COPA DO PANTANAL

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 08h:17 | Atualizado: 30/05/2014, 08h:48

Cavalaria, sala cofre e câmeras são principais eixos da Segurança de MT


Reportagem Especial

Mário Okamura

Quadro_seguranca

Esquema de segurança está traçado. Governo assegura que MT está preparado para Copa. Veja, acima, principais pilares

Apontada como a  29ª cidade mais violenta do mundo, Cuiabá, desde que se tornou uma das sedes da Copa do Mundo, tem o quesito segurança pública como uma das principais preocupações do Governo. Por isso, foi feito um planejamento, que tem como “pilares” , por exemplo, o Centro de Operação da Arena Pantanal, sala de monitoramento de câmeras espalhadas por cada canto do estádio para “cuidar” passo a passo dos torcedores.

Outro fato fundamental para o evento é a Cavalaria, implantada em abril 2011, e que hoje tem 64 policiais militares. O intuito, de acordo com a secretaria de Segurança Pública (Sesp), é proporcionar a controle de multidões, que deverá ocorrer na parte externa da Arena Pantanal e no Fifa Fan Fest. Além disso, a outra implantação para a Copa foi construção da sala cofre, onde serão “protegidos” os hardwares e softwares da área de segurança pública.

 A sala é um ambiente blindado para proteger o Data Center – local onde fica armazenado todo o aparato tecnológico que serve de base aos sistemas da instituição – contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.

Nela o sistema não cai porque têm dois geradores. Se cessar a energia, segundo o secretário da pasta Alexandre Bustamante, funcionará sem derrubar todo o sistema de informática. Se houver a queda não seria possível, por exemplo, checar dados nos aeroportos e placa de carro. Com o sistema protegido não tem hacker nem problema de hardware. Foram aplicados R$ 128 milhões em sua construção.

Ednilson Aguiar

Cavalaria de MT

Cavalaria vai ajudar a evitar tumultos e contornar possíveis "crises" na Copa

Além disso, no decorrer da Copa, o efetivo deve ficar concentrado em Cuiabá e Várzea Grande, em regime de plantão. Apesar da secretaria de Segurança Pública não informar o real número, por questões de segurança, sabe-se que o evento tem prioridade, por isso, as Policias Militar e Civil, juntamente com a Polícia Federal e Rodoviária devem atuar em diferentes plataformas e resguardando os principais pontos das duas cidades.

No núcleo de Inteligência, tanto estadual como federal, além da alta cúpula da segurança pública, se manterá em prontidão no Comando Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em caso de decisões extremas como um eventual ataque terrorista, ou até mesmo nas manifestações que podem ocorrer durante a realização dos jogos da Copa.

A Segurança Pública  vai usar ainda, durante a Copa, dois veículos de tecnologia embarcada, adquiridos em um convênio com a Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do governo Federal. Os caminhões serão utilizados para o evento, mas depois também serão usados no dia a dia das forças de segurança. Com os veículos, o Estado irá aumentar sua capacidade para 28 softwares. Outra utilidade para as máquinas é a integração com o sistema de monitoramento das cidades, o que irá ajudar na atuação em grandes eventos como feiras e exposições em todo o Mato Grosso.

Eixos da segurança 

A Segurança Pública vai trabalhar em três grandes eixos de atuação como a segurança da comitiva da Fifa, delegações das seleções e autoridades de Estado; segurança das instalações nas áreas de interesse e impactadas; Tranqüilidade pública e paz social dos residentes e turistas, nas áreas de interesse e impactadas. A população também poderá auxiliar os trabalhos através do disque-denúncia: 190 (Polícia Militar), 157 (Polícia Judiciária Civil) e 0800653939 da Polícia Militar.

Galeria de Fotos

Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: .

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.