100 DIAS PARA COPA

Terça-Feira, 04 de Março de 2014, 06h:52 | Atualizado: 04/03/2014, 09h:14

100 dias para Copa

A 100 dias do mundial, apenas nove das principais obras foram entregues

.

02-montagem-jurumirim-santa-rosa-verdao-tijucal-dom-orlando-chaves.jpg

Principais obras em execução para a Copa. Seecopa não fixa datas mas garante terminar todas

Das 21 principais e maiores obras de mobilidade urbana prometidas pelo governo do Estado para a Copa do Mundo, apenas nove foram entregues até o momento. O Executivo estadual tem usado o fato da Capital ser um canteiro de obras para afastar polêmicas sobre os atrasos. Ocorre que, agora, a cem dias do evento, 12 grandes intervenções ainda não foram concluídas. 

Já foram liberadas para a população o viaduto do Desparaiado, a duplicação da Ponte Mário Andreazza, a trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza, a pavimentação da Avenida Mário Palma, a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, o prolongamento da Rua dos Eucaliptos, a construção da ponte sobre o Rio Coxipó (Jardim das Palmeiras), da ponte sobre o Rio Coxipó (Coophema) e da ponte Gumitá. 

A primeira matriz de responsabilidades assinada em 2010 pelo então governador, hoje senador Blairo Maggi (PR), juntamente com o ex-prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB), com o governo Federal, previa a implementação do BRT ao invés do VLT. O projeto era fazer três corredores exclusivos para ônibus. Seriam eles o corredor Mário Andreazza, do Coxipó ao Centro e do Aeroporto ao CPA. Essas obras de mobilidade custariam três vezes menos do que é investido com o metrô de superfície. 

A escolha pelo VLT aumentou o número de obras de mobilidade. Muitas delas foram sendo deixadas para trás ao longo dos dois últimos anos. Atualmente, 13 fazem parte do pacote que viabilizará a passagem do modal na Capital, no entanto, apenas os viadutos da Sefaz e da UFMT já estão concluídos. 

Desde o ano passado, o governo do Estado parou de fixar prazos para a entrega de trincheiras, viaduto e pavimentações. Nas duas últimas obras inauguradas, o anúncio de que seriam liberadas foi feito com apenas alguns dias de antecedência. O único prazo estabelecido é maio deste ano, quando, segundo informou o governador Silval Barbosa (PMDB), é que tudo deve estar pronto.

As intervenções que estão em andamento na Capital são: as trincheiras Jurumirim/ Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, além do complexo viário do Tijucal, viaduto Dom Orlando Chaves, duplicação da Estrada da Guarita, duplicação, reforma e reforço de duas pontes sobre o Rio Pari, complementação da Avenida Jurumirim, pavimentação da Rua Camburiú/Cabeceiras, adequação viária da Rua das Mangueiras (9º BEC), trecho 1 da Avenida Parque do Barbado e duplicação da Estrada do Moinho/Avenida Archimedes Pereira Lima.

O secretário da Copa, Maurício Guimarães, afirma que todas as obras estão dentro do cronograma de entrega. A previsão é que estejam prontas entre abril e maio, mas o prazo pode ser prorrogado para junho, isto é, no mês em que o evento mundial estiver ocorrendo.

“Estamos trabalhando muito para que isso aconteça. Todas essas obras que ainda falta entregar estão 50% concluídas, algumas com 90%. O período chuvoso tem impactado muito essas obras. Se continuar nas mesmas condições climáticas de hoje elas serão entregues em junho”, declarou o secretário ao Rdnews.

Ainda segundo ele, o governo tem fiscalizado a execução dos trabalhos diurtunamente para que tudo corra bem e as obras sejam entregues à população, melhorando o trânsito na Capital e em Várzea Grande.

Quadro_silval_obras

Governador Silval Barbosa corre contra o tempo para inaugurar obras da Copa. Prazo é até meio do ano

A nova previsão de tempo de entrega é dada após quase cinco anos da escolha de Cuiabá como uma das subsedes. O secretário, no entanto, justifica que não havia como prever alguns fatores externos. Além disso, houve ainda os trâmites para o início dos trabalhos, que incluem busca de recursos junto ao governo Federal e processos licitatórios.

 Segundo ele, o atraso nas obras é uma convenção da sociedade. Conforme alega, o cronograma de execução contratado inicialmente possuía uma previsão de execução em termos normais, sem levar em conta outros aspectos. 

 “A ideia é que construiríamos tudo em um passe de mágica. Não tínhamos referência comparativa, é a primeira vez que se faz trincheira em Cuiabá, uma cidade de 300 anos, onde as concessionárias sequer sabem onde passam adutoras e fibras óticas. Quando se leva em consideração todos esses aspectos, percebe-se que as obras estão dentro do prazo, até acima da média nacional”, argumenta o secretário.

Galeria de Fotos

Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Edson Rodrigues
Credito: Ednilson Aguiar

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • João de Deus | Quarta-Feira, 05 de Março de 2014, 10h28
    0
    0

    O tempo passou e não é sabatina que vai mudar isso, tivemos praticamente 03 anos para preparar para copa não é em 100 dias que isso vai mudar. A copa da vergonha copa da incompetência, copa da roubalheira das obras inacabadas, copa das obras sem qualidade em resumo A COPA DA VERGONHA.

  • Hewerton | Terça-Feira, 04 de Março de 2014, 09h58
    0
    0

    RAIO X DA INCOMPETÊNCIA : SOBRARAM RECURSOS FEDERAIS, ABUNDANTES, FALTOU PLANEJAMENTO, ESTADUAL.

Matéria(s) relacionada(s):

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.