LEGADO DE PEDRO

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 07h:15 | Atualizado: 16/05/2014, 10h:41

Casaldáliga vive em casa simples, cercado de "símbolos e de relíquias"


Enviada especial a São Félix do Araguaia

Montagens-casaldaliga-sao-felix

Pedro Casaldáliga mora numa casa simples, mas com símbolos de sua luta como uma canoa indígena que abriga um chapéu nordestino

Um dos percussores da teologia da libertação, voltada à causa dos pobres e índios, Dom Pedro Casaldáliga faz questão de levar uma vida simples em uma casa sem luxos, tanto que recebeu a equipe do Rdnews utilizando o conhecido chinelo havaianas, que se tornou um simbolo da simplicidade do líder religioso.

Todos os cômodos são repletos de simbologia com fotos de mártires da igreja Católica como a de Dom Oscar Romero, arcebispo da arquidiocese de San Salvador, Capital de El Salvador, que foi morto na década de 1980, com um tiro, enquanto celebrava a Eucaristia na capela do hospital Divina Providência, além de livros e de itens religiosos.

A varanda da casa é como um espécie de museu sobre a história da vida de Pedro Casaldáliga e das pessoas que ajudaram a construir a história de luta do bispo, como da Irmãnzinha de Jesus Genoveva (da fraternidade de Foucauld), que chegou ao local ainda na década de 50. Há ainda uma canoa com itens que simbolizam a luta dele pelos índios, retirantes nordestinos e peões (ver foto).

 No fundo de sua casa, embaixo de uma mangueira, há uma capela em que o bispo emérito faz suas orações, a primeira do dia às 7h30, pouco antes de começar a atender as pessoas que o procuram, por volta das 8h. Ela foi construída com base no projeto de Cerezo Barredo, ao lado da primeira que era de pau a pique.

Dentro do santuário há algumas relíquias como o pedaço da túnica que Dom Oscar Romero usava quando foi assassinado. Assim como Casaldáliga, Romero se dedicou as causas dos pobres e, por isso, acabou assassinado. Há ainda um pedaço do crânio do padre jesuíta Ignacio Ellacuría, também morto na Capital salvadorenha, e o projétil que o matou. Tudo fica guardado dentro de uma caixa que fica no altar da Capela.

É possível observar ainda o mapa da África talhado em uma madeira. Acontece que Pedro é apaixonado por esse continente. Em princípio achou que iria ser missionário em alguma cidade africana, mas, depois, veio para a América Latina. Outra curiosidade acerca da capela é que seu formato arquitetônico nos dá a sensação de que duas mãos abraçam o local, a ideia é que provoquem a sensação de que seja as mãos de Deus, que acolhem e protegem.

Há ainda a imagem de Nossa Senhora do Araguaia para quem Casaldáliga fez um poema (ver foto).

Rotina

Apesar da saúde bastante debilitada por causa do Parkinson, Casáldáliga ainda é bastante ativo. Faz questão de ler e responder correspondências, com a ajuda do Padre Paulinho. Às 7h30 faz sua oração, entre 8h e 10h atende pessoas, descansa, almoça e volta a trabalhar das 14h às 16h. Depois é o momento de ler livros e jornais, para se manter atualizado. No cardápio  estão literaturas de teologia, política, jornais e revistas. 

Davi Valle

montagens-pedro

Padre Paulo explica ao Rdnews detalhes das relíquias e símbolos da capela de Dom Pedro Casaldáliga, como o pedaço da túnica do mártir Dom Oscar Romero

Galeria de Fotos

Credito: Relíquias do altar: pedaço de túnica e crânio. Fot
Credito: Casa de Casaldáliga. Foto: Davi Valle
Credito: Casa de Casaldáliga. Foto: Davi Valle
Credito: Casa de Casaldáliga. Foto: Davi Valle
Credito: Casa de Casaldáliga. Foto: Davi Valle
Credito: Local onde foi construída 1ª Capela - Foto: Davi V
Credito: Nossa Senhora do Araguaia. Foto: Davi Valle
Credito: Paredes de capela parecem duas mãos. Foto: Davi Va
Credito: Canoa com chapéu nordestino simboliza lutas. Foto:
Credito: Poema feito por Casaldáliga para santa do Araguaia

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Eliberto Cuiaba/MT | Sábado, 17 de Maio de 2014, 01h00
    1
    0

    Tive a oportunidade de visitar a casa do bispo em São Félix do Araguaia e pude constatar a simplicidade em que ele vive.

  • Epaminondas Castro | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 18h36
    2
    0

    Enfim, uma boa matéria.... O Bispo Casaldáliga por si só é um excelente conteúdo......Grande defensor dos menos favorecidos...............Parabens RDNews!!!

  • claudio scalon | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 15h51
    0
    0

    "Eis um homem que uniu coerentemente, sua formação teológica, seu discurso e sua pratica de vida. Pena em que ele não seja amplamente reconhecido. Não te trata de vaidade e, sim apenas destacar seu tributo à humanidade, onde não titubeou em tomar partido em favor dos explorados pelo rolo compressor do capitalismo. Casaldáliga, nos ensina com sua vida, que a contradição, mesmo numa secular e conservadora instituição como a Igreja, é possível. Parabéns pela matéria e pelo destaque...contemos pois nuances de sua luta! Assim penso, que haveremos de registrar a memoria de luta deste timoneiro do serão, recontando como em Mato Grosso, o latifundiário e o agronegócio insistem em exterminar a vida, em todos os sentidos, em nome do progresso e do (des) envolvimento.

  • claudiomiro-Glória D'Oeste | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 13h56
    1
    0

    Parabéns pela reportagem rdnews, enfim algo que não seja política ou copa.

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.