Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Segunda-feira, 02 de Março de 2026, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 02 de Março de 2026, 19h:15 - A | A

"DEVIDAMENTE DECLARADO"

Desembargador afastado do TJMT nega irregularidades em movimentações bancárias

Dirceu dos Santos foi afastado do cargo por determinação do CNJ, por suspeita de venda de sentenças

Gabriel Rodrigues e Patrícia Sanches

O desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT), Dirceu dos Santos, afastado do cargo nesta segunda-feira (2) pelo Conselho Nacional de Justiça sob suspeita de venda de sentenças, negou a existência de qualquer irregularidade em suas movimentações bancárias, mesmo após o órgão fiscalizador apontar variação patrimonial em patamar incompatível com o salário que recebe. Em cinco anos, ele movimentou cerca de R$ 15 milhões.

Reprodução

Desembargador Dirceu dos Santos

Lotado na Terceira Câmara de Direito Privado do TJMT, ele foi alvo de busca e apreensão, baseado na quebra dos sigilos bancário e fiscal. Somente em 2023, entre o incremento patrimonial e seus rendimentos licitamente auferidos, alcançou o patamar de R$ 1,9 milhão de diferença. Por meio de nota, alegou que preza pela transparência e que todos seus rendimentos constam na declaração do Imposto de Renda.

Além disso, reiterou que está à disposição do CNJ e demais autoridades para melhor apuração dos fatos. Ele foi afastado das funções e o presidente do tribunal convocou o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior para ocupar a cadeira de Dirceu na Terceira Câmara de Direito Privado. Com a investigação sobre Dirceu, o TJMT chega ao terceiro desembargador investigado por venda de sentença nos últimos 2 anos. 

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

"O desembargador Dirceu dos Santos informa que está colaborando integralmente com a atuação da equipe da Corregedoria Nacional de Justiça, que esteve em seu gabinete e que se coloca à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos necessários.

O magistrado destaca que eventuais valores mencionados ou analisados pelas instituições correspondem a rendimentos devidamente declarados no seu Imposto de Renda, o que demonstra transparência e absoluta regularidade em sua conduta. Reitera, por fim, sua confiança nas instituições e no pleno esclarecimento dos fatos."

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Manoel Vasque 03/03/2026

E desembargador até o Fernandinho Beira mar alegava que os bens dele era tudo declarado no Imposto de Renda.Arruma outra desculpa está não cola.Nem o maior Empresário do MT ano passado conseguiu levantar uns 2.000.000 na conta e para vocês do Judiciário dinheiro cai do céu só pode ser...

positivo
0
negativo
0

1 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br