LEGADO DE PEDRO

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 07h:15 | Atualizado: 16/05/2014, 11h:49

Casaldáliga publica 25 livros e cartas; vida de bispo emérito se torna filme


Enviada especial a São Félix do Araguaia

Camila Cervantes

poema_casaldaliga

Pedro Casaldáliga, em poema, traduz seu amor pelo Araguaia e fala sobre as lutas pelos menos favorecidos, especialmente os índios, os migrantes, os peões 

Neste quase 50  anos em que está no Brasil, o missionário Catalão, Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, escreveu exaustivamente acerca dos conflitos entre não índios e índios; posseiros e grandes fazendeiros. Como o próprio sacerdote gosta de dizer, os livros, cartas e outros documentos redigidos na Prelazia da cidade foram a principal arma contra a ditadura e os latifundiários, salvando, muitas vezes a sua vida, já que ele recebe ameaças de morte até hoje.

Foi por meio dos 25 livros, poemas, e dezenas de cartas circulares também que o mundo conheceu a história do local e acompanhou os constantes conflitos numa das regiões do país mais enigmática e pragmática.

Casaldáliga destaca dois livros, como os que considera principais: Eu creio na Justiça e na Esperança; e Na procura do Reino. Todos esses documentos e fotos, de forma estratégica, passaram a ser arquivados na própria Prelazia e, posteriormente, ajudaram na confecção de cerca de 80 dissertações e teses de mestrados e doutorados, respectivamente sobre a Prelazia, teologia e a vida de Pedro. Os documentos são bastante organizados com fotos, cartas, livros, vídeos, poemas, entre outras coisas. Eles, inclusive, estão sendo digitalizados.

Tanta atuação nas causas sociais lhe renderam crítica, mas também homenagens, como uma música feita por Antônio Miranda e cantada por Branco Barros.

Filme

A vida e obra de Pedro Casáldáliga, inclusive, se tornou filme e deve estrear no país ainda neste ano, por meio da TV Brasil. Conforme o padre Paulo, que acompanha Casaldáliga desde 2010, neste momento é finalizado o processo de confecção das legendas e dublagem. O filme já foi lançado na Espanha.

Praticamente toda a produção foi gravada em São Félix do Araguaia. Assim, apenas a parte que fala sobre o conflito com o Vaticano, quando Casáldaliga foi convocado por João Paulo II, foi feita em Barcelona.

No Brasil foram 3 meses de gravação, sendo que o ator Catalão Eduard Fernandez interpreta Casaldáliga passou vários dias na casa do bispo para conseguir dar “vida” ao personagem no filme. O orçamento da produção foi de 3,5 milhões de euros e ela contou como roteirista o premiado de "Central do Brasil", Marcos Bernstein, e com a participação da Televisão Espanhola, da catalã TV3 e da TV Brasil.

Casaldáliga pondera que pediu que, no filme, ficasse claro que o trabalho realizado no local era feito por toda uma comunidade, mas que ele acabava aparecendo por ser o bispo.

Galeria de Fotos

Credito: Livros escritos por Casaldáliga - Foto: Davi Valle
Credito: Livros escritos por Casaldáliga - Foto: Davi Valle
Credito: Acervo de livros, fotos, poemas da Prelazia - Foto
Credito: Acervo de livros, fotos, poemas da Prelazia - Foto
Credito: Acervo de livros, fotos, poemas da Prelazia - Foto
Credito: Acervo de livros, fotos, poemas da Prelazia - Foto
Credito: Acervo de livros, fotos, poemas da Prelazia - Foto

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Clarissa | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 10h54
    0
    0

    PARABÉNS, RD NEWS, pela excelente reportagem. A matéria demonstra a importância de termos cidadão com este nível de cidadania como exemplo a ser seguido por aqueles que tem um ideal de um mundo melhor para todos.

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.