Previsão do tempo ??°C Cidade

Órgãos Quinta-feira, 29 de Outubro de 2026, 15:27 - A | A

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2026, 15h:27 - A | A

CORTE DESFALCADA

TCE prevê convocar 3 substitutos após afastamento de 4 conselheiros

Waldir Teis assumirá comando do Pleno, que terá uma cadeira vaga; sessões serão retomadas em 10 de novembro

Patricia Sanches

Reprodução

Luiz Henrique Lima, Isaias Lopes e Luiz Carlos Pereira

Os conselheiros Luiz Henrique Lima, Isaias Lopes e Luiz Carlos Pereira

Os conselheiros substitutos Luiz Henrique Lima, Isaias Lopes e Luiz Carlos Pereira devem ser convocados para o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) após o afastamento cautelar de quatro titulares na Operação Tomada de Contas, que investiga um suposto esquema de propina na Corte. Foram afastados Sérgio Ricardo, José Carlos Novelli, Alisson Alencar e Guilherme Maluf. Sérgio Ricardo, presidente do tribunal, também foi preso preventivamente.

 

Diante dos afastamentos, o conselheiro Waldir Teis assumirá o comando do Pleno, que ficará com uma das cadeiras vagas até a eventual convocação dos substitutos. A medida depende de ato administrativo de Teis e deve ocorrer apenas na próxima semana, caso os titulares não possam retornar aos cargos.

O TCE cancelou a sessão prevista para a próxima terça-feira (03) para reorganizar a estrutura administrativa da Corte. Com isso, os trabalhos do Pleno serão retomados somente em 10 de novembro.

Em nota, o TCE informou que adotará as providências necessárias para cumprir as determinações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"A instituição assegura aos servidores, aos órgãos públicos jurisdicionados e à sociedade mato-grossense o compromisso com a normalidade administrativa, a continuidade dos trabalhos e a regularidade das atividades institucionais", afirmou a Corte.

Outro lado

O advogado Fernando Márcio Vareiro, que integra a defesa de Sérgio Ricardo, informou ao  que os advogados ainda buscam acesso ao conteúdo completo da investigação da Operação Tomada de Contas e, por isso, não têm posicionamento oficial sobre o caso. Segundo ele, o advogado Saulo Gahyva ficará à frente da defesa do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Responsável pela defesa de Grhegory Paiva Pires Moreira Maia, o advogado Vinicius Segatto também afirmou que precisa conhecer o teor da investigação antes de se manifestar.

 

As defesas dos demais alvos também foram procuradas, mas não responderam até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br