Judiciário

Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 15h:56 | Atualizado: 04/12/2020, 15h:38

CRIMES SEXUAIS

Defesa de jornalista pede investigação contra delegada por prevaricação e abuso

A defesa do jornalista Leonardo Heitor Miranda pediu a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra a delegada Nubya Beatriz Gomes dos Reis, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher. Para a defesa, a delegada pode ter cometido abuso de autoridade e prevaricação nas investigações contra o jornalista.

Divulgação

delegada nubya Beatriz

A delegada Nubya Beatriz conduz as investigações sobre crimes sexuais contra Leonardo

Em nota assinada pela advogada Wellen Candido Lopes, divulgada hoje (3), a defesa informa que fez o pedido junto à Corregedoria da Polícia Civil com base no estatuto da corporação.

A delegada atendeu 10 mulheres em 1º de outubro de 2019 que buscavam registrar boletins de ocorrência contra o jornalista por estupro de vulnerável, importunação sexual, tentativa de estupro, exposição da intimidade, entre outros crimes. Leonardo foi preso em 25 de novembro do ano passado e só conseguiu liberdade em 26 de fevereiro deste ano. De lá para cá, apenas três dos 10 casos continuam em andamento, segundo a defesa.

“Durante as investigações, a douta delegada de policia recebeu prints de mensagens de Whatsapp, gravações em áudio e ouviu testemunhas, como suporte probatório para as investigações. Em dois casos, em especial, havia indícios que as vitimas poderiam estar faltando com a verdade. Diante do anseio de incriminar Leonardo, chega a ser “surreal” que a própria vitima tenha apresentado elementos de provas, contra si mesma. Assim, ao ser detectado qualquer tipo de “farsa diante da autoridade policial”, caberia à mesma, de oficio, instaurar procedimento investigativo pelo crime de denunciação caluniosa. Ao silenciar-se diante de tais fatos, poderá ter incorrido no crime de prevaricação”, diz a nota.

A defesa afirma que a delegada usou a “estatística em números de vítimas para inicialmente, persuadir o Poder Judiciário nos pedidos de prisão preventiva” e ainda iniciar “linchamento moral de Leonardo diante da opinião pública”. Diz ainda que houve “prejuízo enorme para com os cofres públicos vez que o aparelhamento do Estado foi utilizado de maneira inadequada. Além dos prejuízos imensuráveis sofridos por Leonardo”.

“É inadmissível que práticas abusivas, a exemplo do “PERP WALK” (prisão show), ainda sejam utilizadas por autoridades policiais, correspondendo grave violação ao principio da dignidade humana e do direito a imagem”, cita.

Nota Delegada Nubya Beatriz

A conclusão das investigações foi baseada em elementos de informação colhidos em inquérito como declarações das vítimas, depoimentos de testemunhas, cópias de mensagens, interrogatório do investigado, entre outros documentos.

Se algum dos envolvidos faltou com a verdade - como alega a defesa -, caberá à Justiça, após o crivo do contraditório e ampla defesa, analisar a toda documentação produzida nos autos do inquérito policial e, em decisão fundamentada, imputar eventual crime.

Desta forma, não há que se falar em qualquer omissão por parte desta autoridade que remeteu toda a investigação ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, conforme determina a lei.

A Corregedoria da Polícia Civil está apreciando o teor da representação protocolada pela defesa do investigado.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Zeca Valeiro | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 16h16
    14
    6

    Conheci a Dra. Nubya atuando no interior do estado e foi uma excelente delegada.

  • Leitor Curioso do RD | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 14h43
    8
    6

    Maria, por favor, nos diga. Quais os processos gravíssimos que estão rolando? Pelo que li, sete foram arquivados e três mais leves ainda estão tramitando, com possibilidade inclusive de arquivamento. Pode nos dizer quais são esses processos gravíssimos?

  • Maria | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 09h09
    8
    9

    Ué, processos gravíssimos ainda rodando na justiça e a advogada solta uma nota dessas ??? Tamanha irresponsabilidade, não ???

  • Maria | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h54
    7
    8

    Ué, ainda processos gravíssimos tendo rodando e a advogada solta uma nota dessas ??? Tamanha irresponsabilidade, não ???

  • Ademir Bustamante | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h49
    2
    5

    Maldade com o menino. Achei ele um pão e deve ser tipo o Kid Bengala pra atrair tantas mulheres.

  • Jordan | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 08h06
    14
    7

    Essa delegada tem excelente histórico de investigações em Cuiaba na roubos e furtos e na delegacia da mulher. Uma guerreir.a Se alguma das vítimas mentiu a advogada deve ir contra elas. Se a delegada não tivesse agido com razão as prisões dele não seriam deferidas pelo judiciário (com a aprovação do ministério publico). E ainda há historicio de que o rapaz responde por crimes da mesma especie no estado do Espirito Santo.

  • Jedae | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 07h06
    10
    6

    Urgentemente, precisa ser criada a lei ze da Penha!

  • Fernando Augusto | Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020, 06h09
    8
    8

    É por isso que a polícia precisa de serenidade e não espetáculo para se promover quando for denunciar alguém. Isso é muito sério. Se esse rapaz for inocente, se houve um complô de mulheres para acabar com a vida dele, se a delegada foi cúmplice de tudo isso ao se cegar e comprar todas as denúncias, alguma coisa precisa ser feita urgente. Arrebentaram com a vida do rapaz, ficou preso três meses, detonaram sua imagem ao expor ele em todos os meios de comunicação da forma que exporam, deve ter perdido o emprego e todas as possíveis oportunidades de trabalho, enfim, sendo ele inocente ele tem todo o direito de ir pra cima da delegada e das falsas denunciantes. Mesmo assim nunca será reparado todo o prejuízo moral, social e financeiro que ele teve.

  • Viviane Dias | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 19h16
    10
    14

    Esse cara é muito cara de pau mesmo. Fez tudo que fez e ainda quer denunciar delegada de alto gabarito como essa. Que piada

  • Rogério Lima | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 16h41
    15
    9

    Mais um caso de mulher fazendo denúncia falsa de estupro. Até quando vão permitir isso? Lembram do Neymar, do advogado e do BBB? Virou moda agora usar isso pra se vingar

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.