A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga os atos golpistas ocorridos nos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília, apresentou, nesta terça-feira (17), o relatório final com os nomes dos indiciados por participarem dos atos antidemocráticos. Entre eles está o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e de três de Mato Grosso: o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan; o sojicultor e vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber; Humberto Falcão, produtor rural de Primavera do Leste; e o morador de Comodoro; Alan Diego dos Santos.
Arte: Rodinei Crescêncio
Antônio Galvan, Alan Diego dos Santos e Lucas Costa Beber, todos de Mato Grosso, são indicados juntamente com ex-presidente Jair Bolsonaro
Antônio Galvan e Lucas Costa Beber são apontados pelo CPMI como financiadores de atos golpistas. Já Alan Diego foi condenado por tentar explodir uma bomba, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília, nas vésperas do Natal de 2022.
O relatório de mais de 900 páginas foi lido pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Segundo ela, Bolsonaro foi “o verdadeiro autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições” e “responsável direto, o mentor moral, por grande parte – senão todos – dos ataques perpetrados a todas as figuras republicanas que impusessem qualquer tipo de empecilho à sua empreitada golpista”.
No relatório, a comissão pede o indiciamento do ex-presidente por associação criminosa; violência política; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; e golpe de Estado. Segundo a parlamentar, o ex-presidente, apesar de estar fora do Brasil na época, foi o “verdadeiro autor” dos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por militantes.
O parecer de Eliziane será encaminhado para votação do colegiado na quarta-feira (18). A expectativa é que o relatório seja aprovado, tendo em vista que a maior parte dos integrantes da CPMI é da base do Governo do presidente da República Lula (PT). A oposição, porém, pretende apresentar dois relatórios paralelos, que também serão votados na quarta.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







jose carlos 18/10/2023
sro. eleitor, vem com essa conversa fiada de vacina ja foi explicado, mas a mente de idiotas como voce, nào entende, como de varios ignorantes que postam opinioes aqui. o mundo precisa de paz, vamos parar de brigas, de difamaçao, esta ai, todo lugar que vai tem discuçoes ruins.
carlos 18/10/2023
lula recebeu 5 dias antes de começar a guerra representante do hamas, deu 25milhoes ao hamas, emprestou dinheiro a bolivia, é amigo de ditador sendo que lula se diz democratico, deficit nas contas do governo ja ultrapaça bilhoes. se tiver provas é verdade.
marcos venceslau 18/10/2023
vamos ver se vai ter provas, pq é facil dizer que lula é ladrao criminoso, é facil falar que bolsonaro é miliciano, golpista, se nào apresentar provas..fica só no disq, essa é minha opiniao.
Eleitor 18/10/2023
PEDIR O INDICIAMENTO DO BOZO É O MINIMO PORQUE DEVERIA TER PEDIDO A PRISÃO DESSE SUJEITO QUE SÓ ATACADOU A DEMOCRACIA E PROPICIOU A MORTE DE MILHARES DE BRASILEIRO PELA FALTA DE VACINA CONTRA A COVID E PELA NEGAÇÃO Á DOENÇA. SÓ PESSOAS DESUMANAS AINDA ESTAO COM ESSE CIDADÃO QUE A POLICIA FEDERAL ESTA DEMOSTRANDO QUE É UM LADRÃO DE JOIAS DA REPUBLICA E GOLPISTA. BOZO A CADEIA É SEU LUGAR EM BREVE.
Elifas jose ribeiro 18/10/2023
ESSE ZÉ DA JUQUIRA ALEM DE PETISTA AINDA É DEDO DURO..... HUUUMMMM AH SUPRESA NENHUMA
Arnaldo 17/10/2023
Cala a boca, Elifas! Você é imbecil demais! Vai defecar tua diarreia mental no meio dos teus comparsas. Será que você é capaz de fazer um comentário sequer sem ofender o PT? Este teu ódio é injustificado, você está cavando tua própria cova cada vez mais funda. Já levou tanta invertida e não aprende nunca? Prova de que você realmente é escória da humanidade.
Zé da juquira 17/10/2023
Mais só 3 de MT ? Ali em Sorriso , Sinop, Lucas ,tem gaucho empresário que participou de ataques nas BR ,tacou fogo em caminhão ,tranco estradas , esses cara não vão pagar por isso ? XANDAO , presta atenção , vem aqui em MT , busca esses caras , eles acham que por ter dinheiro ,podem tudo , fumo neles xandaooooo.
Elifas jose ribeiro 17/10/2023
OS PETISTAS QUE ACREDITA NESSE COMENTARISTAS DAQUI "RELATÓRIO" SÃO MAIS SAFADOS DO QUE QUEM FEÊZ ESSE RELATÓRIO KKKKKKKKKK VAI SER IGUAL AO RELATÓRIO DA COVID KKKKKKKKKKKK
Marcio 17/10/2023
O gado bozolóide continua firme acreditando nas redes sociais da extrema direita, uma lástima que pessoas conhecidas se deixam levar pelo ódio e pela desonra de bolsonaro.
Armindo 17/10/2023
flor de lis de souza, que caganeira é essa? O capim mofado te deu congestão? Então, por favor, vai defecar tua merda no meio dos teus amigos milicianos, golpistas, terrorristas.... Falando nisso, você deveria procurar teu pai para uma conversinha sobre a fraquejada. Ele poderá explicar se você nasceu acéfala ou se ficou acéfala depois de comer capim mofado.
flor de Lis de souza 17/10/2023
Cadê a condenação do Gdias que armou a invasão dos três poderes junto com o PT.
Jefferson 17/10/2023
Ta faltando patriotário nessa lista
ronaldo 17/10/2023
Os caras na internet e what sao fera, valente etc... Quando vão depor na CPI, chora igual criança. Fechados com Bozo, na papuda
alex r 17/10/2023
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
14 comentários