Executivo

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 14h:03 | Atualizado: 21/01/2021, 07h:10

CORONAVAC

Governador se aproxima de chineses para adquirir 1 milhão de doses de vacina - leia

 O governador Mauro Mendes (DEM) pediu auxílio para o presidente do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) Thomas Law intermediar a compra de 1 milhão de doses da vacina Coronavac diretamente dos chineses. A solicitação foi feita durante assinatura de do protocolo de intenções com o Governo do Estado para facilitar parcerias para promoção comercial, atração de investimentos e fomento de iniciativas para o desenvolvimento econômico, educação, cultura e ciência e tecnologia. 

 

Tchélo Figueiredo

Mauro Ibrachina

Governador Mauro Mendes assina protocolo de intenções com a Ibrachina para ara promoção comercial, atração de investimentos e fomento de iniciativas  

A iniciativa do Governo de Mato Grosso vai na contramão do Governo Federal. Isso porque membros do alto escalão do Governo Jair Bolsonaro admitem que a relação conturbada do Brasil  com a China tem impedido a importação de insumos para a produção das vacinas contra o coronavírus no Brasil. 

“Semana passada, mandei pedidos para dois importantes laboratórios, Sinovac e Sinofab, pedindo para que nós possamos ter a oportunidade de comprar 1 milhão de doses de vacina desses laboratórios. Então eu já peço que esta parceria possa iniciar com vocês nos ajudando, intermediando na compra dessas vacinas tão importantes para o mundo, para os países e especialmente para Mato Grosso que somos grandes fornecedores de alimentos, com muito prazer, para os nossos queridos chineses. Já peço como primeiro ato dessa parceira, essa intermediação para compra de vacinas”, declarou Mauro,  na manhã desta quarta (20), em solenidade no Palácio Paiaguás. 

Para a deputada estadual Janaina Riva (MDB),  essa parceria é muito importante no  momento em que país vai na contramão da diplomacia internacional. Por isso,  acredita que esse estreitamento de laços pode inclusive ajudar o Estado na negociação juntos aos laboratórios chineses com relação à aquisição de doses da vacina contra a Covid 19.

“Hoje nós temos um enfraquecimento da relação Brasil/China por parte do governo federal, então isso faz com que os estados tenham que se movimentar mais e os parlamentares no sentido de estreitarem essa relação com o nosso maior consumidor que é a China. A China hoje é o maior consumidor de insumos do estado de Mato Grosso e nós temos que fazer com que essa relação seja cada vez mais respeitosa, mais transparente e que ela traga avanços para Mato Grosso como tecnologia, insumos, relações comerciais, também para o aperfeiçoamento da cultura chinesa e do povo brasileiro. Nós temos então total interesse nessa relação com a China, que na minha opinião só traz ganhos para o estado de Mato Grosso e avanços, uma vez que em termos tecnológicos eles estão muito mais avançados que o restante do mundo”, disse a emedebista.

Cidadão Mato-grossense

Na oportunidade Janaina  entregou a Thomas Law  o título de Cidadão Mato-grossense pelo seu trabalho dedicado a promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam Português 

Visivelmente emocionado, Thomas Law que participou do ato via videoconferência,  pois está à frente do apoio ao estado do Amazonas, agradeceu a parlamentar pela honraria, enalteceu a atitude do Governo   de Mato Grosso com relação ao fortalecimento dos vínculos com a China através da assinatura do protocolo e garantiu que irá interceder junto aos laboratórios para aquisição de doses da vacina para Mato Grosso.

“Pode ter certeza que iremos fazer o melhor papel possível para aprimorar essas relações. No tocante ao combate ao coronavírus, estamos trabalhando ao SOS Manaus e esse pedido em relação aos insumos e vacinas estará na nossa lista de prioridades. Será comunicado à Embaixada da China e a todos os Consulados no Brasil”,, garantiu  Thomas Law. 

 Presencialmente para assinatura do protocolo de intenção entre Mato Grosso e China participou o vice-presidente da Ibrachina, Sóstenes Marchezine. o Estado foi representado pelo  secretário da   Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Lazer), Alan Porto (Educação), Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia Inovação) e Walter Valverde (adjunto de Investimentos e Negócios da Sedec),  por Janaina e pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), bem como o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

  Incidentes Diplomáticos

Então eu já peço que esta parceria possa iniciar com vocês nos ajudando, intermediando na compra dessas vacinas tão para Mato Grosso que somos grandes fornecedores de alimentos, para os nossos queridos chineses

Governador Mauro Mendes

 Uma série de incidentes diplomáticos resultaram na relação conturbada entre Brasil e China. Submisso ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bolsonaro atacou a China em várias ocasiões. Um dos ataques aconteceu em outubro, quando ele disse que o governo não compraria vacina da país asiático. "Alerto que não compraremos vacina da China", disse. 

Outro incidente foi o ataque do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da Repúbica,  ao embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, em novembro do ano passado. Na época, o parlamentar disse que o governo brasileiro declarou apoio a uma "aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China".

Em nota, a embaixada chinesa no Brasil classificou a postagem do parlamentar como "totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento". "A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos", acrescentou a embaixada chinesa. (Com Assessoria). 

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Alex r | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 11h59
    1
    0

    50 % melhor que 0% ... A vacina não esta sendo usada pra prevenir a doença e sim evitar o quadro crônico da mesma... Quem se vacinar pode pegar a doença mas será os sintomas leves ....

  • Ribeiro | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 15h18
    19
    2

    Se o elemento que esta na presidência não tem competência e capacidade para exercer o cargo que ocupa, os Governadores tem que se mexer. Não poder continuar vendo o seu povo morrendo asfixiado e a economia do seu território parada e ainda dizer que não pode fazer nada. Não sou eleitor do MM, mas parabenizo pela grandeza da ação como chefe de estado.

  • Anselmo | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 15h10
    18
    2

    Rodemilson é simples, não tome, pois assim o senhor não corre o risco de virar jacaré!! Com certeza é da turminha que adora escutar o berrante tocar!! 2022 esta bem aiiiiiiii Amém!?

  • Eleitor | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 14h48
    12
    1

    Governador já que é para tentar comprar porque não 3 milhões de doses porque ai vacinaria mais ou menos 50% da população de Mato Grosso porque um milhão só da para quinhentos mil isso é pouco e não resolve.

  • Rodemilson Gonçalo Barros | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 14h47
    3
    25

    Governador está cometendo um grande erro,está vachina não é eficaz no combate ao vírus chinês, se tivesse um bom aproveitamento eles não venderiam e sim vacinava seu povo.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...