O Ministério Público Estadual (MPE) arquivou o inquérito policial que investigava as supostas ameaças de morte recebidas pelo delegado da Polícia Civil Eric Fantin em 2022. Ele atua em Juara (a 695 km de Cuiabá) e também registrou boletim de ocorrência em junho deste ano afirmando que que teve a casa, em Brasnorte, atacada durante a madrugada. Esse caso segue sob investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil.
Eric Fantin é pré-candidato a prefeito de Brasnorte pelo PL. Bolsonarista, faz oposição sistemática ao prefeito e vereadores da cidade.
O inquérito policial estava investigando duas pessoas pelas supostas ameaças ocorridas em 2022 . O delegado havia denunciado que soube por fontes diferentes sobre um suposto plano para lhe matar e que teriam oferecido R$ 1 milhão pela sua cabeça. O promotor de Justiça Jacques de Barros Lopes, entendeu que, durante as oitivas, a narrativa não ficou comprovada.
“Isso porque, em relação ao delito de ameaça, não foi provada a narrativa feita pela vítima, que ficou sabendo “por informantes” de um plano para matá-lo. Ora, tendo a vítima se negado a dizer quem eram esses informantes, não há sequer prova testemunhal acerca do suposto delito, de modo que sua materialidade não restou demonstrada”, diz trecho do relatório do promotor.
O delegado Eric Fantin também havia denunciado que estava sendo perseguido. O promotor também não entendeu que o suposto crime de perseguição ficou evidenciado nos autos.
“Analisando detidamente os autos, verifica-se que não há, num singelo juízo de prelibação, qualquer elemento de que os indiciados tenham, de qualquer modo, praticado o delito de perseguição, uma vez que não se infere do aludido procedimento que eles tenham perseguido reiteradamente a vítima por qualquer um dos meios descritos no tipo penal, de modo a criar nela uma intensa ansiedade, medo, angústia, isolamento pelo fato de não saber exatamente quando, mas ter a certeza, de que a perseguição acontecerá, abalando-a psicologicamente, impedindo-a, muitas vezes, de exercer normalmente suas atividades”, salienta.
Por julgar que os elementos foram insuficientes para demonstrar ocorrência de crime, o promotor pediu arquivamento do inquérito policial. “À guisa do expendido, por falta de justa causa para respectiva ação penal, o Ministério Público Estadual, por seu agente signatário, promove o arquivamento do presente Inquérito Policial (...)”, conclui.
Suposto ataque em casa
No dia 17 de junho de 2024, o delegado Eric Fantin registrou um boletim de ocorrência afirmando que estava sofrendo ameaças. Dois dias depois, no dia 19 de junho, ele publicou nas redes sociais um vídeo em que mostra sua casa, em Brasnorte, sendo atacada durante a madrugada.
O vídeo publicado pelo delegado mostra o momento em que um criminoso chega em uma moto, por volta das 2h, saca a arma e atira várias vezes, quebrando uma janela de vidro da residência. Em seguida, vai embora.
Na hora do suposto atentado, Fantin afirmou que não estava no local e que os amigos, donos da casa, estavam dormindo e não ficaram feridos.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







