COPA DO PANTANAL

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 08h:17 | Atualizado: 30/05/2014, 08h:48

Cavalaria, sala cofre e câmeras são principais eixos da Segurança de MT


Reportagem Especial

Mário Okamura

Quadro_seguranca

Esquema de segurança está traçado. Governo assegura que MT está preparado para Copa. Veja, acima, principais pilares

Apontada como a  29ª cidade mais violenta do mundo, Cuiabá, desde que se tornou uma das sedes da Copa do Mundo, tem o quesito segurança pública como uma das principais preocupações do Governo. Por isso, foi feito um planejamento, que tem como “pilares” , por exemplo, o Centro de Operação da Arena Pantanal, sala de monitoramento de câmeras espalhadas por cada canto do estádio para “cuidar” passo a passo dos torcedores.

Outro fato fundamental para o evento é a Cavalaria, implantada em abril 2011, e que hoje tem 64 policiais militares. O intuito, de acordo com a secretaria de Segurança Pública (Sesp), é proporcionar a controle de multidões, que deverá ocorrer na parte externa da Arena Pantanal e no Fifa Fan Fest. Além disso, a outra implantação para a Copa foi construção da sala cofre, onde serão “protegidos” os hardwares e softwares da área de segurança pública.

 A sala é um ambiente blindado para proteger o Data Center – local onde fica armazenado todo o aparato tecnológico que serve de base aos sistemas da instituição – contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.

Nela o sistema não cai porque têm dois geradores. Se cessar a energia, segundo o secretário da pasta Alexandre Bustamante, funcionará sem derrubar todo o sistema de informática. Se houver a queda não seria possível, por exemplo, checar dados nos aeroportos e placa de carro. Com o sistema protegido não tem hacker nem problema de hardware. Foram aplicados R$ 128 milhões em sua construção.

Ednilson Aguiar

Cavalaria de MT

Cavalaria vai ajudar a evitar tumultos e contornar possíveis "crises" na Copa

Além disso, no decorrer da Copa, o efetivo deve ficar concentrado em Cuiabá e Várzea Grande, em regime de plantão. Apesar da secretaria de Segurança Pública não informar o real número, por questões de segurança, sabe-se que o evento tem prioridade, por isso, as Policias Militar e Civil, juntamente com a Polícia Federal e Rodoviária devem atuar em diferentes plataformas e resguardando os principais pontos das duas cidades.

No núcleo de Inteligência, tanto estadual como federal, além da alta cúpula da segurança pública, se manterá em prontidão no Comando Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em caso de decisões extremas como um eventual ataque terrorista, ou até mesmo nas manifestações que podem ocorrer durante a realização dos jogos da Copa.

A Segurança Pública  vai usar ainda, durante a Copa, dois veículos de tecnologia embarcada, adquiridos em um convênio com a Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do governo Federal. Os caminhões serão utilizados para o evento, mas depois também serão usados no dia a dia das forças de segurança. Com os veículos, o Estado irá aumentar sua capacidade para 28 softwares. Outra utilidade para as máquinas é a integração com o sistema de monitoramento das cidades, o que irá ajudar na atuação em grandes eventos como feiras e exposições em todo o Mato Grosso.

Eixos da segurança 

A Segurança Pública vai trabalhar em três grandes eixos de atuação como a segurança da comitiva da Fifa, delegações das seleções e autoridades de Estado; segurança das instalações nas áreas de interesse e impactadas; Tranqüilidade pública e paz social dos residentes e turistas, nas áreas de interesse e impactadas. A população também poderá auxiliar os trabalhos através do disque-denúncia: 190 (Polícia Militar), 157 (Polícia Judiciária Civil) e 0800653939 da Polícia Militar.

Galeria de Fotos

Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: .

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Temor e negociação com 3 partidos

wilson kero-kero 400 curtinha   Depois de ajudar na articulação para se filiar ao Podemos o colega vereador Dilemário Alencar, que estava "fritado" e sem espaço no Pros e procurou abrigo em outra legenda, Wilson Kero-Kero (foto) está agora com receio de migrar para o partido da senadora cassada Selma Arruda e do...

Agora no DEM e foco à saúde pública

gilberto figueiredo 400 curtinha   Gilberto Figueiredo (foto), vereador licenciado da Capital e secretário de Estado de Saúde, aproveitou a janela - data limite de filiação até sábado (4) para quem quiser ser candidato em outubro -, e ingressou no DEM. Agora, o partido do governador Mauro, até...

Ação de promotor e volta de restrições

Adalberto Ferreira   O promotor de Justiça Adalberto Ferreira garante que prefeito de Juscimeira Moisés dos Santos não havia editado nenhum decreto endurecendo as regras de restrições à pandemia do coronavírus antes do MPE propor ação na Justiça. Ao falar sobre nota publicada...

Oséas agora está nas mãos de Abílio

oseas machado 400 curtinha   Oséas Machado (foto) conseguiu derrubar Abílio Júnior, a quem denunciou por quebra de decoro parlamentar, e assumiu a cadeira deste na Câmara da Capital. Agora, o cassado se articula para dar o troco. O problema é que ambos estão no PSC. Oséas quer buscar a...

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.