Arte e Cultura
Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 11h:40 | Atualizado: 11/01/2020, 12h:31
Arte mística e afetiva usa pelo de gato, dente, asas e outras excentricidades
Mirella Duarte
Kamila Amorim

Lorraynne faz com afeto, cada peça é única e com um significado especial para cada cliente que a encomenda
Observar a natureza nos seus detalhes, não apenas no colorido vivo e estonteante, mas também na seca ou quando não há mais vida, em tons de outono – sempre foi uma das manias mais bonitas de Lorraynne Alves, 27 anos, artesã e apreciadora da fauna e flora.
Fazer a “cura” e conservar, por muito mais tempo, algo que tem significado afetivo para alguém é muito mais do que fazer artesanato, mas se sensibilizar com a história de outrem. Em entrevista ao , a jovem conta que tudo começou de forma muito intuitiva e bastante natural. Primeiro porque ela amava aprender sobre arte e iniciou os estudos há mais ou menos dois anos, até que um ano atrás resolveu comercializar suas peças na loja virtual que montou através do instagram Lophophora.
Em resina, após colocar para secar flores, ervas de proteção e até alguns animais como borboletas, libélulas e até escorpiões, pelo de gato que já faleceu para tutora, dente de leite de criança que o pai guardou, Lorraynne passa pelo processo em seu laboratório que dura, ao todo, duas semanas. “Como o clima de Cuiabá é bastante quente, as peças não demoram muito no período de cura, que é a secagem. Quase todas as peças podem receber a aplicação da sua resina, que é em camadas, e após a aplicação trabalho nos moldes delineando a peça”, descreve.
Ela revela que também não pratica caça, os animais que viram acessórios, chaveiros ou quadros, aparecem pelo seu caminho ou são doações de pessoa que já conhecem seu trabalho. “É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência”, conta.
Arquivo pessoal

Quadro feito de libelola foi encomenda especial e abriu série de criações de quadros e outros mimos únicos e afetivos
Festivais pelo país
Apesar de só produzir em seu ateliê e laboratório, porque a resina é uma substancia tóxica e que exige o uso de luvas e máscaras, as peças, depois de prontas, viajam por todo Brasil e marcam presença em exposições nos festivais de músicas. Algumas pessoas já conhecem o trabalho da artista pelas redes sociais e levam para ela coisas que gostariam que se transformassem na sua arte, assim, o estoque de material é renovado constantemente.
Outro fato relevante que faz a artesã estar sempre em contato com seu público é que seu namorado é músico e toca nestes festivais.
“É importante que as pessoas não matem os animais. Além de tudo, quando me trazem as peças, sempre pergunto qual a procedência”
LorraynneEle, que é conhecido como Dj Hórus no meio musical, se chama Marcos Vinicios, e é um dos maiores incentivadores de sua amada. “Já viajamos por outros Estados do país, como Goiás, Mato Grosso do Sul, muitas cidades de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Bahia – todas elas, realizou também as coletas”, frisou.
Mundo místico e peças de proteção
Boa parte dos clientes são místicos e acreditam no poder de proteção das peças, além dos significados singulares que cada um possa carregar. Por isso, ela também trabalha com pingentes ou outras peças que levam pimentas e folhas de arruda.
Os valores variam muito de acordo com a dificuldade de coleta ou raridade da peça, mas existem marcadores de livros, pingentes e anéis a partir de R$ 20 e podem chegar, em média, até R$ 80. Quem quiser, também pode fazer encomendas, entre os produtos estão marcadores de livros, colares, pingentes, brincos, anéis reguláveis e de resina, quadros e outras peças de decoração.
Galeria: Arte mística e consciente
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
Ayuka | Terça-Feira, 14 de Janeiro de 2020, 12h1100
Belo trabalho! À redação, atentem-se à grafia de libélula nas legendas das imagens (tanto no corpo do texto quanto na anexa no final da matéria).
-
Andreia Oliveira dos Reis | Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2020, 16h3100
Parabéns pelo lindo trabalho ♥️
Confira também:
- Março de 2020
-
Fim de semana / Arte e Cultura
Livro de servidora quebra tabus e fala sobre maternidade sem romance - fotos
-
Fim de semana / Arte e Cultura
Jovem abandona sala de aula e lança marca de camisetas com cuiabanês
-
Fim de semana / Arte e Cultura
Mulher faz defesa das minorias, com arte e hip hop na periferia na Capital - fotos
- Fevereiro de 2020
-
Fim de semana / Arte e Cultura / MÚSICA E POESIA
Depois de morar na rua, usar drogas e ter depressão, vida de rapper tem reviravolta
-
Fim de semana / Arte e Cultura
Carnaval chegando: veja quais são as 5 melhores cidades de MT para curtir a folia