. “Eles não foram até minha casa, não fui notificado e nem recebi telefonema”.

Apesar de não se recordar do nome exato da empresa patrocinadora que doou o dinheiro, o secretário-adjunto afirmou que, à época, um dos empreendimentos que apoiavam o time era de propriedade de Valdir Piran, outro empresário que teve documentos apreendidos pela PF nesta quarta. “Toda documentação que comprova a lisura dessa transação na conta da minha empresa foi entregue à polícia”, garantiu Lopes. 

 A reportagem do Rdnews tentou entrar em contato com Eder Moraes e Valdir Piran, no entanto, até o fechamento desta matéria, nenhum deles retornou às ligações.

Às 09h26 - Dinheiro foi para Afam

O ex-secretário Eder Moraes reforça que o empréstimo da conta não foi para ele, mas sim para o Mixto, por meio da Afam. Para ele, mesmo sendo presidente da Associação e responsável pelas articulações, a situação não deve ser ligada a pessoa "Eder", já que a entidade tinha muitos outros membros, dos quais ele cita Blairo Maggi (PR), Silval Barbosa (PMDB), Dorileo Leal (PMDB), Mauro Mendes (PSB), José Riva (PSB) e por isso todos respondem igualmente pelas ações realizadas pela instituição. 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • cARLOS | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 20h22
    1
    0

    HAHAHAHAHAA, FALA SERIO VIVALDO, BOBOINHO VC NÃO EMPRESTOU A CONTA PRO EDER KKKKKKKKKKKKKKKKK, SO DANDO GARGALHADAS MESMO, UM DIA O POVO ACORDA E DA UM BASTA NESTA PRESEPADA.

  • Eduardo | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 09h05
    1
    8

    Caros leitores. Está claro que parte da mídia de MT declarou guerra contra o Sr. Eder Moraes. Todas as chamadas estão com o nome dele em destaque (letras garrafais). Vamos aos fatos: Outras pessoas que também foram alvo das investigações, entretanto, mal foram citadas nas mesmas matérias, porém, a foto e a chamada, sempre são as do Sr. Eder. Aliás, temos que ter bem claro em nossa consciência que investigações não são condenações sumárias. Na democracia, todos temos o direito de ampla defesa para os devidos esclarecimentos dos fatos, o que não está sendo facultada a ele. A quem interessa esse tipo de matéria? Do que eles têm medo? Somente porque o Sr. Eder é candidato e, com certeza, será eleito? Essa tentativa de sua execração publica, promovida sistematicamente nos últimos dias, sem qualquer prova, me leva a crer que as forças por trás disso estão com medo do Sr. Eder Moraes. E é bom ter medo mesmo. Eder. Continue firme na sua trajetória porque o povo de MT te apoia e irá te eleger como o deputado mais bem votado da história.

  • Dornele$ | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 04h51
    5
    2

    Gentil, fala pro Eder "Land Rover" não ir lá pelas bandas do viaduto da UFMT no dia de chuvas, pois você corre risco de morrer afogado. á é tanta água que bate na cintura!

  • Zé Poxoréo | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 00h00
    5
    0

    Ah tá entendi, ele é o que a justiça chama de hipossuficiente, aquele sujeito considerado sem instrução, muito pobre ou que pode facilmente ser ludibriado e deixar terceiros depositar valores em sua conta!

  • Gentil | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 23h01
    0
    6

    Mentira do Rdnews essa história de que tentou entrar em contato com Eder Moraes. Ate porque o Eder não corre da raia

  • Dornele$ | Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 20h31
    3
    1

    Depois, dom Eder quer cobrar transparência de Orione. Rsrsrsr! Dom Eder isso chama-se lavagem!

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.