Previsão do tempo ??°C Cidade

Executivo Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026, 13:51 - A | A

Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026, 13h:51 - A | A

POLÊMICA

Abilio diz que AL transferiu área do Júlio Müller para Santo Antônio e reclama: Foram espertinhos - vídeo

Prefeito afirma que mudança é inconstitucional, pede reanálise da lei e não descarta judicializar a situação

Patrícia Sanches e Thalita Queiroz

Reprodução

abilio brunini julio muller

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), revela que uma lei, promulgada pela Assembleia, na prática, passa o novo Hospital Júlio Müller para o município de Santo Antônio do Leverger. A mudança no traçado territorial, segundo o liberal, é inconstitucional e pode causar transtornos.

“Eu estou pedindo que eles [deputados] façam uma reanálise. Se ele [projeto] levar, e é o que eles fizeram, uma parte do Pequizeiro, uma parte do Nova Esperança e o Hospital Júlio Müller para Santo Antônio do Leverger, o município de Cuiabá não tem mais nenhuma responsabilidade com o Hospital Júlio Müller”, afirma o prefeito, que não descarta judicializar a situação.

Abilio, entretanto, afirma que seria mais sensato a Assembleia Legislativa apresentar um projeto de lei revogando essa lei, que é de autoria do deputado estadual Wilson Santos.

Alteração foi feita para atender solicitação da cidade vizinha, que gostaria de incluir toda a extensão do Morro de Santo Antônio em seu território, mas o traçado acabou abarcando mais áreas.

“O morro era dividido, era metade pra Santo Antônio do Leverger, metade pra nós. Agora eles têm o morro todo, mas eles foram espertinhos e fizeram um desenho que pegava o Hospital Júlio Müller pra eles. Se for o interesse do governo do estado que seja o Hospital Júlio Müller de Santo Antônio do Leverger, pra mim, tudo bem. Tudo bem. Porque vai atender a população do mesmo jeito. Só que as responsabilidades em infraestrutura, abastecimento e tudo mais são do município de lá”.

Nesta linha, Abilio ressalta que o hospital federal em construção precisa de uma série de serviços que, talvez, Santo Antônio do Leverger não tenha capacidade orçamentária para executar. “É como se nós não precisássemos mais olhar pra lá. Hoje é de Santo Antônio do Leverger. Hoje a lei está sancionada [promulgada]”.

Outros impasses

Além das questões de infraestrutura, o prefeito sustenta que o contrato de gestão plena da saúde — que é tripartite, estado, município e União — é celebrado com o município de Cuiabá e que, se a situação persistir, caberá à cidade vizinha passar a custear. Outros problemas relacionados à obra também podem ocorrer porque ela está cadastrada em Cuiabá, impondo possíveis suspensões, por exemplo, na emissão de licenças e alvarás.

“Nós demos um prazo de 15 dias pra não prejudicar a obra, mas a licença já tá sem valor. Porque a licença que tem lá, alvará de obras, alvará ambiental, todas as licenças, todas, elas foram emitidas pelo município de Cuiabá e elas só servem para o município de Cuiabá”.

Outro lado

Assessoria

Wilson Santos

Procurado, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) reconhece que, de fato, a lei foi promulgada com o objetivo de passar o território do Morro de Santo Antônio para o município vizinho. O parlamentar ressalta que o tema ainda está em aberto e que foram solicitados pareceres técnicos — junto à UFMT e à Secretaria de Estado de Saúde — a respeito da situação do Hospital Júlio Müller.

“Esse assunto continuará sendo objeto de entendimento”, frisa em entrevista ao .

O parlamentar ressalta que a ideia é montar uma comissão com técnicos das duas prefeituras e também do Intermat para dar seguimento ao debate e buscar uma solução o quanto antes para eventuais problemas.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Xico Luna 09/02/2026

Para que criar celeuma em uma coisa que estava funcionando no lugar certo? Somente por interesse eleitoreiro, nada mais. Veja aí o que um político é capaz d fazer para atrapalhar a vida de muitos.

positivo
0
negativo
0

Cuiabano 09/02/2026

Repugnante!

positivo
0
negativo
1

Sérgio 08/02/2026

Engraçado eu tenho um terreno antes de chegar ao hospital e esta registrado em Santo Antonio. Como pode ser Santo Antonio antes de chegar no Hospital e quando chega ao Hospital é Cuiabá?

positivo
0
negativo
0

Manoel Vasque 08/02/2026

Cada coisa.Desde quando Sto.Antonio tem condições de gerenciar um Hospital eles não dão conta de ter um postinho de saude agora imagina um Hospital.O Nariz de Tucano só pisa na na bola nesta Al..por estas coisas este ano o nariz de Tucano na deve voltar a AL..

positivo
0
negativo
0

ELIETE DOMINGOS 06/02/2026

PELO MENOS FIZERAM... A BAIXADA CUIABANA AGRADECE O PREFEITO DE CUIABA PEGOU O CARRO ANDANDO NSEDM MIMI MIMI

positivo
0
negativo
0

JORGE LUIZ 06/02/2026

OU SEJA, OU O ABILOLADO ESTÁ CORRETO OU O PINÓQUIO DO WILSON DEU UMA FORA QUERENDO TIRAR PROVEITO ELEITORAL, O DURO QUEM PAGA COM A BAGAÇA TODA É A POPULAÇÃO CARENTE QUE PRECISA DO HOSPITAL E SE TIRAR DA JUSRIDIÇÃO DE CUIABÁ O LOCAL ONDE ESTÁ O HOSPITAL COM TODA A CERTEZA O MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO NÃO VAI TER CAIXA PARA UM CENTAVO NA CONTRAPARTIDA. GÊNIO, SÓ TEM GÊNIO NA POLÍTICA MATOGROSSENSE

positivo
0
negativo
1

6 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br