MIMOSO E RONDON
Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2014, 08h:03 | Atualizado: 24/01/2014, 10h:38
Governo prevê retomada das obras
Secretário do governo Silval diz que repasse foi aprovado e o projeto está em fase de edital para licitação; prefeito Valdir diz que conclusão trará desenvolvimento do turismo à região
Marcela Machado
Enviada Especial a Mimoso
Iara Rezende/Rdnews

Prefeiro de Leverger, Valdir Ribeiro, em seu gabinete
Mayke Toscano

Jairo Pradela, da secretaria de Turismo: promessa
No ano passado o governador Silval Barbosa visitou Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger, e prometeu que neste 2014, último ano do seu mandato, as obras do Memorial Rondon serão retomadas e concluídas. O secretário de Estado de Desenvolvimento ao Turismo, Jairo Pradela, confirmou, em entrevista ao Rdnews, que neste primeiro semestre isso vai acontecer. “Contamos com R$ 3,1 milhões para o término. Estamos na fase de planejamento do edital. Em cerca de 50 dias já vai estar tudo encaminhado”. Segundo ele, se tudo correr de acordo com o cronograma, até a última semana de abril o Memorial Rondon voltará a ter operários. A expectativa é que até o final deste ano, antes do fim do mandato do governador, seja entregue à população.
O prefeito de Santo Antônio de Leverger, médico Valdir Ribeiro (PT), conta que, apesar de desejar e lutar para que a obra fique pronta, não está sob os seus cuidados, pois é criação dos governos estadual e federal. Ele esteve em reunião com Jairo Pradela no início da semana. “De acordo com o secretário, o repasse já foi aprovado. Acreditamos que no dia 5 de maio, comemoração do Dia Nacional das Telecomunicações e aniversário de Rondon, poderemos ver a obra em andamento”, afirma o prefeito, em seu gabinete.
De acordo com Pradela e Valdir, a conclusão do Memorial Rondon trará desenvolvimento não só para Mimoso, mas para toda a região. Jairo Pradela destaca que haverá aumento no fluxo do turismo na “porta do Pantanal”, gerando muitos empregos, melhoria das estradas e também conclusão da rodovia MT-040, fazendo com que a cidade de Rondonópolis também seja rota do turismo. “Será uma dádiva. O Marechal era daqui e ele merece. Há exposições sobre ele em todo o mundo, mas quase nada por aqui. Vamos fazer uma homenagem digna”, acrescenta o prefeito Valdir.
O projeto, um espaço de tributo e história do Marechal Cândido Rondon, teve o impulso inicial no governo de Dante de Oliveira em 2002. Mas está há mais de 10 anos apenas com os alicerces construídos e precisando de manutenção. O descontentamento da comunidade de Mimoso é geral, mas apesar do tempo de abandono, a esperança nunca saiu de cena. “Uma das maiores alegrias da minha vida seria ver o Memorial pronto. Acredito que dessa vez isso acontece”, comenta Antônia Maria Evangelista, a Dona Tonica, prima do Marechal Cândido Mariano. (MM)
Secom/MT

Em agosto de 2004, ainda na gestão Blairo Maggi, autoridades visitam armação metálica do Memorial Rondon; hoje, uma década depois, projeto não foi concluído
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Leda Antunes Poquiviqui | Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2014, 15h0700
O Silval não conclui nem o viaduto da Sefaz, imaginem este memorial....
Confira também:
- Janeiro de 2014
-
RD EXCLUSIVO / MIMOSO E RONDON
No meio do Pantanal, Memorial está entregue ao abandono há 10 anos
-
RD EXCLUSIVO / MIMOSO E RONDON
-
RD EXCLUSIVO / MIMOSO E RONDON
-
RD EXCLUSIVO / MIMOSO E RONDON
-
RD EXCLUSIVO / MIMOSO E RONDON