Executivo

Domingo, 22 de Setembro de 2019, 08h:37 | Atualizado: 22/09/2019, 09h:16

Repúdio

Caciques do Xingu repudiam escolha de simpatizante de Bolsonaro para ir à ONU

Reprodução

India Bolsonaro

 Convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva de  Bolsonaro gerou reação polêmica

O convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que acompanhe a comitiva que participará da Assembleia-Geral da ONU, nesta segunda (23), foi repudiado por 16 lideranças de povos indígenas que habitam o Xingu, em Mato Grosso.

Ysani Kalapalo é defensora do discurso de Bolsonaro e diz que existem notícias falsas sobre as queimadas na Amazônia. Na ONU, a indígena acompanhará o presidente durante o discurso, no qual o chefe do Poder Executivo vai dar sua versão sobre as queimadas.

Em uma carta de repúdio, as lideranças alegaram que o governo brasileiro mais uma vez demonstra desrespeito com os povos indígenas e a autonomia de decisão na indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais.

“O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil”, diz a carta.

Os caciques apontam que Bolsonaro ataca os povos indígenas e agora quer legitimar a política anti-indígena usando uma figura simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de “convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida”.

“Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”, pontuam.

Assinaram a carta, os caciques das etnias Kalapalo, Yawalapiti, Kuikuro, Kamaiurá, Wauja, Nafukua, Matipu, Aweti, Mehinako, Trumai, Ikpeng, Kisedje, Yudja, Kawaiwete, que compõe a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX).

Leia, abaixo, a íntegra da carta:

Reprodução

carta-indios-certa

 

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Paulo | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 11h20
    0
    0

    Queria que ele convidasse quem??? Um índio contrário às ideia dele??? Levar alguém pra falar mal dele frente ao mundo?? Tenha paciência. Vai agir como índio de verdade, caçar e pescar pra viver da natureza. Depois vem falar de preservação.

  • Antonio Marcos | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 10h15
    2
    2

    kkk. O que esses caciques queriam? Um barrigudo daqueles q nada fazem e se acostumaram com os governos corruptos do PT? Eu que não iria ficar nada contente se Bolsonaro convidasse um cacique petista para ir à ONU.

  • Fernanda Lopes | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 09h54
    2
    4

    Isso é que é usar as pessoas, sejam elas de qual raça/etnia for. Esse é o Presidente do Brasil. Com usos, abusos e desmandos. O seu real interesse nada mais do que adentrar as reservas indigenas e assim permitir a exploração animal, mineral, vegetal e humano. Se olharmos as imagens de satélites irão observar que são as unicas areas que ainda tem verde e que tem preservação. Os senhores "brancos" causam o caos em suas terras pra que assim os condenem e eles se esbaldem apossando da terra.

  • alexandre | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h53
    7
    2

    muito cacique , pra pouco indio, territorio do Xingu ? o território é do Brasil, eles são brasileiros... chega de petismo...

  • jose renato | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 08h50
    5
    2

    Índios querem viver bem ter tecnologia qualidade de vida só Petista e esquerdistas que pensam que os índios querem ficar isolados no mato.

  • Moreira | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 07h21
    1
    4

    Bendita da Silva: antes de falar da Inglaterra e da Rainha Elizabeth, ao menos estude um pouco para não passar vergonha. Os britânicos, ápice da civilização ocidental, aprovam a rainha em mais de 95%, logo, ela é exemplo para qualquer soberano medíocre de qualquer república.

  • Benedita da Silva | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 21h51
    4
    1

    E eu que acreditava que imunização cognitiva era contaminante da chamada esquerda, pelo visto infectou direita e centrão. A presenca dela na ONU ( que é igual a rainha da Inglaterra, reina mas não governa) só vai dar like, os paises financiadores do fundo Amazônia sabem bem mais do que nos o que acontece por lá.

  • moreira | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h46
    10
    6

    Índios do Xingu ou índios do PT?

  • alexandre | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 20h06
    9
    6

    Acabou o patriarcado dos pajés, ele leva quem ele quiser...

  • paulo | Domingo, 22 de Setembro de 2019, 19h24
    7
    8

    nada melhor que um miku atras do outro da lhe bozuuuu, ate o final desse DESGOVERNO SO RESTARA SAUDADES E NADA MAIS E O LARANJAL PROSPERA

Matéria(s) relacionada(s):

Will sai do PSDB e adere ao Podemos

itamar Will 400   O líder comunitário do bairro Pedro 90 Itamar Will, conhecido por fazer a defesa apaixonada do ex-governador Pedro Taques nos grupos de Whatsapp, apresentou carta de desfiliação do PSDB após 22 anos de militância  e está aderindo ao Podemos. Agora, passa a ser...

Advogado de MT toma posse no CARF

thiago dayan curtinha advogado 400   O advogado Thiago Dayan (foto) tomou posse no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), em Brasília, na última terça (15). Ele se tornou o único representante de Mato Grosso no Conselho Federal, responsável por julgar decisões de instância administrativa,...

Dutrinha será reinaugurado só em abril

francisco vuolo curtinha 400   Convocado a comparecer nesta quarta à reunião da Comissão de Trabalho, Administração, Serviços e Obras da Câmara Municipal, para explicar sobre a situação do estádio Dutrinha, especialmente em relação ao andamento das obras, o...

Botelho, vaidade e implante capilar

Eduardo Botelho _ 400   Vaidoso, o presidente da AL Eduardo Botelho vai se submeter a um procedimento estético. Se afasta por uma semana para realizar um implante capilar. Bem humorado, anunciou que ficará fora alguns dias para atender pedidos femininos. Depois, disse que vai usar boné e pediu para não ser fotografado...

CPI da Energisa e resultado incerto

elizeu_curtinha_400   O deputado de primeiro mandato Elizeu Nascimento (foto) vai presidir os trabalhos da CPI da Energisa, que realiza a sua primeira reunião nesta 4ª. Thiago Silva, Paulo Araújo e Carlos Avalone vão atuar ativamente nas investigações, sendo membros titulares, mas o resultado ainda é...

Prefeito Pátio tira verba da Santa Casa

jose medeiros 400 curtinha   O ex-senador e deputado federal José Medeiros (foto) reclama da postura oportunista do prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis. Explica que, por meio de emenda de bancada, foram destinados R$ 12,9 milhões para a Santa Casa atender pacientes do SUS da região Sul, compreendendo 20...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.