Judiciário
Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 15h:56 | Atualizado: 04/12/2020, 15h:38
Defesa de jornalista pede investigação contra delegada por prevaricação e abuso
Mikhail Favalessa
A defesa do jornalista Leonardo Heitor Miranda pediu a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra a delegada Nubya Beatriz Gomes dos Reis, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher. Para a defesa, a delegada pode ter cometido abuso de autoridade e prevaricação nas investigações contra o jornalista.
Divulgação

A delegada Nubya Beatriz conduz as investigações sobre crimes sexuais contra Leonardo
Em nota assinada pela advogada Wellen Candido Lopes, divulgada hoje (3), a defesa informa que fez o pedido junto à Corregedoria da Polícia Civil com base no estatuto da corporação.
A delegada atendeu 10 mulheres em 1º de outubro de 2019 que buscavam registrar boletins de ocorrência contra o jornalista por estupro de vulnerável, importunação sexual, tentativa de estupro, exposição da intimidade, entre outros crimes. Leonardo foi preso em 25 de novembro do ano passado e só conseguiu liberdade em 26 de fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas três dos 10 casos continuam em andamento, segundo a defesa.
“Durante as investigações, a douta delegada de policia recebeu prints de mensagens de Whatsapp, gravações em áudio e ouviu testemunhas, como suporte probatório para as investigações. Em dois casos, em especial, havia indícios que as vitimas poderiam estar faltando com a verdade. Diante do anseio de incriminar Leonardo, chega a ser “surreal” que a própria vitima tenha apresentado elementos de provas, contra si mesma. Assim, ao ser detectado qualquer tipo de “farsa diante da autoridade policial”, caberia à mesma, de oficio, instaurar procedimento investigativo pelo crime de denunciação caluniosa. Ao silenciar-se diante de tais fatos, poderá ter incorrido no crime de prevaricação”, diz a nota.
A defesa afirma que a delegada usou a “estatística em números de vítimas para inicialmente, persuadir o Poder Judiciário nos pedidos de prisão preventiva” e ainda iniciar “linchamento moral de Leonardo diante da opinião pública”. Diz ainda que houve “prejuízo enorme para com os cofres públicos vez que o aparelhamento do Estado foi utilizado de maneira inadequada. Além dos prejuízos imensuráveis sofridos por Leonardo”.
“É inadmissível que práticas abusivas, a exemplo do “PERP WALK” (prisão show), ainda sejam utilizadas por autoridades policiais, correspondendo grave violação ao principio da dignidade humana e do direito a imagem”, cita.
Nota Delegada Nubya Beatriz
A conclusão das investigações foi baseada em elementos de informação colhidos em inquérito como declarações das vítimas, depoimentos de testemunhas, cópias de mensagens, interrogatório do investigado, entre outros documentos.
Se algum dos envolvidos faltou com a verdade - como alega a defesa -, caberá à Justiça, após o crivo do contraditório e ampla defesa, analisar a toda documentação produzida nos autos do inquérito policial e, em decisão fundamentada, imputar eventual crime.
Desta forma, não há que se falar em qualquer omissão por parte desta autoridade que remeteu toda a investigação ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, conforme determina a lei.
A Corregedoria da Polícia Civil está apreciando o teor da representação protocolada pela defesa do investigado.
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Zeca Valeiro | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 16h16156
Conheci a Dra. Nubya atuando no interior do estado e foi uma excelente delegada.
-
Leitor Curioso do RD | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 14h4388
Maria, por favor, nos diga. Quais os processos gravíssimos que estão rolando? Pelo que li, sete foram arquivados e três mais leves ainda estão tramitando, com possibilidade inclusive de arquivamento. Pode nos dizer quais são esses processos gravíssimos?
-
Maria | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 09h0989
Ué, processos gravíssimos ainda rodando na justiça e a advogada solta uma nota dessas ??? Tamanha irresponsabilidade, não ???
-
Maria | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h5478
Ué, ainda processos gravíssimos tendo rodando e a advogada solta uma nota dessas ??? Tamanha irresponsabilidade, não ???
-
Ademir Bustamante | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h4926
Maldade com o menino. Achei ele um pão e deve ser tipo o Kid Bengala pra atrair tantas mulheres.
-
Jordan | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h06157
Essa delegada tem excelente histórico de investigações em Cuiaba na roubos e furtos e na delegacia da mulher. Uma guerreir.a Se alguma das vítimas mentiu a advogada deve ir contra elas. Se a delegada não tivesse agido com razão as prisões dele não seriam deferidas pelo judiciário (com a aprovação do ministério publico). E ainda há historicio de que o rapaz responde por crimes da mesma especie no estado do Espirito Santo.
-
Jedae | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 07h06106
Urgentemente, precisa ser criada a lei ze da Penha!
-
Fernando Augusto | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 06h0988
É por isso que a polícia precisa de serenidade e não espetáculo para se promover quando for denunciar alguém. Isso é muito sério. Se esse rapaz for inocente, se houve um complô de mulheres para acabar com a vida dele, se a delegada foi cúmplice de tudo isso ao se cegar e comprar todas as denúncias, alguma coisa precisa ser feita urgente. Arrebentaram com a vida do rapaz, ficou preso três meses, detonaram sua imagem ao expor ele em todos os meios de comunicação da forma que exporam, deve ter perdido o emprego e todas as possíveis oportunidades de trabalho, enfim, sendo ele inocente ele tem todo o direito de ir pra cima da delegada e das falsas denunciantes. Mesmo assim nunca será reparado todo o prejuízo moral, social e financeiro que ele teve.
-
Viviane Dias | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 19h161014
Esse cara é muito cara de pau mesmo. Fez tudo que fez e ainda quer denunciar delegada de alto gabarito como essa. Que piada
-
Rogério Lima | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 16h41159
Mais um caso de mulher fazendo denúncia falsa de estupro. Até quando vão permitir isso? Lembram do Neymar, do advogado e do BBB? Virou moda agora usar isso pra se vingar
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Judiciário / ELEIÇÃO
Acorizal segue com prefeito "tampão" e Meraldo tenta novo recurso no TRE-MT
-
Judiciário / TRANCAMENTO
TJ livra empresária pela segunda vez em ação por assassinatos de irmãos Araújo
-
Judiciário / VACINA
MP notifica Cuiabá para tirar veterinários, educação física e estética das prioridades
-
Judiciário / IMPROBIDADE
Ex-presidente de Câmara é investigado por usar carro oficial para fins particulares
-
Judiciário
Após ter reeleição barrada no TJ, Carlos Alberto pode presidir a Justiça Eleitoral