Arte e Cultura

Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 11h:40 | Atualizado: 11/01/2020, 12h:31

Arte mística e afetiva usa pelo de gato, dente, asas e outras excentricidades

Kamila Amorim

Lorraynne faz com afeto e cada peça é única com um significado especial para cada cliente

Lorraynne faz com afeto, cada peça é única e com um significado especial para cada cliente que a encomenda 

Observar a natureza nos seus detalhes, não apenas no colorido vivo e estonteante, mas também na seca ou quando não há mais vida, em tons de outono – sempre foi uma das manias mais bonitas de Lorraynne Alves, 27 anos, artesã e apreciadora da fauna e flora.

Fazer a “cura” e conservar, por muito mais tempo, algo que tem significado afetivo para alguém é muito mais do que fazer artesanato, mas se sensibilizar com a história de outrem. Em entrevista ao , a jovem conta que tudo começou de forma muito intuitiva e bastante natural. Primeiro porque ela amava aprender sobre arte e iniciou os estudos há mais ou menos dois anos, até que um ano atrás resolveu comercializar suas peças na loja virtual que montou através do instagram Lophophora.

Em resina, após colocar para secar flores, ervas de proteção e até alguns animais como borboletas, libélulas e até escorpiões, pelo de gato que já faleceu para tutora, dente de leite de criança que o pai guardou, Lorraynne passa pelo processo em seu laboratório que dura, ao todo, duas semanas. “Como o clima de Cuiabá é bastante quente, as peças não demoram muito no período de cura, que é a secagem. Quase todas as peças podem receber a aplicação da sua resina, que é em camadas, e após a aplicação trabalho nos moldes delineando a peça”, descreve.

 Ela revela que também não pratica caça, os animais que viram acessórios, chaveiros ou quadros, aparecem pelo seu caminho ou são doações de pessoa que já conhecem seu trabalho.  “É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência”, conta. 

Arquivo pessoal

Quadro feito de liberola foi encomenda especial e abriu série de criações criativas

Quadro feito de libelola foi encomenda especial e abriu série de criações de quadros e outros mimos únicos e afetivos

Festivais pelo país

Apesar de só produzir em seu ateliê e laboratório, porque a resina é uma substancia tóxica e que exige o uso de luvas e máscaras, as peças, depois de prontas, viajam por todo Brasil e marcam presença em exposições nos festivais de músicas. Algumas pessoas já conhecem o trabalho da artista pelas redes sociais e levam para ela coisas que gostariam que se transformassem na sua arte, assim, o estoque de material é renovado constantemente.

Outro fato relevante que faz a artesã estar sempre em contato com seu público é que seu namorado é músico e toca nestes festivais. 

É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência

Lorraynne

Ele, que é conhecido como Dj Hórus no meio musical, se chama Marcos Vinicios, e é um dos maiores incentivadores de sua amada. “Já viajamos por outros Estados do país, como Goiás, Mato Grosso do Sul, muitas cidades de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia – todas elas, realizou também as coletas”, frisou.

Mundo místico e peças de proteção

Boa parte dos clientes são místicos e acreditam no poder de proteção das peças, além dos significados singulares que cada um possa carregar. Por isso, ela também trabalha com pingentes ou outras peças que levam pimentas e folhas de arruda. 

Os valores variam muito de acordo com a dificuldade de coleta ou raridade da peça, mas existem marcadores de livros, pingentes e anéis a partir de R$ 20 e podem chegar, em média, até R$ 80. Quem quiser, também pode fazer encomendas, entre os produtos estão marcadores de livros, colares, pingentes, brincos, anéis reguláveis e de resina, quadros e outras peças de decoração. 

Galeria: Arte mística e consciente

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ayuka | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 12h11
    0
    0

    Belo trabalho! À redação, atentem-se à grafia de libélula nas legendas das imagens (tanto no corpo do texto quanto na anexa no final da matéria).

  • Andreia Oliveira dos Reis | Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2020, 16h31
    0
    0

    Parabéns pelo lindo trabalho ♥️

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.