Arte e Cultura

Sábado, 09 de Novembro de 2019, 06h:52 | Atualizado: 09/11/2019, 06h:58

Após "período sabático", engenheira se dedica a criar e reinventar móveis - veja

marcia vandoni

Feliz, ela revela talentos

Após muito se dedicar à vida pública, duradouros 20 anos, eis que a engenheira sanitarista Márcia Vandoni resolveu se dedicar a um hobby que muito tem chamado atenção pelas redes sociais.

Ela conta ao que tomou a decisão depois de um período sabático em função do falecimento repentino da sua mãe. No começo, Márcia pondera que era algo que desenvolvia por puro prazer e apenas para presentear os mais próximos, mas que, com o tempo, outras pessoas começaram a entrar em contato e pedir para que ela fizesse as peças para vendê-las. 

Arquivo pessoal

Mesas s�o feitas de madeira e reaproveitamento de m�veis

Mesas são feitas de madeira e com reaproveitamento de móveis

É que Márcia cria e recria móveis de forma muito irreverente, faz toco de árvore virar luminária, porta antiga se torna mesa e outras peças, que com o tempo perderam a “utilidade”, mas não o valor afetivo, são reencaixadas no lar das pessoas.

Vandoni usa um pouco de tudo: material reaproveitado, madeira que foi descartada, e até arrisca pintura das poucas aulas que assistiu um dia.

Aos poucos, as peças que estavam encostadas, com seu talento voltam à vida. “São mais do que peças, são memórias. Então não são só memórias afetivas, são peças afetivas. É assim que eu tenho ganhado a atenção de quem quer encomendar do meu pequeno ateliê”, descreve.  

Hoje, aos 59 anos, a autodidata confessa que, quando seus pais faleceram, resolveu que tiraria um tempo para aproveitar sua vida e criar paz para a mente.

“Eu trabalhava muito e tinha pouco tempo para me dedicar a algumas coisas que sempre fui apaixonada, estou muito feliz. De uma forma que não sei nem descrever”, relata a engenheira, que atuou, por exemplo, como presidente da Ager.

Ela confessa que, apesar de ter orgulho do período que se dedicou ao trabalho como servidora, a rotina era bastante estressante, e houve um dia em que precisou descansar. “Não me arrependo de não ter feito isso antes, creio que fiz no tempo certo. Talvez, se tivesse feito isso antes, não teria a sabedoria e paz que tenho hoje para trabalhar com outras coisas. Então, sou grata”, acredita.

No instagram da artista é possível notar um pouco de tudo, muita janela antiga (que ganhou cor e suporte) pra ser pendurada na parede, mesas com desenhos florais, luminárias que misturam suportes modernos com as características mais rústicas de troncos e raízes, máquinas de costura que ganharam nova função e outras peças antigas, que não chegam ser relíqueas, mas passaram pelas mãos de avós ou bisas das famílias.

Márcia ainda comenta que as peças variam muito no valor, mas a estimativa é de R$ 2,3 mil cada peça. Para quem quiser conferir mais um pouco do trabalho da artista e restauradora, basta entrar no instagram @marciavandoni.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Juliana | Domingo, 10 de Novembro de 2019, 10h37
    1
    0

    Lindo trabalho! parabéns!

  • AROLDO DE LUNA CAVALCANTI | Sábado, 09 de Novembro de 2019, 17h16
    1
    0

    Boto fé. Recomendo

  • Artista | Sábado, 09 de Novembro de 2019, 08h56
    3
    0

    Adorei as luminárias. Descobertas renova a alma.

Matéria(s) relacionada(s):

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.