Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Sexta-feira, 04 de Março de 2022, 17:22 - A | A

Sexta-feira, 04 de Março de 2022, 17h:22 - A | A

TRUST INTERNACIONAL

App desenvolvido em Cuiabá sofre "boicote" das gigantes Apple e Google

Empresas não cumprem lei, ignoram Procon e aplicativo brasileiro deixa de ser publicado

Da redação

 

reprodução

google e apple justi�a

App Bemdito, desenvolvido por empresa com sede em Cuiabá, briga na Justiça contra boicote sofrido em lojas virtuais das gigantes do Vale do Silício

Os criadores do aplicativo Bemdito continuam a saga legal contra o “Trust Internacional”, administrado pelas Big Techs – Apple e Google. Isso implica diretamente no impedimento da publicação do aplicativo brasileiro nas lojas virtuais.

A desenvolvedora do Bemdito, com sede em Cuiabá (MT), não é a única vítima das Big Techs, já que elas estão na mira da justiça em todo o mundo. Entre os países que puniram a prática considerada fora da lei estão: Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Coreia do Sul, Holanda e Japão. Entre as empresas vítimas estão a Epic Games e FlickType Keyboard.

O motivo é que tal prática caracteriza o “duopólio”, exercido pelas duas gigantes do Vale do Silício. Isso devido ao domínio sobre os seus ecossistemas mobile iOS e Android, o que leva os países e empresas a adotarem tal medida legal.

Segundo a especialista em negócios e inovações Kassia Masson, “ecossistema mobile é o conjunto de portais (gateways), pelos quais os consumidores encontram aparelhos, variedade de produtos, conteúdos e serviços. Como aplicativos, músicas, streaming de vídeo, compras e serviços bancários”.

O fato recente que acendeu o sinal vermelho do Poder Judiciário brasileiro em relação às Big Techs, seus aplicativos, sistemas e plataformas foi o Telegram. O plicativo tem ignorando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Federal (MPF). Também o corre o mesmo até com o Supremo Tribunal Federal (STF), ja´que estão atuando com foco no combate as “Fake News”.

Ambos os sistemas de Justiça Brasileiro têm como objetivo evitar um tsunami de desinformação e atentado à democracia nas eleições de 2022.

Membros do STF, TSE, MPF já manifestaram, inclusive, que o Telegram pode vir a ser alvo de medidas judiciais em curto prazo, suspensão temporária e, em último caso, banido por não cumprir a legislação brasileira.

A longa série judicial da desenvolvedora brasileira começou em setembro de 2021. O motivo foi o fato de após quatro anos ter enviado o Bemdito e não ter tido, durante este período, a publicação do aplicativo desenvolvido nos “Programas de Subvenção econômica à pesquisa, desenvolvimento e inovação Tecnova e Inovacred – MCTI/Finep/Fapemat/Basa”; nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, limitando as opções dos consumidores.

Isso, para os autores, demonstra que o mercado mobile atual é dominado pelas mãos de ferro das gigantes do Vale do Silício -Apple e Google. Fazendo então que elas controlem recursos e serviços tecnológicos exclusivos que retiram dos consumidores mundiais o direito de escolher como, onde obter e quais aplicativos de mensagens utilizar. Ou seja, prejudicando e limitando as opções dos consumidores brasileiros.

Reprodução

google e apple trust internacional bemdito

Lojas virtuais Apple e Google estariam limitando opções a consumidores brasileiros 

Tudo isso enquanto mantém os desenvolvedores em um único mercado que permite às Big Techs, a criação de uma Whitelist e de uma Blacklist de parceiros.

A desenvolvedora Fidelity Mobile e os autores do Bemdito querem, por meio do processo distribuído no Judiciário de Mato Grosso, reparação pelos danos “milionários causados pela Apple e Google”.

Outra medida que desejam, junto ao Poder Judiciário, por questões superiores ligadas à “Independência Tecnológica”, “Soberania Nacional”, é queseja concedida permissão para publicação do aplicativo Bemdito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Isso com todos os recursos e serviços que estão liberados e disponíveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Por exemplo, para os aplicativos estrangeiros (WhatsApp, Telegram, Wechat e App Zoom).

Com a intenção de a Justiça entender as práticas ilegais e os prejuízos causados à empresa, os consumidores terão o direito garantido de optar por quais aplicativos preferem obter.

E com sentença favorável ao Bemdito o judiciário seguiria a tendência de decisões tomadas em outros países. Além de garantir as leis brasileiras que reconhecem como ilegais as condutas anticompetitivas.

Práticas essas que afetam “a ordem econômica, liberdade de iniciativa, livre concorrência, função social da propriedade, defesa dos consumidores e repressão ao abuso do poder econômico, soberania, democracia e independência tecnológica do Brasil”.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Richard Gomez 07/03/2022

A Apple já está sendo multada novamente no valor de 5 milhões de Euros (totalizando 25 milhões de Euros - cerca de 144 milhões de reais), pela quinta vez consecutiva pela agência antitruste Holandesa. A Google e Apple continuam na mira da justiça em todo o mundo por "duopólio".

positivo
0
negativo
0

matheus fernandes 07/03/2022

entrei no site do bemdito é igual o zoom mettings, ai ja começa a desconfiança...

positivo
0
negativo
0

Paulo Gustavo Lima 06/03/2022

Parabéns a redação do RDNEWS pela matéria e pela coragem de denunciar. O aplicativo Bemdito amigo é um instant messenger (comunicador instantâneo), que permite chats com ligações de vídeo, áudio, arquivos texto; mas dizem os especialistas que tem funções superiores as do whatsapp do telegram por exemplo. Não to te entendendo o "amigo", há não ser que você ache que o Brasil tenha que ser 100% dependente dos estrangeiros. A china por exemplo tem o Wechat e não fica nas mãos desta turma.

positivo
0
negativo
0

Carlos Eduardo 06/03/2022

Parabenizar a redação do RDNEWS pela coragem de dar voz a Brasileiros que estão sofrendo por Concorrência Desleal que é crime tipificado e Lei. Sobre o que faz o aplicativo já foi dito “faz tudo que ó WhatsApp o Telegram faz, só que melhor e mais seguro. Reportagem não é propaganda.

positivo
0
negativo
1

César de Albuquerque Silva 06/03/2022

Com todo respeito à redação da RDNews, mas a reportagem deveria já no início dizer do que se trata o aplicativo, o que ele faz, para depois falar sobre o boicote. Ao final, deixa apenas à imaginação do leitor de que "deve ser" um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. É apenas uma sugestão, mas fica aqui o desejo de ter artigos mais claros, pois há muitos leitores que não entendem de tecnologia. Grato pela atenção

positivo
1
negativo
1

Diane Souza Freitas 06/03/2022

Google e Apple não cumprem lei e aplicativo de MT não é publicado. Aplicativo Bemdito, com mais recursos que WhatsApp e Telegram, é vítima de Trust das lojas virtuais

positivo
0
negativo
2

Eduardo Gomes Oliveira 06/03/2022

o Bemdito tem recursos superiores ao WhatsApp e Telegram e por isso sofreu o Truste. Como consumidor eu quero usar tenho meu direito de escolha. O judiciário os órgãos de fiscalização e controle PROCON MPF PF MP CADE tem que agir é um projeto de inovação que envolve MCTI FINEP FAPEMAT não pode ficar barato para Apple e para Google, que estão sendo processadas por vários países e empresas mundo a fora pela prática desleal.

positivo
0
negativo
0

Nina Baudo 05/03/2022

Não sei que notícia cê ta lendo, mas ta na cara que o Bemdito é um app de mensagens que faz chats de vídeo de áudio e que está sofrendo concorrência desleal, que é uma forma das Big Techs barrarem inovações.

positivo
0
negativo
0

Gabriel Henrique 05/03/2022

O Bemdito não vende os nossos dados como os outros aplicativos de mensagem e as funções de ligação de vídeo e áudio sāo mais seguras que dos outros aplicativos que utilizamos.

positivo
1
negativo
1

Wagner 05/03/2022

São os EE.UU no controle da " bendita democracia" prá eles . Dominam com mão de ferro , usam as Sanções . ditam normas , e censuram através dos Algorítimos o que se pode falar , ouvir e ver . Vemos isso agora nesta guerra , onde quem sair fora do script , é censurado . O hino é ; Fora Rússia - Pútin Diabo - Zelensk de palhaço a Herói em menos de 4horas !!! As Big Techs em ação , pois a Internet foi criada para nos controlar , e não para diversão .

positivo
1
negativo
0

Felipe Matheus 05/03/2022

o Bemdito faz o mesmo que o Telegram e que Whatsapp faz só que melhor e por isso sofreu o boicote.

positivo
0
negativo
0

Maria Eduarda 05/03/2022

Lendo as notícias sobre o Bemdito que achei na internet, fica claro que é uma inovação Brasileira superior aos aplicativos existentes hoje, muito mais seguro que o whatsapp e outros. Além de ligações de vídeo, aúdio e texto, tem até tradução em 52 idiomas em tempo real.

positivo
0
negativo
0

João Pedro 05/03/2022

Pelo que entendi o Bemdito que foi barrado no baile pela "Apple Store e Google Play" tem funções iguais e superiores as do whatsapp, telegram e wechat. Estão falando de uma tecnologia rara cujos donos ficam nos EUA, Dubai, China.

positivo
0
negativo
0

Marcos Valentin 05/03/2022

Marcelo, esse tal aplicativo é uma inutilidade. Parabéns ao Google e aple. Correia corrige brasileiro.

positivo
0
negativo
0

Marcelo castro 05/03/2022

Só uma coisa q a reportagem não explicou: o que é e o que faz esse “bendito” aplicativo ??? Ajudai aí vai …

positivo
0
negativo
0

Ana Maria 04/03/2022

Um absurdo as gigantes Apple e da Google fazerem isso uma empresa aqui da nossa terra. As autoridades devem ajudar na publicação do App, multar estas Big Techs e dar dignidade a empresa e aos desenvolvedores da tecnologia.

positivo
0
negativo
0

Ana Maria 04/03/2022

Um absurdo as gigantes Apple e da Google fazerem isso uma empresa aqui da nossa terra. As autoridades devem ajudar na publicação do App, multar estas Big Techs e dar dignidade a empresa e aos desenvolvedores da tecnologia.

positivo
0
negativo
0

17 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br