Arte e Cultura

Sábado, 09 de Novembro de 2019, 06h:52 | Atualizado: 09/11/2019, 06h:58

Após "período sabático", engenheira se dedica a criar e reinventar móveis - veja

marcia vandoni

Feliz, ela revela talentos

Após muito se dedicar à vida pública, duradouros 20 anos, eis que a engenheira sanitarista Márcia Vandoni resolveu se dedicar a um hobby que muito tem chamado atenção pelas redes sociais.

Ela conta ao que tomou a decisão depois de um período sabático em função do falecimento repentino da sua mãe. No começo, Márcia pondera que era algo que desenvolvia por puro prazer e apenas para presentear os mais próximos, mas que, com o tempo, outras pessoas começaram a entrar em contato e pedir para que ela fizesse as peças para vendê-las. 

Arquivo pessoal

Mesas s�o feitas de madeira e reaproveitamento de m�veis

Mesas são feitas de madeira e com reaproveitamento de móveis

É que Márcia cria e recria móveis de forma muito irreverente, faz toco de árvore virar luminária, porta antiga se torna mesa e outras peças, que com o tempo perderam a “utilidade”, mas não o valor afetivo, são reencaixadas no lar das pessoas.

Vandoni usa um pouco de tudo: material reaproveitado, madeira que foi descartada, e até arrisca pintura das poucas aulas que assistiu um dia.

Aos poucos, as peças que estavam encostadas, com seu talento voltam à vida. “São mais do que peças, são memórias. Então não são só memórias afetivas, são peças afetivas. É assim que eu tenho ganhado a atenção de quem quer encomendar do meu pequeno ateliê”, descreve.  

Hoje, aos 59 anos, a autodidata confessa que, quando seus pais faleceram, resolveu que tiraria um tempo para aproveitar sua vida e criar paz para a mente.

“Eu trabalhava muito e tinha pouco tempo para me dedicar a algumas coisas que sempre fui apaixonada, estou muito feliz. De uma forma que não sei nem descrever”, relata a engenheira, que atuou, por exemplo, como presidente da Ager.

Ela confessa que, apesar de ter orgulho do período que se dedicou ao trabalho como servidora, a rotina era bastante estressante, e houve um dia em que precisou descansar. “Não me arrependo de não ter feito isso antes, creio que fiz no tempo certo. Talvez, se tivesse feito isso antes, não teria a sabedoria e paz que tenho hoje para trabalhar com outras coisas. Então, sou grata”, acredita.

No instagram da artista é possível notar um pouco de tudo, muita janela antiga (que ganhou cor e suporte) pra ser pendurada na parede, mesas com desenhos florais, luminárias que misturam suportes modernos com as características mais rústicas de troncos e raízes, máquinas de costura que ganharam nova função e outras peças antigas, que não chegam ser relíqueas, mas passaram pelas mãos de avós ou bisas das famílias.

Márcia ainda comenta que as peças variam muito no valor, mas a estimativa é de R$ 2,3 mil cada peça. Para quem quiser conferir mais um pouco do trabalho da artista e restauradora, basta entrar no instagram @marciavandoni.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Juliana | Domingo, 10 de Novembro de 2019, 10h37
    1
    0

    Lindo trabalho! parabéns!

  • AROLDO DE LUNA CAVALCANTI | Sábado, 09 de Novembro de 2019, 17h16
    1
    0

    Boto fé. Recomendo

  • Artista | Sábado, 09 de Novembro de 2019, 08h56
    3
    0

    Adorei as luminárias. Descobertas renova a alma.

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

Quebra-cabeça para definir a chapa

eduardo botelho 400 curtinha   Eduardo Botelho (foto) está postergando ao máximo a definição dos nomes de sua chapa ao comando da Mesa Diretora. A eleição já acontece no dia 10, na próxima semana. Como 12 dos 24 deputados brigam por espaço, o presidente da Assembleia sabe que, ao final,...

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.