100 DIAS PARA COPA

Terça-Feira, 04 de Março de 2014, 06h:50 | Atualizado: 04/03/2014, 07h:16

Federação admite limitações e diz se preparar para evitar elefante branco

Luiz Alves

Carlos Orione

Presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol, Carlos Orione, reconhece dificuldades em fomentar esporte no Estado e diz que busca novas alternativas

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), apesar de estar otimista quanto a Arena Pantanal, estádio que depois de pronto terá capacidade para 43 mil torcedores, reconhece ter limitações para contribuir com o fomento ao esporte em Mato Grosso pós-Copa. Recentemente, uma série de “turbulências” vem comprometendo o trabalho da entidade, que poderia aproveitar o fato do maior evento esportivo estar na Capital para implementar melhorias.

O próprio presidente da FMF, Carlos Orione, que está há 38 anos à frente da entidade, pediu licença de suas funções em janeiro para tratar da saúde e tirar férias. O afastamento, no entanto, conforme informações dos bastidores, seria para esperar “a poeira abaixar”, já que os presidentes do Cuiabá, Cacerense, Luverdense, Mato Grosso, Mixto e União assinaram um ofício em conjunto contra ele.

No documento, encaminhado à Federação, os clubes pediam mais transparência aos gestores da FMF. Entre as reivindicações estão o pedido para ter acesso aos contratos com a empresa Chevrolet que patrocina o campeonato mato-grossense. Além disso, os times também desejam saber como são listadas as despesas com arbitragem, premiações e quais medidas foram adotadas quanto à verba prevista em lei que deveria ser paga pelo governo do Estado.

Carlos Chinaglia

futebol em MT- dados

Público pagante nos estádios de MT é muito pequeno. Federação quer aumentar

Orione, por sua vez, sustenta que o momento é de programação e de pensar em alternativas para o futebol mato-grossense pós-Copa. “Primeiro que o Brasil vai ser campeão no mundial. A expectativa é muito grande. Apesar das nossas limitações, não vai faltar esforço por parte da Federação para melhorar o futebol no Estado depois da Copa”, afirma, sem mencionar o que será feito na prática.

Antes de ser demolido para dar espaço à Arena Pantanal, o antigo estádio Verdão chegava a abrigar de 10 a 15 mil pessoas em cada edição do campeonato mato-grossense. Por conta das obras, os clubes foram obrigados a jogar no Presidente Dutra, o Dutrinha.

Para o presidente da FMF, as condições do estádio substituto foram responsáveis pela redução do público amante de futebol. “É obsoleto. A Arena vai trazer mais segurança ao torcedor”, argumenta.

.

buracos estradas

Hoje o Dutrinha é única opção para times na Capital

A soma geral de todos os pagantes do mato-grossense de 2013 é de 44.926 pessoas. Foram 78 partidas durante todo o ano passado no estadual. Apenas juntando os torcedores de todos os jogos daria para lotar a Arena Pantanal.

Segundo dados da Federação Mato-grossense, somente em janeiro de 2014, no início do campeonato estadual, um total de menos de cinco mil pessoas assistiram aos jogos nos diversos estádios do Estado. A média foi de cerca de 400 pessoas por partida no primeiro mês do ano.

Cuiabá Arsenal   

Mesmo que até o momento não tenha sido divulgado nenhum resultado, a Secopa informou, no início de 2014, que contratou uma consultoria para realizar um estudo que indicasse iniciativas para Arena Pantanal não depender apenas do futebol para continuar ativa. Os amantes do futebol americano, contudo, já dão uma alternativa para o problema: o Cuiabá Arsenal.

O presidente do time, Orlando Ferreira Junior, pondera que a expectativa de conseguir jogar no estádio da Copa existe nos jogadores, mas é diferente da responsabilidade de “levá-la nas costas”. 

Bruno Antunes

orlando ferreira junior

Orlando Ferreira Júnior, presidente do Arsenal Cuiabá

Junior afirma que o aumento no número de pessoas que são fãs dos campeonatos de futebol americano nos últimos anos se deve ao intenso trabalho de divulgação que é feito por meio das redes sociais e de ações atrativas para o público. 

Um exemplo foi o vídeo divulgado em 2013, onde os jogadores uniformizados aparecem dançando a coreografia da cantora Anitta, “Show das Poderosas”. A gravação divulgada na internet ganhou repercussão nacional. “Acho importante destacar que a Arena é multiuso. Não será só utilizada para o esporte, mas também para eventos. Nós vemos o local como uma nova opção de entretenimento, mas queremos fazer partidas, com certeza”.

De acordo com a pesquisa de público realizada anualmente pela Confederação Brasileira de Futebol Americano, entre todas as equipes brasileiras, o Cuiabá Arsenal é o clube que reuniu o maior número de torcedores nos estádios em que jogou em 2013.

Além disso, o clube mato-grossense obteve a maior torcida nas quatro edições da pesquisa feitas até hoje em todo o país. Apesar disso, o número ainda é pequeno em relação ao tamanho da Arena Pantanal, ficando em torno de 2 mil pessoas em todo o campeonato.

Assim, a tendência, é que seja feito um grande esforço por parte dos times de futebol, Prefeitura de Cuiabá e governo para atrair mais público para o estádio e evitar que o local não se transforme num elefante branco.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.