Arte e Cultura

Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 11h:40 | Atualizado: 11/01/2020, 12h:31

Arte mística e afetiva usa pelo de gato, dente, asas e outras excentricidades

Kamila Amorim

Lorraynne faz com afeto e cada peça é única com um significado especial para cada cliente

Lorraynne faz com afeto, cada peça é única e com um significado especial para cada cliente que a encomenda 

Observar a natureza nos seus detalhes, não apenas no colorido vivo e estonteante, mas também na seca ou quando não há mais vida, em tons de outono – sempre foi uma das manias mais bonitas de Lorraynne Alves, 27 anos, artesã e apreciadora da fauna e flora.

Fazer a “cura” e conservar, por muito mais tempo, algo que tem significado afetivo para alguém é muito mais do que fazer artesanato, mas se sensibilizar com a história de outrem. Em entrevista ao , a jovem conta que tudo começou de forma muito intuitiva e bastante natural. Primeiro porque ela amava aprender sobre arte e iniciou os estudos há mais ou menos dois anos, até que um ano atrás resolveu comercializar suas peças na loja virtual que montou através do instagram Lophophora.

Em resina, após colocar para secar flores, ervas de proteção e até alguns animais como borboletas, libélulas e até escorpiões, pelo de gato que já faleceu para tutora, dente de leite de criança que o pai guardou, Lorraynne passa pelo processo em seu laboratório que dura, ao todo, duas semanas. “Como o clima de Cuiabá é bastante quente, as peças não demoram muito no período de cura, que é a secagem. Quase todas as peças podem receber a aplicação da sua resina, que é em camadas, e após a aplicação trabalho nos moldes delineando a peça”, descreve.

 Ela revela que também não pratica caça, os animais que viram acessórios, chaveiros ou quadros, aparecem pelo seu caminho ou são doações de pessoa que já conhecem seu trabalho.  “É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência”, conta. 

Arquivo pessoal

Quadro feito de liberola foi encomenda especial e abriu série de criações criativas

Quadro feito de libelola foi encomenda especial e abriu série de criações de quadros e outros mimos únicos e afetivos

Festivais pelo país

Apesar de só produzir em seu ateliê e laboratório, porque a resina é uma substancia tóxica e que exige o uso de luvas e máscaras, as peças, depois de prontas, viajam por todo Brasil e marcam presença em exposições nos festivais de músicas. Algumas pessoas já conhecem o trabalho da artista pelas redes sociais e levam para ela coisas que gostariam que se transformassem na sua arte, assim, o estoque de material é renovado constantemente.

Outro fato relevante que faz a artesã estar sempre em contato com seu público é que seu namorado é músico e toca nestes festivais. 

É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência

Lorraynne

Ele, que é conhecido como Dj Hórus no meio musical, se chama Marcos Vinicios, e é um dos maiores incentivadores de sua amada. “Já viajamos por outros Estados do país, como Goiás, Mato Grosso do Sul, muitas cidades de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia – todas elas, realizou também as coletas”, frisou.

Mundo místico e peças de proteção

Boa parte dos clientes são místicos e acreditam no poder de proteção das peças, além dos significados singulares que cada um possa carregar. Por isso, ela também trabalha com pingentes ou outras peças que levam pimentas e folhas de arruda. 

Os valores variam muito de acordo com a dificuldade de coleta ou raridade da peça, mas existem marcadores de livros, pingentes e anéis a partir de R$ 20 e podem chegar, em média, até R$ 80. Quem quiser, também pode fazer encomendas, entre os produtos estão marcadores de livros, colares, pingentes, brincos, anéis reguláveis e de resina, quadros e outras peças de decoração. 

Galeria: Arte mística e consciente

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Ayuka | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 12h11
    0
    0

    Belo trabalho! À redação, atentem-se à grafia de libélula nas legendas das imagens (tanto no corpo do texto quanto na anexa no final da matéria).

  • Andreia Oliveira dos Reis | Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2020, 16h31
    0
    0

    Parabéns pelo lindo trabalho ♥️

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

O pulo de Elias do PSDB para o DEM

elias santos 400 curtinha   Elias Santos (foto), irmão do deputado Wilson, agiu como estrategista na construção de sua pré-candidatura a vereador por Cuiabá. Concluiu que teria mais dificuldades de obter êxito nas urnas no PSDB porque os dois vereadores tucanos que vão à...

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.