COPA-2014

Sábado, 14 de Fevereiro de 2015, 14h:03 | Atualizado: 16/02/2015, 20h:35

Trânsito já é alterado na avenida do CPA; bloqueio pode chegar a 7 meses

Gcom

mapa viaduto sefaz

 O Consórcio VLT Cuiabá faz alterações no trânsito da avenida Historiador Rubens de Mendonça a partir deste sábado (14). A medida é necessária para que seja executado o cimbramento (escoramento) do viaduto da Sefaz e, na sequência, iniciada a obra de reforço da estrutura. As mudanças ocorrerão em vários pontos da avenida e em ruas próximas ao viaduto, tendo como principal intervenção o bloqueio total da pista no sentido bairro CPA – Centro.

Os construtores informaram ao Gabinete de Projetos Estratégicos (GPE) e à secretaria de Mobilidade Urbana  de Cuiabá que as alterações no trânsito devem permanecer até a conclusão da obra de reforço, no tempo estimado  entre cinco a sete meses. As sinalizações no local, bem como o cronograma de execução da reestruturação, serão amplamente divulgados à sociedade.

O viaduto da Sefaz (Jamil Boutros Nadaf) foi inaugurado em fevereiro de 2014 e interditado pelo próprio Consórcio VLT no final de agosto do mesmo ano, após serem identificados problemas na construção. Segundo o Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda. (LSE), empresa contratada para fazer o levantamento e o relatório de avaliação de desempenho estrutural e da qualidade de 13 obras executadas pela extinta Secopa, o elevado  apresenta resistência satisfatória, não havendo o risco de desabamento não avisado.

Para sanar os defeitos detectados, o Consórcio VLT elaborou um projeto de reestruturação que está sob a análise da equipe técnica do GPE. A construtora deverá apresentar também o projeto de recuperação e reforço das fundações do elevado, antes de dar início à obra que será executada sem qualquer ônus para Mato Grosso.

Rota de Desvio

A rota de acesso para quem trafega no sentido bairro CPA – Centro voltará a ser direcionada para o Centro Político e Administrativo. De acordo com a rota oficial de desvio aprovada pela secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, o motorista que segue pela avenida nessa direção deverá entrar à direita na primeira rua logo após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da Sema. Ao chegar próximo à Seduc, deverá virar novamente à esquerda, retornando à avenida do CPA.Na direção oposta (Centro – bairro CPA), os motoristas continuarão o trajeto sem alterações e em duas faixas de rolamento na avenida.

Inversões de Sentido e Proibições

Para facilitar a passagem e dar vazão aos veículos que circulam na avenida Juliano Costa Marques, o canteiro central  passará a ter uma abertura, controlada por semáforo, para acesso à avenida Senegal, bem como à área central e ao shopping Pantanal, sem precisar transitar pela avenida do CPA.

Outra alteração importante é a inversão de sentido em um pequeno trecho das principais vias do Centro Político Administrativo – na rua D que passa em frente à OAB e a outros importantes órgãos, como as secretarias de Segurança Pública e de Saúde. Até então usada para entrar no CPA, parte dessa via agora funcionará como saída, ou seja, em vez de subir os motoristas deverão descer até chegar à avenida em do CPA próximo a Junta Comercial.

As mudanças no trânsito atingem também os motoristas que chegam ao Centro Político Administrativo pelo outro lado, pela avenida Hélio Ribeiro. Quem sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rua que dá acesso ao Palácio Paiaguás (passar em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à avenida do CPA.

Já na avenida Argélia, no Bairro Jardim Aclimação, a pista continuará como via de mão única, no entanto, os veículos passarão a descê-la e não mais subi-la para seguir sentido avenida Senegal, no bairro Terra Nova. O assessor de Mobilidade Urbana do GPE, Josemar Sobrinho, pede a total atenção dos motoristas para as alterações no trânsito, entre elas a proibição de estacionamento nas vias no entorno do elevado Sefaz e a relocação de conjuntos semafóricos. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Caio Negri | Quarta-Feira, 18 de Fevereiro de 2015, 13h58
    0
    0

    Este GPE já já vai ser chamado de Gabinete Pura Enganação

  • luis | Segunda-Feira, 16 de Fevereiro de 2015, 17h59
    1
    0

    7 meses... Leia-se: 21 meses, no mínimo!

  • Alvaro F. Pinto | Domingo, 15 de Fevereiro de 2015, 14h15
    4
    0

    Uma vergonha. A população vai ser penalizada pela segunda vez.

  • julio cesar | Sábado, 14 de Fevereiro de 2015, 20h47
    4
    1

    Viaduto NADAF_AZ, não leva ninguém a lugar nenhum.... O nome de batismo foi muito apropriado.

Bolinha é multado por irregularidades

humberto bolinha 400 curtinha   Por causa de irregularidades cometidas ainda em 2017, ao fazer aquisições sem realizar licitação e/ou pesquisa de preço, o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, o Bolinha (foto), recebeu multa do TCE de 12 UPFs-MT, correspondente hoje a R$ 1,7 mil. E será intimado pelo...

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.