COPA DO PANTANAL

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 08h:17 | Atualizado: 30/05/2014, 08h:48

Cavalaria, sala cofre e câmeras são principais eixos da Segurança de MT


Reportagem Especial

Mário Okamura

Quadro_seguranca

Esquema de segurança está traçado. Governo assegura que MT está preparado para Copa. Veja, acima, principais pilares

Apontada como a  29ª cidade mais violenta do mundo, Cuiabá, desde que se tornou uma das sedes da Copa do Mundo, tem o quesito segurança pública como uma das principais preocupações do Governo. Por isso, foi feito um planejamento, que tem como “pilares” , por exemplo, o Centro de Operação da Arena Pantanal, sala de monitoramento de câmeras espalhadas por cada canto do estádio para “cuidar” passo a passo dos torcedores.

Outro fato fundamental para o evento é a Cavalaria, implantada em abril 2011, e que hoje tem 64 policiais militares. O intuito, de acordo com a secretaria de Segurança Pública (Sesp), é proporcionar a controle de multidões, que deverá ocorrer na parte externa da Arena Pantanal e no Fifa Fan Fest. Além disso, a outra implantação para a Copa foi construção da sala cofre, onde serão “protegidos” os hardwares e softwares da área de segurança pública.

 A sala é um ambiente blindado para proteger o Data Center – local onde fica armazenado todo o aparato tecnológico que serve de base aos sistemas da instituição – contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.

Nela o sistema não cai porque têm dois geradores. Se cessar a energia, segundo o secretário da pasta Alexandre Bustamante, funcionará sem derrubar todo o sistema de informática. Se houver a queda não seria possível, por exemplo, checar dados nos aeroportos e placa de carro. Com o sistema protegido não tem hacker nem problema de hardware. Foram aplicados R$ 128 milhões em sua construção.

Ednilson Aguiar

Cavalaria de MT

Cavalaria vai ajudar a evitar tumultos e contornar possíveis "crises" na Copa

Além disso, no decorrer da Copa, o efetivo deve ficar concentrado em Cuiabá e Várzea Grande, em regime de plantão. Apesar da secretaria de Segurança Pública não informar o real número, por questões de segurança, sabe-se que o evento tem prioridade, por isso, as Policias Militar e Civil, juntamente com a Polícia Federal e Rodoviária devem atuar em diferentes plataformas e resguardando os principais pontos das duas cidades.

No núcleo de Inteligência, tanto estadual como federal, além da alta cúpula da segurança pública, se manterá em prontidão no Comando Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em caso de decisões extremas como um eventual ataque terrorista, ou até mesmo nas manifestações que podem ocorrer durante a realização dos jogos da Copa.

A Segurança Pública  vai usar ainda, durante a Copa, dois veículos de tecnologia embarcada, adquiridos em um convênio com a Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do governo Federal. Os caminhões serão utilizados para o evento, mas depois também serão usados no dia a dia das forças de segurança. Com os veículos, o Estado irá aumentar sua capacidade para 28 softwares. Outra utilidade para as máquinas é a integração com o sistema de monitoramento das cidades, o que irá ajudar na atuação em grandes eventos como feiras e exposições em todo o Mato Grosso.

Eixos da segurança 

A Segurança Pública vai trabalhar em três grandes eixos de atuação como a segurança da comitiva da Fifa, delegações das seleções e autoridades de Estado; segurança das instalações nas áreas de interesse e impactadas; Tranqüilidade pública e paz social dos residentes e turistas, nas áreas de interesse e impactadas. A população também poderá auxiliar os trabalhos através do disque-denúncia: 190 (Polícia Militar), 157 (Polícia Judiciária Civil) e 0800653939 da Polícia Militar.

Galeria de Fotos

Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: .

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.